API de Integração ou Webhook, qual é melhor?
Quais as diferenças da API de Integração e do webhook e como podem revolucionar a maneira como as empresas lidam com documentos digitais.
A procuração eletrônica é mais uma ferramenta digital que otimiza o trabalho nas empresas. Por envolver diferentes serviços online, reduz muitos trâmites burocráticos que costumam causar transtornos e demora na rotina corporativa. Na forma eletrônica, a procuração dispensa o reconhecimento de firma e, no caso de extravio, pode ser replicada.
A finalidade de uma procuração é basicamente designar outra pessoa, de confiança do outorgante, como representante dele. Ou seja, com liberdade para agir em seu nome nos limites definidos no documento.
A procuração online é mais um exemplo da tendência empresarial da digitalização de documentos. Veja agora o passo a passo para fazer uma procuração eletrônica!
A pessoa interessada, chamada “outorgante”, deve entrar no site da Receita Federal do Brasil (RFB), na área “Senhas e Procurações”, selecionar o tipo de serviço almejado e gerar o documento. O documento deve ser impresso e assinado diante de um servidor da Receita Federal ou receber firma, com reconhecimento em cartório.
A procuração será entregue no período máximo de 30 dias, acompanhada das cópias autenticadas da RG do outorgante e do outorgado para conferência e validação no sistema. Depois de solicitada e autorizada pela Receita, o outorgado receberá um Certificado Digital para acessar online os itens disponibilizados pelo outorgante.
Com o auxílio desse serviço, o contribuinte pode delegar a terceiros a oportunidade de usar determinados serviços eletrônicos da Receita Federal, desde que tenha Certificado Digital e depois de se estabelecer uma procuração eletrônica.
Nessa situação, tanto o outorgante como o outorgado precisam de Certificado Digital. No primeiro caso (procuração na Receita Federal), somente o outorgado necessita desse documento.
O processo é bem simples para quem já está habituado a navegar na internet:
Caso tenha cadastrado algum serviço errado ou trocado de procurador, tem solução. É possível cancelar a procuração eletrônica com Certificado Digital. Basta seguir os passos abaixo:
Para fazer uma consulta às procurações cadastradas, os passos a seguir são:
A procuração tem validade de 5 anos, contando desde a data de sua emissão — a não ser que o outorgante defina um prazo de validade diferente, que só pode ser inferior ao período legal, nunca superior. Vale lembrar ainda que o procurador não tem o direito de transferir os poderes que lhe foram outorgados a um terceiro (substabelecimento).
A procuração eletrônica torna o dia a dia de todas as pessoas mais fácil, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas. O outorgado pode efetuar tarefas como a assinatura de documentos, o fechamento de negócios, a efetivação de contratações, a representação perante órgãos públicos, entre outras.
Abaixo separamos algumas vantagens da procuração eletrônica:
A procuração eletrônica é uma ótima opção para agilizar processos corporativos e melhorar o gerenciamento de documentos. Em franquias de digitalização de documentos, você pode recorrer a esse recurso para delegar a outros profissionais certas atividades, sem a necessidade de ficar condicionado à procuração impressa. Toda a sua documentação ficará arquivada na nuvem, com segurança e fácil acessibilidade.
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