GED e Serviços

Veja como acompanhar a transformação digital nas empresas!

O simples uso de tecnologia já não é o suficiente nas empresas.
Arquivar
Postado em 7 de maio de 2020
diagrama conceitual de transformação digital nas empresas

O simples uso de tecnologia já não é o suficiente nas empresas. Dentro de um contexto com várias modificações, novidades e inovações, a transformação digital nas empresas tem se tornado uma exigência em termos de diferenciação dos negócios.

Esse novo cenário inclui a adoção de tecnologia de maneira estrutural, em busca de melhores resultados. Não se trata apenas de incorporar recursos automáticos e, sim, de utilizar os novos elementos com contexto, integração e valor agregado. Podemos dizer que é uma forma de incorporar as soluções digitais para alcançar objetivos.

Ao mesmo tempo, esse é um cenário complexo e que exige atenção para que seja possível atingir o desempenho esperado. A seguir, entenda melhor esses aspectos e saiba tudo sobre a transformação digital nas empresas!

Qual é o panorama para os negócios em termos de transformação digital?

Como está atrelado às características e aos objetivos organizacionais, a transformação digital é diferente para cada realidade. Há diversas soluções que podem ser escolhidas — e a idéia é que elas funcionem de maneira integrada.

Pense, por exemplo, na gestão de documentos. Até mesmo os governos têm se modernizado e há cada vez mais documentos e informações digitais. Por isso, é comum pensar na digitalização e na gestão eletrônica de documentos (GED).

Outra possibilidade envolve a automação de tarefas e a centralização de dados. Com o uso dos sistemas e das plataformas certas, é possível garantir bom desempenho nesse sentido. Tudo se torna ainda melhor quando a automação auxilia a gestão documental. Contar com uma alternativa de vários módulos, por exemplo, permite consolidar diversos objetivos.

Ao mesmo tempo, essa grande mudança não depende apenas das soluções utilizadas. É preciso pensar na maturidade digital do negócio, no preparo envolvido e em como os recursos digitais serão incorporados. O problema é que, no Brasil, somente os líderes de mercado se equiparam ao nível global.

7A estrutura organizacional com transformação digital, por exemplo, é alcançada em 90% das empresas líderes. No entanto, apenas 10% das demais acertam na prática. Ainda existe uma grande possibilidade de melhoria, que precisa ser aproveitada pelos negócios.

Quais os benefícios da transformação digital nas empresas?

computador com inteligência artificial como exemplo de transformação digital nas empresas

Implementar essa estratégia de transformação digital no cotidiano das empresas tem aspectos muito positivos e que impactam o sucesso. Desde que tudo seja colocado em prática corretamente, é possível ajudar o negócio a superar obstáculos ao entrar no ambiente digital.

A seguir, veja quais são os principais pontos positivos de investir na transformação digital nas empresas!

Aumento da produtividade

Como muitas tarefas repetitivas se tornam automáticas, há uma elevação no nível da produtividade. Inclusive, é uma forma de direcionar melhor o time e suas capacidades para o que agrega mais valor ao negócio. Também há uma diminuição nos erros e nos retrabalhos, o que otimiza o fluxo de trabalho.

Pense na gestão eletrônica de documentos. Com essa funcionalidade, as pessoas podem trabalhar com mais mobilidade, como no esquema de home office. Ao mesmo tempo, há total controle sobre o acesso de informações e backup para total disponibilidade. Com isso, tudo se torna mais ágil, dinâmico, flexível e produtivo.

Redução dos custos

Se a produtividade aumenta, é natural que ocorra uma diminuição geral nos custos. Há uma redução nos desperdícios e um aproveitamento melhor dos recursos. Como consequência, pode-se obter um nível maior de lucratividade, o que favorece o desenvolvimento do negócio.

Novamente pensando nos documentos digitais, essa é uma forma de diminuir os custos com segurança e até com armazenamento de itens físicos. Também há menos riscos de ocorrerem vazamentos ou descumprimento de regras, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Tudo isso reforça o controle financeiro e evita perdas.

Ampliação da qualidade

A transformação digital nas empresas afeta, positivamente, a execução de diversas atividades. Menos erros representam uma adequação melhor ao nível de qualidade, o que garante mais satisfação entre clientes internos e externos.

Investir nessa mudança, portanto, é fundamental para se destacar no mercado e se posicionar corretamente. Inclusive, é algo ajuda a elevar a competitividade. No entanto, convém entender que essa não é uma vantagem competitiva por si só. A cada dia que passa, a transformação se torna essencial para os negócios que tem visão de futuro e, portanto, não deve ser desconsiderada.

Como superar os desafios para implementar a transformação digital?

Apesar de extremamente benéfica, a transformação digital nas empresas impõe alguns obstáculos.

Como visto, há a questão da maturidade digital, o que envolve estrutura disponível, treinamento das equipes e visão estratégica de investimento. Também é preciso saber como usar os dados corretamente e, principalmente, entender em qual papel a tecnologia realmente consegue ajudar.

A boa notícia é que vencer esses desafios é possível — basta dar os passos certos. Na sequência, veja como superar essas e outras dificuldades, em busca dos melhores resultados.

Esteja preparado para as mudanças

É fundamental criar um ambiente dinâmico e flexível o bastante para acomodar as modificações. Muitas vezes, a transformação digital nas empresas requer outras soluções para se tornar ainda mais relevante, o que exige novas mudanças ao longo do caminho.

O negócio deve estar disposto a mudar conforme as necessidades, de maneira ágil e orientada a resultados. Então, um bom planejamento deve envolver alguns cenários nesse sentido.

Adapte à cultura da empresa

Outro jeito de vencer os desafios da transformação digital nas empresas é por meio da cultura organizacional. Ela deve ser compatível com as novas soluções e com as mudanças de paradigma quanto ao cotidiano.

É fundamental, por exemplo, priorizar a agilidade, a inovação e o uso de dados. A comunicação, a colaboração e o uso de evidências são outros aspectos que devem fazer parte do cotidiano digital.

Siga rumo ao digital do jeito certo

Além disso, é essencial dar o primeiro passo rumo às mudanças e incentivá-las da maneira adequada. Isso envolve pensar em novas formas de agir no negócio, por meio da adesão digital. Para que tudo seja bem-sucedido, é crucial escolher as soluções ideais.

Para que a transformação digital nas empresas seja eficiente é preciso contar com ferramentas robustas, dinâmicas e que atendam às necessidades. Um bom recurso de digitalização e gerenciamento de documentos digitais é um exemplo. Somente com as ferramentas certas é possível atingir o desempenho esperado.

Acompanhe os resultados

Por falar na performance, é indispensável ter atenção completa quanto aos números. A ideia envolve acompanhar os resultados, por meio de indicadores-chave de performance (KPI). Com os números, há como saber o que tem funcionado e o que precisa de adaptações.

Inclusive, isso tem tudo a ver com a mentalidade de tomar decisões com base em dados. Portanto, é fundamental incluir modos de medir a superação dos diversos obstáculos.

A transformação digital nas empresas é uma realidade, embora imponha alguns desafios. Com bom preparo e o uso das soluções corretas, entretanto, é possível driblar as dificuldades e consolidar uma boa performance.

Não guarde essas informações só para você. Compartilhe esse post nas suas redes sociais e espalhe o conhecimento!

Ligamos para você