Assinatura Eletrônica

Como otimizar a experiência do cliente em seguradoras

Como otimizar a experiência do cliente em seguradoras ArqSign Assinatura Digital Eletrônica
Marcelina Melo 27 set 2023

Na era digital, a experiência do usuário é a moeda mais valiosa para empresas de todos os nichos. Agora, mais do que nunca, as seguradoras estão reconhecendo a importância de proporcionar uma experiência excepcional aos seus clientes.

Afinal, em um mercado altamente competitivo, a satisfação do público não é apenas uma métrica, mas sim um diferencial determinante. No entanto, muitas organizações desse setor ainda enfrentam desafios quando se trata de otimizar a experiência do consumidor, e uma parte fundamental dessa equação envolve a agilidade e eficiência operacional.

É aqui que entra em cena a virtualização de processos. Por isso, vamos explorar como as seguradoras podem transformar sua abordagem ao implementar soluções eletrônicas em suas operações.

Leia e descubra como a tecnologia pode ser a chave para conquistar e manter clientes satisfeitos!

O cenário atual das seguradoras: rumo à transformação digital

Adaptação é a palavra de ordem para a sobrevivência no mercado presente, seja qual for o setor de atuação. Tradicionalmente, a indústria de seguros tem sido caracterizada por processos burocráticos e uma carga considerável de papelada, o que não é atrativo neste contexto atual de automação e imediatismo.

Não por acaso, as chamadas Insurtechs — startups do ramo de seguros — são a inovação que proporciona menos burocracia e mais flexibilidade. Isso se deve ao uso de soluções 100% tecnológicas. Hoje, esse modelo de negócio atua junto às seguradoras convencionais, que, por sua vez, notam a importância de abraçar a transformação digital.

Como resultado, o panorama do segmento de seguros está mudando rapidamente à medida que as empresas percebem a urgência de se adaptarem. O intuito é atender às crescentes demandas dos clientes e às expectativas cada vez maiores em relação à experiência do usuário.

Diante disso, adentrar de vez ao mundo digital é um dos desafios atuais que pairam sobre a indústria de seguros. A busca por soluções que substituam efetivamente os métodos tradicionais de trabalho é uma realidade, com o objetivo de implementação de abordagens mais ágeis e flexíveis.

Por que a experiência do cliente é fundamental nas seguradoras?

Manter o foco na experiência do cliente é primordial para garantir a construção de relacionamentos sólidos e a fidelização. Em um ramo altamente competitivo, a forma como sua empresa interage com o público pode fazer toda a diferença. Isso vai desde a compra de uma apólice até a liquidação de um sinistro, ou seja, a jornada de experiência do cliente.

Dedo indicador tocando um símbolo virtual de cadeado
Saiba como otimizar a experiência do cliente em seguradoras! (Foto: Freepik)

Afinal, consumidores satisfeitos são mais propensos a permanecerem fiéis a uma seguradora e recomendar seus serviços a outras pessoas. Além disso, oferecer um atendimento transparente e em conformidade com as regulamentações do setor aumenta a confiança do público nas seguradoras.

A digitalização pode otimizar a experiência do cliente nas seguradoras

Já é sabido que processos digitais são ferramentas que contribuem para o crescimento dos negócios, e com as seguradoras não seria diferente. Estamos falando de uma área que trabalha com pilhas e pilhas de papéis, especialmente contratos.

Com tanta informação, o gerenciamento se torna um desafio — aqui podemos pensar, inclusive, na gestão da experiência do cliente.

A boa notícia é que soluções tecnológicas diversas podem transformar esse cenário e proporcionar vantagens ao consumidor e à própria empresa.

A digitalização na indústria de seguros oferece benefícios como agilidade nos processos, acesso rápido a informações, redução de erros, experiência sem papel, maior segurança e conformidade, além da facilidade na assinatura eletrônica. Isso resulta em uma experiência mais eficiente para o cliente, com documentos precisos, acessíveis eletronicamente e protegidos por medidas de segurança avançadas.

Assinatura eletrônica e digital para seguradoras

Quando um cliente fecha um contrato na sua seguradora, ele ainda precisa ir presencialmente para assinar o termo? Já pensou se essa presença não fosse necessária e, ainda assim, a autenticação tivesse validade jurídica?

Pois bem, com a tecnologia isso é possível! As assinaturas eletrônicas e digitais são validações feitas em meio virtual, através da coleta de dados que permitam a identificação de um usuário. Geralmente, elas são feitas em plataformas específicas para essa finalidade e, apesar da semelhança, são categorias diferentes:

  • Assinatura eletrônica: todo tipo de assinatura com validação eletrônica, incluindo senhas, biometria e outros;
  • Assinatura digital: é um tipo de assinatura eletrônica, porém, mais avançada e segura. Para ser classificada como assinatura digital, é preciso estar vinculada a um Certificado Digital ICP-Brasil. Portanto, a assinatura digital é a representação da assinatura formal, de próprio punho.

Assista ao vídeo explicativo para saber mais sobre o assunto! 

Por que assinaturas eletrônicas e digitais otimizam a experiência do cliente nas seguradoras?

Ao adotar esses recursos na sua empresa de seguros, você garante uma série de benefícios que impactam positivamente o público. Consequentemente, você oferece uma experiência do cliente positiva e se torna um destaque no mercado.

Como já mencionamos, o recurso é conveniente, pois elimina a necessidade de os clientes comparecerem fisicamente a uma agência ou enviarem documentos pelo correio. Isso torna o processo mais rápido e conveniente, e ainda economiza tempo e esforço.

Além disso, os usuários podem assinar documentos de qualquer lugar e a qualquer momento, o que é especialmente importante em um mundo onde a mobilidade é essencial. Outro ponto é que as assinaturas eletrônicas e digitais são mais seguras do que documentos físicos, pois uma boa plataforma, como a ArqSign, conta com recursos de segurança de dados.

Por fim, elas permitem um rastreamento completo do status dos documentos, oferecendo aos clientes visibilidade em tempo real sobre o progresso de suas solicitações.

Leve a ArqSign para a sua seguradora!

Está pronto para levar a experiência do cliente em sua seguradora a um novo nível? A plataforma ArqSign é a escolha ideal!

Com a ArqSign, seus clientes podem assinar contratos com garantia de segurança e conformidade legal.

Mesmo que seu cliente não possua um certificado digital, oferecemos uma solução pronta para uso. Com nosso próprio certificado digital, garantimos a autenticidade e a segurança das assinaturas eletrônicas e digitais.

Experimente otimizar a experiência do cliente na sua seguradora com a ArqSign, conheça a plataforma!

 

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