Hospital e digitalização de prontuários: Benefícios de digitalizar e riscos de manter em armários 

digitalização de prontuários 

Atenção à Lei nº 13.787/2018 que determina os direcionamentos da digitalização de prontuários. Leia o artigo até o fim e saiba tudo sobre o assunto. 

A tecnologia é essencial nos dias atuais. Nesse contexto, a digitalização de prontuários se tornou algo primordial para hospitais e clínicas que querem se modernizar, e pretendem entregar um atendimento de qualidade aos seus pacientes.  

As fichas físicas requerem mais espaço, mais trabalho e correm risco de se deteriorarem ou se perderem. Pensando nisso, fica fácil entender como a digitalização pode trazer soluções fundamentais para o dia a dia hospitalar e médico.  

O que é e como fazer a digitalização de prontuários? 

Ainda que pareça um assunto muito complexo, a digitalização de prontuários já é uma realidade em muitos lugares. Inclusive, isso está deixando de ser apenas uma opção e está se tornando um caminho natural com o tempo. 

A digitalização consiste em transformar papéis físicos em arquivos digitais que podem ser armazenados, organizados e acessados de forma mais rápida e segura.  

A digitalização já faz parte da realidade de empresas de diferentes nichos. A área da saúde parece ter sido um pouco mais resistente à essa mudança, mas agora já percebem os benefícios que a diminuição de papel físico traz e focam na digitalização de prontuários.  

Esse processo é feito através de máquinas e softwares específicos que transformam as informações em arquivos digitais, garantindo a sua veracidade e integridade.  

Veja a seguir como migrar para o formato de prontuário digital.  

5 passos para fazer a digitalização de prontuários 

A digitalização de prontuários representa um passo importante para empresas que querem evoluir e que fazem questão de acompanhar as demandas tecnológicas do mercado. Acompanhe os passos mais importantes para esse processo. 

Preparando os prontuários: 

A primeira coisa a fazer é preparar os prontuários que passarão pelo processo de digitalização. É preciso remover grampos e clipes, mas com cuidado para que as páginas não se percam e não se misturem.  

Também é importante tirar a poeira, caso eles estejam há muito tempo arquivados.  Sempre com muita cautela para que nenhuma página seja danificada e as informações dos pacientes não se percam.  

Escolha o método de digitalização 

Existem diferentes opções para fazer a digitalização de prontuários, mas a mais segura e comum é que seja utilizado um scanner de alta qualidade profissional. Outras opções podem ter resultados que não respeitam os requisitos mínimos para que a versão escaneada do documento tenha a mesma validade jurídica do documento em papel. Além disso, arquivos de qualidade mediana e podem ainda comprometer informações importantes contidas nos registros dos pacientes.  

Faça a digitalização dos prontuários 

Depois de entender o método que você irá usar é hora de começar, de fato, a transformar os arquivos. Faça isso com calma, sem pressa, e sempre conferindo se os prontuários estão na ordem correta para não misturar as informações.  

Confira as imagens 

Uma vez que os arquivos físicos tenham sido transformados em arquivos digitais é importante conferir cada imagem no computador para verificar se está com a devida qualidade. Os prontuários precisam estar em alta qualidade visual e fáceis de serem lidos.  

Arquive corretamente 

Os arquivos digitais precisam ser armazenados corretamente. A melhor forma de fazer isso é utilizando um GED próprio que garanta o acesso a esses prontuários de qualquer lugar, em qualquer hora.  

Existem muitos softwares que oferecem a combinação de um sistema de nuvem que permite arquivar tudo sem ocupar espaço em seus dispositivos.  

Fazer tudo isso por conta própria pode ser bastante trabalhoso e arrisca-se fazer imagens de documentos sem validade jurídica. Mais do que isso, pode ser que você se confunda em alguma etapa. O mais adequado é sempre buscar orientação profissional para fazer a digitalização de prontuários.  

Conheça a Arquivar 

A Arquivar é uma empresa especializada em digitalização que oferece suporte e atendimento para todas as etapas do processo, incluindo o armazenamento em nuvem.  

Nossa equipe é uma referência no mercado e nossos clientes atestam a qualidade dos serviços.  

Além disso, todas as nossas etapas consideram o decreto nº 10.278 que determina que a digitalização deve garantir integridade, a confidencialidade e a autenticidade do documento digital. 

Isso quer dizer que todas as informações contidas no documento físico devem ser transferidas para o documento digital sem que sofram alterações e sem que a legibilidade seja prejudicada.  

A Arquivar pode garantir o cumprimento das exigências, assegurando uma digitalização profissional, qualificada, rápida e segura. Você ainda contará com o suporte de nossa equipe para tirar dúvidas sobre o processo.  

Gestor de prontuários: 

Sabemos que clínicas e hospitais possuem demandas que se diferem de outros estabelecimentos.  

Pensando nisso, a Arquivar desenvolveu o gestor de prontuários, um sistema todo voltado para gestão de documentos médicos. Com o gestor de prontuários você conta com: 

  • Acesso simplificado aos documentos e prontuários digitalizados; 
  • Acesso à informação em tempo real; 
  • Possibilidade de digitalização e certificação padrão ICP-Brasil; 
  • Redução de custos com mão de obra e espaço interno para a administração do arquivo; 
  • Agilidade e segurança na consulta aos documentos físicos e digitais. 

Tudo isso permite que o trabalho seja desempenhado de forma otimizada, economiza tempo e garante um atendimento mais qualificado em todos os sentidos.  

Principais benefícios da digitalização para hospitais e clínicas 

Os benefícios da digitalização são percebidos em qualquer empresa, de qualquer segmento. No entanto, eles são especialmente importantes para empresas de saúde que demandam mais organização e cuidado com os papéis. Afinal, documentos médicos são importantíssimos.  

Elimine arquivos: 

Com a digitalização você se livra daquele monte de papel que ocupa espaço, junta poeira e dá um baita trabalho para ser acessado quando necessário.  

Com apenas alguns cliques ou uma busca por termo relacionado você pode encontrar rapidamente o arquivo que precisa.  

Otimização de atendimento: 

Quantos minutos você gasta procurando o prontuário do próximo atendimento? Ainda que pareça pouco, somando ao final do dia você tem uma grande quantidade de tempo desperdiçado.  

Isso sem contar quando é necessário deslocar um profissional da clínica/hospital para fazer essa busca, deixando outra área sem o devido profissional.  

A facilidade de acesso aos documentos torna o atendimento mais ágil, fluído e até mais humano.  

Apelo sustentável: 

Não podemos deixar de citar a importância sustentável dessa mudança. A sustentabilidade é um assunto que está em alta e que tem relação direta com a reputação das empresas.  

Diminuir o consumo de papel em seu consultório, clínica ou hospital demonstra atenção a essa pauta e mostra que há uma gestão consciente e antenada com as demandas mundiais.  

A digitalização de prontuários é um caminho natural para clínicas e hospitais que almejam crescimento e que compreendem as necessidades do mercado e do público.  

É também uma estratégia fundamental para quem quer se manter em destaque competitivo no seu nicho de atuação. 

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