Podcast Arquivar #3 – Workflow para tornar digital os departamentos de RH e Financeiro.

diagrama conceitual de transformação digital nas empresas

Com o workflow estruturar setores e departamentos das empresas para a era digital está ao alcance de todos. 

No terceiro podcast Arquivar, falamos sobre a importância do planejamento para a elaboração e implantação de um workflow dentro dos departamentos de RH e Financeiro. E como esta solução pode ser facilmente aplicada na empresa se implementada da maneira correta e com os profissionais especializados.

O que é?

O Workflow pode ser visto dentro de uma organização como um novo tipo servidor para os ambientes computacionais. Primeiramente, tivemos os servidores de arquivos que permitiam a organização compartilhar arquivos. Em seguida, vieram os servidores de banco de dados que trouxeram um avanço nesse cenário. Esses passaram a permitir as organizações compartilhar e controlar informações de maneira mais acessível e estruturada.

Atualmente, os servidores de Workflow trouxeram a possibilidade de controlar processos. O termo workflow é um conjunto de ações coordenadas que podem ser manuais ou automáticas, executadas por atores. Os conceitos de workflow podem ser usados em vários domínios de aplicação. Temos como exemplo modelagem de processo de negócios, modelagem de aplicações cooperativas e modelagem de transações de banco de dados.

Propósito do Workflow

Uma primeira abordagem para a utilização do workflow consistiu no processo de integração de aplicações – EAI (Enterprise Application Integration). Esses ambientes estão comumente presentes em grandes organizações que possuem várias aplicações e banco de dados sendo utilizados. Normalmente, essas aplicações têm um propósito claro dentro da organização e “carregam” consigo todo um conhecimento sobre o processo do negócio para o qual a mesma foi concebida.

Pensando de forma prática, pode-se dizer que as possibilidades e aplicações do workflow são infinitas. Vai até onde o gestor enxergar o processo e conseguir imaginar a aplicabilidade das ferramentas e metodologias dentro da sua rotina operacional. Vamos entender um pouco mais sobre como o gerenciamento de fluxos de atividades podem transformar a operação de qualquer negócio.

Clique e ouça

Compartilhar Publicação:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Artigos relacionados

Outras categorias

Redução de custos e aumento de produtividade com gestão de documentos?

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden