O que nos diferencia?

Existe mais de uma forma de se fazer integração de sistemas, mas qual a mais eficiente? Saber qual método se adequa à realidade da sua empresa é fundamental para uma escolha acertada.

Troca de dados eletrônicos, complexa tradução dos dados de outros sistemas padronizando as informações em uma única linguagem.

Banco de dados, compartilhando todos os dados num banco único, o que é arriscado para a segurança das informações.

APIs, conectando sistemas de forma criptografada e segura com total compatibilidade em qualquer software nativo da empresa…

… enfim. Cada empresa tem suas necessidades e seu ferramental em software distintos. Por isso, a integração deve se personalizar para atender cada caso. Atualmente, as APIs são as mais utilizadas por serem práticas, versáteis, seguras e modernas. A seguir vamos detalhar suas vantagens.

O que é integração de sistemas?

A integração de sistemas é a conexão de dois ou mais sistemas para que seu funcionamento seja automatizado e conjunto. Essa junção é feita por uma integração entre ferramentas digitais e diferentes plataformas e softwares.

Mão segurando celular com vários ícones flutuando.
A integração de sistemas é a conexão de dois ou mais sistemas para que seu funcionamento seja automatizado e conjunto (Imagem: Freepik)

Como citamos, há mais de uma metodologia para integrar sistemas, mas vamos nos ater às APIs sigla para application programming interface (interface de programação de aplicações). Afinal, ela é a mais utilizada e moderna.

Antes, porém, já pensou que sua empresa pode precisar dessa tecnologia? Portanto, siga esse checklist e reflita se alguma situação se aplica ao seu negócio:

  1. Houve implementação ou troca de sistema;
  2. Demanda por transformação digital;
  3. Deseja aumentar a produtividade;
  4. Quer melhorar o atendimento ao cliente;
  5. Resolver inconsistências atuais entre sistemas.

Essa lista contém situações que a integração pode otimizar. Enquanto você pensa nas opções e na aplicação na sua empresa, acompanhe nosso texto, pois vamos esclarecer como trabalhamos uma API e quais vantagens ela pode trazer para seu fluxo de trabalho.

Integração de sistemas: entenda mais sobre API

Primeiro, para deixar claro o que é uma API, se trata de um caminho entre softwares, como uma estrada ligando duas cidades. Nesse sentido, os dados trafegam entre elas, como os carros no caso deste exemplo.

Assim é a API, uma estrada que não modifica as cidades, apenas as conecta com um caminho seguro. De fato, não é preciso reescrever códigos complexos para criar um sistema único. Basta conectar as ferramentas que você já tem umas às outras com a interface de programação de aplicações.  

Por isso a API é a integração de sistema mais usual, ela é inteligente, simples e capaz de resolver todas as necessidades do fluxo de trabalho.

“Mas minha empresa tem diversos programas diferentes, a integração deles não será um Monstro de Frankenstein?”

Pode ficar tranquilo, nada de forquilhas e tochas, a integração de sistemas só deixa o processo mais produtivo! Os fluxos serão automatizados ou otimizados, com isso boa parte dos processos serão mais rápidos.  

Mas é claro que não são apenas essas as vantagens da integração, por isso no próximo tópico listamos as principais para você!

6 vantagens da integração de sistemas

Sem demora vamos falar algumas das principais vantagens da integração entre sistemas:

Cadeado envolto de correntes numa imagem escurecida simbolizando segurança digital.
Segurança é uma das vantagens da integração de sistemas via API (Imagem: Freepik)
  1. Integração entre setores;
  2. Melhora do desempenho;
  3. Diminuição dos erros;
  4. Otimização de processos;
  5. Segurança;
  6. Redução de custos.

Integração entre setores diversos da sua empresa. RH, financeiro, jurídico, produção etc. todos agora podem estar ligados por meio de uma integração API.

Imagine um cenário em que um contrato precisa passar pelo sistema de quatro setores, e ser assinado por pelo menos três. Seria um trâmite moroso e confuso. Com o uso de uma integração de sistemas para assinatura digital, isso não seria um problema. Rapidamente o documento poderia passar por cada setor e ser assinado de qualquer lugar com valor jurídico completo.

A melhora no desempenho acontece graças à facilitação dos processos no dia a dia da empresa. O fluxo fica mais intuitivo e muitas vezes até mais rápido, visto que por conta da automatização, rotinas inteiras podem ser simplificadas.

Outro ponto é a diminuição de erros que também é beneficiada por esses novos fluxos. Agora os documentos transitam de forma mais segura — e até automática — processos complexos e manuais podem ser substituídos, com isso temos como consequência um cenário infértil para erros.

Otimização de processos é sempre um objetivo quando o assunto é uma empresa em crescimento. Para instituições assim, ter sua documentação e processos unificados por meio de um sistema para assinatura digital, por exemplo, é fundamental.

A redução de custos é uma consequência direta e diária. Seus processos, entregas e interações com clientes, sócios e parceiras será mais rápida e segura. Não é mistério que essas características são primordiais para quem deseja ser competitivo no mercado.

Como funciona a integração de sistemas para assinatura digital?

O funcionamento de um sistema para assinatura digital precisa ser seguro, eficiente e versátil. A ArqSign compreende esses requisitos, e possibilita a assinatura eletrônica com ou sem certificado digital.

Ou seja, sua empresa terá a possibilidade de assinar os documentos por meio do sistema. Dessa forma, é possível garantir rapidez, como esperado no tráfego de informações em um ambiente digital. Além disso, a validade jurídica é assegurada seguindo as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para cada caso é preciso avaliar os métodos disponíveis e somente assim desenvolver a integração API ArqSign. Assim, a gestão do sistema deve estar adequada a todas as necessidades do cliente. 

Funções da API para assinaturas digitais

Gerir documentos assinados digitalmente; cada documento será gerado e armazenado com segurança e organização. A plataforma ArSign tem um sistema completo com personalização de diretórios, pastas e controle de segurança: como definir o acesso autorizado a pessoas específicas.

Experiência de usuário; seus clientes não precisarão se adequar a um novo sistema. Sua plataforma e sua interface permanecem as mesmas, a integração acontece nos bastidores. Por isso, não haverá tempo de adaptação ou acúmulo de reclamações e dúvidas.

Benefícios digitais; o fato da integração se dar em cenário digital, permite soluções impossíveis no ambiente analógico. Porém, mesmo considerando as tecnologias dos softwares, sua má integração e fluxo de trabalho desorganizado são prejudiciais para a produtividade. Por isso, uma boa API permite o uso das tecnologias com todo seu potencial.

Personalização e agilidade; é possível editar, reorganizar, trocar as cores das pastas, tudo para deixar sua organização mais eficiente. Além disso, funções para maiores resultados também foram implementadas, como a possibilidade de assinar diversos documentos de uma única vez.

E agora, percebeu como a integração por API pode ser benéfica para você? Não fique esperando, fale com um de nossos atendentes, será um prazer tirar suas dúvidas e levar a integração mais eficiente para a sua empresa!

>> Fale com nossos consultores