API de Integração ou Webhook, qual é melhor?
Quais as diferenças da API de Integração e do webhook e como podem revolucionar a maneira como as empresas lidam com documentos digitais.
A era digital trouxe a centralização de dados em ambiente virtual. Com isso, a papelada física ganhou uma nova roupagem, pois o acesso e manuseio de documentos em dispositivos eletrônicos é muito mais fácil. Eis que surge uma dúvida quanto aos documentos: escanear e digitalizar é a mesma coisa?
É um questionamento muito pertinente, afinal, a digitalização de documentos é regida por lei. Isso significa que a simples transformação de um arquivo físico em eletrônico não configura um processo completo de digitalização.
Vamos tratar sobre o assunto? Leia o artigo completo e entenda se há diferença entre digitalizar e escanear documentos!
Do trabalho ao lazer, a era digital está presente em todos os aspectos de nossas vidas. Toda essa evolução começou com o surgimento dos primeiros computadores, em meados de 1940, mas o avanço acelerado que vemos hoje em dia nos coloca diante do que se chama “Revolução 4.0”.
As transformações são vistas a todo momento: na interação com amigos e familiares, no modo de fazer compras, na forma de pesquisar informações, e muitas outras coisas. Nas empresas, também notamos a transformação no modo de operar, com automações e quebras de barreiras que permitem conexão global.
Uma coisa é fato: a era digital chegou para todos, e se a sua empresa quer surfar nessa onda, é fundamental ter conhecimento sobre tecnologias e recursos modernos. Nesse sentido, vamos abordar a digitalização de documentos para que você entenda se digitalizar e escanear é a mesma coisa.
Escanear é um processo que cria a versão virtual de uma imagem ou arquivo físico. Para isso, basta posicionar o papel em um aparelho de scanner e realizar o procedimento. Simples assim! Você poderá acessar eletronicamente o arquivo escaneado, que terá formato PDF, JPEG ou PNG.
O escaneamento permite a visualização, edição e compartilhamento de documentos ou imagens no meio digital. No entanto, em termos legais, é um processo limitado, o que você entenderá ainda neste artigo.
Digitalizar é o processo de converter arquivos físicos em digitais. Em um primeiro momento, parece ser a mesma coisa que escanear, mas trata-se de um procedimento mais complexo, o qual deve atender às exigências legais.
A Digitalização certifica a imagem virtual do documento criada pelo scanner com o certificado digital, trazendo assim a validade jurídica. Garantindo todos os requisitos mínimos previstos no Decreto 10.278.
Fica entendido, portanto, que o escaneamento é uma parte do processo de digitalização de documentos. Vale ressaltar que a digitalização pode ser feita com outras técnicas, como a microfilmagem.
Confira quais são as vantagens da digitalização de documentos, segundo nossos especialistas!
Escaneamento e digitalização não são a mesma coisa! Vimos anteriormente que o ato de escanear documentos faz parte do processo de digitalização. Além disso, a digitalização, para que crie documentos eletrônicos válidos como originais, deve cumprir as normas estabelecidas pelas leis nº 13.874/2019 e nº 12.682/2012, junto ao Decreto nº 10.278.
Em resumo, as exigências legais dizem respeito à integridade, rastreabilidade e auditabilidade do documento digitalizado. Soma-se a isso o requisito de qualidade e legibilidade da imagem, e a confidencialidade, quando aplicável.
Assim sendo, o simples ato de escanear arquivos, ainda que isso os torne arquivos eletrônicos, não significa que ali foram criados documentos digitais válidos juridicamente. A digitalização, por sua vez, garante que os documentos serão indexados com certificados digitais e armazenados em um sistema de gestão documental eletrônica adequado à LGPD.
Muitas impressoras possuem a função de escanear, mas essa não é a opção ideal para quem deseja ter documentos digitais válidos. A digitalização é um processo minucioso, com etapas de preparação para garantir que todas as informações contidas no papel sejam visíveis na versão eletrônica.
A qualidade da imagem é um dos aspectos mais importantes na digitalização, exigido por lei. E o scanner de uma impressora pode não ter os atributos necessários para assegurar que o critério seja cumprido, ao contrário de um scanner profissional, que consegue gerar uma imagem do documento com mais nitidez.
Outro ponto é a agilidade do processo, já que o escaneamento na impressora é mais lento e menos eficiente que em um aparelho dedicado exclusivamente a isso. O scanner de uma impressora cumpre uma função secundária. Portanto, não entrega o resultado necessário para uma digitalização.
Os documentos digitalizados corretamente são válidos como os originais em papel. Sendo assim, ao fazer a digitalização completa, que cumpra com as implicações legais, os arquivos físicos podem ser descartados.
Mas, atenção: manter a guarda de documentos físicos é importante em alguns casos, devido à Tabela de Temporalidade Documental.
Saiba, também, que se você somente escanear os documentos, terá apenas imagens em seu computador, e não arquivos válidos. Nesse caso, jamais faça o descarte dos papéis físicos.
Escanear e digitalizar é a mesma coisa? NÃO! A digitalização de documentos é um procedimento sério, feito por empresas especializadas para garantir a validade e a segurança das informações.
A Arquivar oferece soluções de digitalização e gestão de documentos eletrônicos, dentro da legalidade. Seus arquivos serão convertidos com toda a qualidade necessária, ordenados e indexados para facilitar a busca.
A Arquivar trabalha com certificados digitais, criptografia e senhas para que seus documentos sejam armazenados eletronicamente com segurança. Assim, sua empresa pode eliminar o excesso de papel, reduzir custos e trabalhar com mais eficiência e agilidade.
Conte conosco para realizar a digitalização de documentos da sua empresa!
Agora que você já descobriu como digitalizar um documento com segurança saiba que um Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) ajudará você eliminar de vez a dependência do papel.
Isso porque, um GED é essencial para a criação e gestão eficiente de documentos nato digitais. Com ele é possível criar documentos diretamente no sistema, eliminando a necessidade de escanear ou digitalizar arquivos físicos.
Isso agiliza o processo de criação, garantindo a validade jurídica dos documentos.
Além disso, um GED oferece recursos avançados de gerenciamento, permitindo que os documentos sejam armazenados de forma organizada e indexados para fácil recuperação de informações.
Com recursos de pesquisa e filtragem, é possível encontrar documentos específicos com rapidez, reduzindo o tempo gasto na busca manual.
A transição para um ambiente de documentos nato digitais traz benefícios significativos além de eliminar o uso de papel.
Ela contribui tanto para o meio ambiente, reduzindo o desmatamento e o consumo de energia associado à produção de papel, quanto para a economia de espaço físico nas instalações da empresa, eliminando a necessidade de salas de arquivo volumosas.
Além disso, um GED promove maior produtividade e colaboração.
Isso porque, os documentos podem ser compartilhados rapidamente e de forma segura entre os membros da equipe, permitindo a colaboração em tempo real e evitando a confusão de múltiplas cópias físicas circulando pela organização.
Para mais, um GED também oferece recursos de controle de acesso e segurança, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso aos documentos e registrando as atividades realizadas nos arquivos.
Isso contribui para a proteção e confidencialidade das informações corporativas.
Conheça o ArqGED, o software de gestão documental 100% desenvolvido pela Arquivar.
Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio