O que nos diferencia?

Autenticações ArqSign: formas de identificar o signatário e mais itens de segurança

autenticações Arqsign

Se você procura meios de otimizar as tarefas os processos de sua empresa, aumentar a segurança e qualidade das suas assinaturas, a plataforma ArqSign pode ser uma excelente escolha. As autenticações ArqSign garantem a segurança e validade jurídica de nossa assinatura.

A ArqSign foi desenvolvida com a intenção acabar com a morosidade do processo físico de assinatura e garantir a maior segurança em assinatura eletrônica do mercado, com reconhecimento e autenticação de documentos, tendo total validade jurídica. Para isso, são utilizados diversos itens de segurança.  

Como funcionam as autenticações das assinaturas ArqSign? 

A ArqSign é a plataforma de assinatura criada pela Arquivar que possibilita tanto a assinatura eletrônica quanto a assinatura digital de documentos.  

O sistema considera como base a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), um certificado que garante a validade das assinaturas em solo nacional.  

Além disso, todo o processo é totalmente rastreável. Isso porque a plataforma consegue validar e salvar: 

  • O código de acesso dos signatários, 
  • Seus dados cadastrais, 
  • Endereços de IP, 
  • Endereço de e-mail, 
  • Data e hora da assinatura, 
  • Representação visual da assinatura,
  • Histórico de movimentação e outros.  

E essa validação é feita para cada signatário individualmente. 

Validade da assinatura Eletrônica e Digital 

Os pontos para que ocorra a validade de uma assinatura eletrônica são: garantir a integridade do documento e autoria das assinaturas e a concordância entre as partes para assinatura eletrônica.  

Se esses requisitos forem cumpridos a assinatura passa a ter validade.  

Através do processo seguro da ArqSign a integridade do documento e autoria das assinaturas são garantidas através da aplicação de um certificado digital por pessoa que assina. O Certificado digital confere se houve violação do documento e registra dados de identificação de quem está assinando. Além disso, ao receber o primeiro documento para assinar pela plataforma, o destinatário recebe automaticamente o termo de aceite para registrar ciência de que o documento será assinado de forma eletrônica. Tudo isso garante a validade jurídica do documento. 

Como os signatários são identificados 

Para identificar o signatário das assinaturas ArqSign são capturados e gravados no documento as seguintes informações: 

Nome do assinante, IP, e-mail, data e hora e geolocalização 

É a parte em que aparece o nome de quem efetuou a assinatura. Todos os signatários ficam registrados, o que garante um maior controle sobre quem conferiu e aceitou os termos do documento. Também é possível verificar o IP pelo qual a assinatura foi realizada, assim como a data e hora de conclusão do processo e geolocalização, de cada signatário. 

Como a integridade do documento é garantida 

Esse é um dos elementos mais importantes das autenticações ArqSign. O resumo criptografado ou hash funciona como um identificador de tamanho fixo.  

Isso quer dizer que os dados criptografados podem ser de qualquer dimensão, mas sempre serão convertidos em um tamanho pré-determinado. 

Em resumo, o hash condensa todo o conteúdo de um documento e o converte em dimensões imutáveis.  

No instante em que a assinatura é feita com uso da chave pública, ocorre uma conferência sistêmica, imediata e altamente veloz das informações.  

Se houver alguma divergência, a assinatura é quebrada e invalidada.  

O que são e para que servem os itens de segurança ArqSign? 

Além de toda a segurança citada acima, você ainda pode incluir mais itens de segurança ao seu processo. Disponibilizamos gratuitamente o envio de um e-mail com um código de acesso ao documento para assinatura que somente o signatário do documento receberá. Este código pode ser definido pela plataforma, aleatoriamente, ou configurado pelo solicitante da assinatura. Outra forma de garantir ainda mais a integridade é solicitar o envio do código de acesso por SMS ou Whatsapp, as três opções garantem ainda mais a autoridade da assinatura. 

Faça a conferência da validade no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação 

Uma das formas de conferir a eficácia das autenticações ArqSign para documentos assinados digitalmente é utilizando o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. Veja o passo a passo: 

  • Acesse o site do ITI ; 
  • Adicione o arquivo que deseja checar fazendo a busca no campo de indicado.  
  • Aceite os termos de uso e clique em “verificar conformidade”.  

Utilizando a plataforma da Arquivar você sempre terá seus documentos validados, já que a certificação utilizada por nossa plataforma está dentro de todas as conformidades previstas pelo ICP-Brasil. 

Alta segurança dos documentos assinados digitalmente 

Depois de assinado a plataforma ArqSign conta ainda com itens de segurança que tornam o armazenamento dos documentos seguros e protegem as informações contidas ali. 

Geração de PDF Tipo A 

O PDF Tipo A é o formato desenvolvido pela Adobe Systems. Ele pode ser lido por qualquer leitor de PDF, sem necessidade de download de um app específico.  

Esse é o arquivo definido pelo ISO 19005 como indicação para formato de documentos que serão arquivados por longo prazo.  

Hospedagem segura Azure 

A hospedagem Azure também compõe os itens de segurança de arquivamento. Nesse caso se trata de um sistema em Nuvem público da Microsoft. 

O Azure lidera o ranking quando o assunto é certificação de segurança entre os provedores de nuvem. Algumas de suas certificações incluem: ISO 27001, HIPAA, FedRAMP, SOC 1 e SOC 2. 

Essa é uma das alternativas mais interessantes quando o assunto é opção em backup seguro.  

Benefícios da assinatura digital para seus contratos 

Modernizar é manter-se competitivo e uma real necessidade para negócios de todos os nichos. A questão é que muitas empresas postergam a adesão tecnológica e com isso vão perdendo cada vez mais mercado para a concorrência. 

A revolução digital está acontecendo aceleradamente e é impossível não pensar ou aderir às soluções mais recentes que estão surgindo. A assinatura digital é uma dessas alternativas que você não deve ignorar 

Dentre os muitos benefícios, podemos citar alguns dos principais para quem deseja aderir. São eles: 

Contudo, ao escolher a plataforma de assinatura eletrônica o consumidor deve ficar atento a todos os detalhes citados neste artigo. A validade jurídica da assinatura é fator fundamental para que você possa ter tranquilidade ao submeter seus contratos e demais documentos a este processo. 

A ArqSign foi desenvolvida justamente para proporcionar mais segurança e confiança neste processo. Além disso, todos os nossos serviços são devidamente certificados conforme as exigências e normas nacionais.  

Quer conhecer mais sobre nossa plataforma? Faça um teste grátis por 15 dias, não é necessário incluir cartão de crédito ao criar sua conta. Comprove todos os benéficos na prática. 

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden