Calcule sua economia ao assinar documentos eletronicamente 

Assinando documentos eletronicamente você tem uma economia de tempo e dinheiro e ainda melhora potencialmente o desempenho de sua empresa. Não é por acaso que muitas empresas têm adotado essa tecnologia em suas rotinas.  

A revolução digital é uma realidade que chegou para ficar. Quem resiste em migrar para métodos mais modernos e tecnológicos acaba ficando para trás no mercado cada vez mais competitivo dos negócios.  

Para entender melhor, explicamos a seguir como a sua empresa pode economizar dinheiro assinando documentos eletronicamente. Veja quais são os principais benefícios dessa tecnologia para o seu trabalho.  

Entenda o conceito de economia digital 

Você já colocou na ponta do lápis quais são os seus gastos com assinatura de documento? Independentemente de qual é o nicho de sua empresa, com certeza precisa lidar com uma certa quantidade de papel por dia.  

Ao final do mês esse montante pode representar um verdadeiro rombo no orçamento do negócio. Ao expandir essa conta para o ciclo anual, então, os números podem ser exorbitantes.  

É nesse contexto que podemos citar a economia digital como algo fundamental nos dias de hoje. Essa estratégia aposta no uso de plataformas, dispositivos, aplicativos e outros meios digitais para realização de tarefas do dia a dia.  

É importante considerar que os consumidores são cada vez mais exigentes no que diz respeito a agilidade e qualidade dos serviços. Eles também buscam por conforto e a possibilidade de resolver as coisas sem sair de casa.  

Assinando documentos eletronicamente você consegue entregar tudo isso ao mesmo tempo em que economiza tempo e dinheiro com os fatores que abordaremos a seguir.  

Como a assinatura eletrônica ajuda a economizar dinheiro? 

A assinatura eletrônica ajuda a economizar dinheiro de diferentes formas. Os principais motivos estão listados a seguir para que você entenda os benefícios dessa tecnologia.  

Diminua gastos com impressão: 

Para começar, você pode diminuir consideravelmente os gastos com impressão. No geral as empresas precisam imprimir muitos papéis, mas com a possibilidade de validar eletronicamente os documentos isso muda.  

Além disso, podemos destacar também a economia com tinta de impressora que costuma ser um gasto constante nos escritórios. 

Economize espaço: 

Se hoje você aluga um espaço grande para dar conta das demandas de seu negócio, imagine o quanto isso pode ser reduzido se houver menos papel.  

Assinando documentos eletronicamente você também economiza nesse quesito. A diminuição da demanda física é tanta que você pode até pensar em alugar um espaço menor e consequentemente mais barato ou usar o espaço antes destinado a guardar documentos físicos para a área fim do seu negócio e gerar mais receita 

Deslocamento:

Falar da redução de custos com deslocamento para coleta de assinaturas e reconhecimento de firma nos cartórios. 

Cartório:

Falar sobre o tempo e o custo para reconhecimento de firma. 

Digitalização:

Falar sobre o tempo do funcionário procurando um documento, digitalizando, enviando e guardando o original de novo no lugar 

No final é bom citar que o processo físico envolve um grande risco de extravio, deterioração e perda de documentos. 

Aumente a produtividade com ArqSign 

ArqSign é uma plataforma de assinaturas eletrônicas e digitais da Arquivar. Ele foi desenvolvido a partir de muitas pesquisas e é monitorado por uma equipe de especialistas que garante hoje o processo mais seguro do mercado. 

Como dissemos anteriormente, hoje em dia os clientes esperam ter conforto e agilidade nos processos. Sendo assim, pode ser bastante frustrante para um cliente que você comece o atendimento na internet e depois obrigue a presença física para validar um contrato.  

A assinatura eletrônica ArqSign permite que você faça todo o procedimento de forma remota, garantindo a mesma validade jurídica e sem comprometer a segurança do documento.  

Isso porque o procedimento é feito através de uma plataforma protegida por senha, cujo acesso deve ser previamente autorizado.

Validade jurídica: 

Não se preocupe quanto a validade jurídica. No Brasil, a assinatura eletrônica é prevista na Medida Provisória n° 2.200-2/2001, de 24 de agosto de 2001 e possui validade integral.  

A exigência para validação é que todas as partes envolvidas no contrato conheçam o funcionamento e estejam de acordo com essa forma de assinatura e que a integridade do documento e a autoria de cada assinatura estejam garantidas.  

Como inserir a economia digital em sua empresa física? 

Depois de conhecer um pouco mais sobre assinatura eletrônica e seus benefícios é hora de falarmos sobre algumas possibilidades para migrar para economia digital.  

Facilite a jornada do cliente: 

Facilite toda a jornada do cliente. É importante pensar em como você pode tornar essa experiência mais agradável, ágil e segura. Para isso, pense em como é possível eliminar ou encurtar as etapas, automatizando processos e tornando a sua empresa mais competitiva.  

Cogite o home office: 

A economia digital também requer que você pense em formas de otimizar o trabalho de sua equipe. Para isso é preciso garantir qualidade de vida e desafogar os profissionais.  

O home office é uma solução interessante para essas questões. Dispondo de artifícios tecnológicos que permitam o trabalho de casa, não há porque exigir que toda a equipe se desloque diariamente até o escritório.  

Digitalize sempre que possível: 

A digitalização facilita muito a rotina de uma empresa. Principalmente porque é mais fácil manusear, organizar e encontrar um conteúdo eletrônico do que físico.  

Arquivos digitais se mantêm mais seguros e não ocupam espaço. Mas principalmente, eles podem ser localizados rapidamente a partir de um sistema de busca inteligente.  

Invista em mobile: 

Não dá para pensar em crescimento digital e ganho de mercado sem considerar a importância de tornar a sua empresa acessível através de dispositivos móveis.  

Pense que a maioria das pessoas hoje utiliza um celular para e manter conectadas. É nesse contexto que é tão importante – e até essencial – para qualquer negócio manter a presença digital responsiva.  

Além disso, a própria empresa pode desfrutar disso arquivando seus conteúdos em nuvem e tornando-os acessíveis a qualquer hora, em qualquer lugar.  

Para quem é a assinatura digital? 

Assinando documentos eletronicamente você não somente atribui mais segurança e agilidade aos serviços como também comprova que a sua empresa está atenta às necessidades e demandas do cliente.  

Isso acaba se tornando um fator importante para ganhar notoriedade e destaque no mercado. Por isso não podemos pensar em crescimento empresarial sem analisarmos o quão importante e até fundamental é para a empresa evoluir em tecnologia.  

Sendo assim, se a sua empresa almeja sucesso e quer se tornar uma autoridade no seu ramo, então contar com assinaturas eletrônicas é fundamental numa estratégia de adoção de economia digital.  

Aposte em ArqSign, da Arquivar 

A ArqSign é a plataforma de assinaturas eletrônicas da Arquivar. Desde que foi desenvolvida, o serviço atendeu diversas empresas e ajudou na digitalização de processos.  

Um dos principais motivos para isso é que o sistema possui uma interface simples e intuitiva. Para assinar, basta fazer o upload dos documentos no sistema e configurar os signatários. Depois que o documento é assinado todos os envolvidos recebem os documentos devidamente assinados.  

Ao todo a Arquivar acumula mais de 30 anos de atuação nesse mercado. Por isso, a marca é considerada uma autoridade em tecnologia e digitalização.  

A Plataforma ArqSign reforça essa reputação ajudando a atribuir segurança e agilidade aos processos de sua empresa. Faça um teste grátis!

Compartilhar Publicação:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Artigos relacionados

Outras categorias

Redução de custos e aumento de produtividade com gestão de documentos?

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden