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03 formas de reduzir gastos a partir do armazenamento em nuvem

Daniel Vieira 2 mar 2016

Cada vez mais o armazenamento em nuvem se torna parte do mundo corporativo. As empresas estão notando as vantagens de se investir em cloud computing e já consideram esse investimento como item do planejamento estratégico.

Além da segurança dos dados, da rapidez do acesso e da garantia de backup, optar pelo armazenamento em nuvem traz também benefícios financeiros para as empresas. Sim, economia de dinheiro.  Separamos três formas de redução de custos que o cloud computing pode proporcionar para o seu negócio.

Benefícios do armazenamento em nuvem

  • Evita o uso de papel – reduzir a quantidade de papel usado no dia a dia de trabalho é uma política de gestão que já vem sendo discutida há alguns anos. A adoção do uso eficiente de papel se divide em duas vertentes: a conscientização dos funcionários e os meios digitais de armazenagem e acesso a documentos. A circulação virtual de informações é capaz de diminuir o gasto com a compra de papel. Seja com a compra de toners e cartuchos, com as cópias ou com o transporte da papelada. Além de ser muito vantajoso para o bolso, é também uma maneira de contribuir com a natureza e com a efetividade de políticas sustentáveis. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a utilização indevida de papel corresponde a 200 milhões de folhas por ano no Brasil. É uma quantidade assustadora! Instituições públicas e organizações de diversos segmentos já incluem a economia de papel em sua cultura interna e em sua estrutura de custos. O cloud computing vem exatamente ao encontro dessa tendência. Veja aqui como essa prática pode favorecer e muito o seu negócio.
  • Proteção contra ataques virtuais – ter sua rede invadida gera mais que transtornos. Pode ocasionar perda de dinheiro e prejuízo enorme para a empresa. Os hackers mudaram algumas características de seus ataques, passando a visar também pequenas e médias empresas. No Brasil, o cenário é perfeito para isso, devido ao grande número de organizações desses portes. Quando o acervo está salvo na nuvem e conta com os recursos de segurança disponíveis nas plataformas, como Azure, usada pela Arquivar, as chances de invasão são mínimas e não há riscos de perda ou sequestro de dados. Os sistemas de backup são diários e muito eficazes. Falamos mais sobre isso neste post.
  • Redução de perdas processuais – quando se lida com documentos impressos, sem backup, sem uma organização e uma armazenagem adequada, o risco de perda, extravio e danificação é alto. Quando se trata de documentação de funcionários por exemplo, isso pode gerar perda em processos trabalhistas. Justamente porque as informações solicitadas pela justiça devem ser apresentadas, mas muitas vezes as empresas não encontram o arquivo ou nem se dão conta de que ele não existe.Com os softwares de gestão documental, e as plataformas de cloud computing, é assegurado que todos os documentos existentes estarão disponíveis e resguardados. Tanto em suas versões originais, quanto digitais. Assim, quando for o caso de disputas judiciais, todos os dados disponíveis estarão nas mãos dos gestores das áreas envolvidas. Em outro artigo, tratamos mais sobre essa prática. Acompanhe por aqui.

Os benefícios e as formas de economizar recursos financeiros são muitos ao se optar por essa forma de armazenamento. Na Arquivar, contamos com a parceria com a Microsoft para entregar aos clientes o que há de mais seguro e excelente no campo da computação em nuvem.

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