O que nos diferencia?

RH Digital: como funciona e quais as vantagens para sua empresa

rh digital várias mãos, equipe

O RH Digital promove otimização e qualidade ao departamento de Recursos Humanos. Com a automatização de processos a empresa ganha em agilidade e tempo; economiza de dinheiro; aumenta a segurança de informações e a satisfação do cliente interno. Estes são alguns dos pontos de destaque. Com um RH digital você pode melhorar o fluxo de trabalho e eliminar os gargalos que atrapalham nos resultados de sua marca.  

A adoção de ferramentas tecnológicas para otimizar tarefas do dia a dia faz parte de estratégias de crescimento e ganho de mercado. Afinal, a tecnologia é uma grande aliada ao fator competitividade.  

Pensando nisso, conhecer os benefícios e as vantagens de um RH Digital é fundamental. Esse é um modelo de administração e gestão de demandas do Recursos Humanos que pode trazer agilidade e eficiência para as principais funções da sua equipe.  

O que é o RH Digital? 

A revolução digital já é uma realidade no Brasil e em todo o mundo. O RH Digital é um desses artefatos que chegou para revolucionar a rotina das empresas oferecendo qualidade e agilidade ao trabalho.  

Nesse caso, não somente a tecnologia é incorporada ao RH, mas ela é usada de maneira estratégia para otimizar os resultados e colaborar com o crescimento empresarial.  

O departamento de Recursos Humanos é um dos pilares para o bom funcionamento de uma empresa. Ele precisa ser pensado para atender a todas as demandas do cliente interno e para isso deve contar com ferramentas de otimização.  

O RH Digital reúne uma série de soluções e propõe uma verdadeira revolução na forma como as tarefas são tratadas e executadas nesse departamento. Isso é feito principalmente considerando tecnologias sociais, móveis, analíticas e de nuvem (o famoso “SMAC”). 

Funcionamento do RH Digital 

O ponto mais importante a ser compreendido sobre o funcionamento do RH Digital é que ele não substitui o fator humano. Não significa que tudo será automatizado e o profissional será dispensável. 

A ideia, na verdade, é otimizar as tarefas para que esse profissional consiga executá-las de maneira mais qualificada, ágil e até segura. Portanto, é um “plus”, não uma substituição.   

Atividades operacionais: 

Todas as atividades operacionais podem ser automatizadas com o RH Digital. A gestão de documentos, emissão de contratos, assinaturas digitais, recrutamento por vídeo etc.  No entanto, todas essas etapas demandam uma operação humana para funcionarem. É por isso que destacamos aqui que a implementação da tecnologia nos Recursos Humanos não substitui a eficiência de sua equipe, apenas agrega.  

Importância do RH Digital para a estratégia empresarial 

O que muitas empresas não entendem é que a adoção do RH Digital vai além da agilidade para o setor. Em muitos casos, o RH é considerado o setor que “resolve as burocracias”.  

No entanto, ele é muito mais do que isso. Esse é um departamento fundamental para o sucesso do negócio e como tal deve ser incluído nas estratégias de crescimento e desenvolvimento da empresa.  

Benefícios para a empresa: 

A empresa ganha em tempo e dinheiro. Tarefas do dia a dia que costumam levar um tempão para serem executadas se tornam muito mais ágeis com o RH Digital. Se a sua empresa tem problemas com horas extras excessivas, por exemplo, isso será controlado. Além disso, a equipe estará disponível para otimizar o processo de recrutamento, pensar em treinamentos e integração de funcionários etc. Tudo isso porque o tempo antes desperdiçado com outros trabalhos será economizado com a tecnologia implantada.  

Benefícios Para Os Colaboradores: 

Para a equipe de colaboradores, o RH Digital oferece maior segurança, já que o registro e controle de dados é otimizado, além da satisfação de se sentirem menos sobrecarregados, pois muitas tarefas são automatizadas. 

Acompanhe o crescimento mercadológico 

A revolução digital está acontecendo a passos largos. Já não é possível se manter alheio a isso, muito menos tentar resguardar práticas antiquadas.  

Independente do porte e do segmento de sua empresa, estar atento às mudanças do mercado é fundamental para estabelecer um perfil mais competitivo. Nesse sentido o RH Digital é algo essencial.  

Contratos manuais, folha de ponto que precisa ser assinada e outras coisas mais antigas estão caindo cada vez mais em desuso. Soa extremamente esquisito, por exemplo, dizer: vou receber um “contracheque” da empresa.  

As coisas mudaram e a sua marca precisa mudar também. Atualizar processos traz mais segurança contra fraudes, roubos, perda de informações etc. Além disso, como dissemos antes, consegue proporcionar maior agilidade em todas as etapas do trabalho.  

Insights e melhorias no setor: 

Outro ponto de destaque do RH Digital é que ele permite a reunião de dados e informações essenciais sobre o cliente interno. Isso abre espaço para insights e identificação de pontos de melhoria.  

Dessa forma, fica mais fácil estruturar uma agenda de feedbacks, reuniões, treinamentos e outras estratégias para crescimento e desenvolvimento da equipe. Lembrando sempre que funcionários felizes fazem clientes felizes.  

Equipe que veste a camisa: 

Ainda sobre a satisfação do cliente interno, uma equipe que se sente valorizada pela empresa tende a vestir a camisa da marca. Eles passam de funcionários a promotores, falando bem de sua empresa.  

Você pode não acreditar, mas a opinião do seu funcionário é tão importante quanto a opinião de qualquer cliente externo. Por isso ele deve ser tratado com o mesmo cuidado e a mesma atenção.  

O RH Digital vem para promover essa revolução e tornar esse atendimento, em especial, ainda mais qualificado, elevando a relação entre empresa e colaborador a um novo e excelente patamar. 

Principais impactos do RH Digital na sua empresa 

Agora que você já sabe quais são os principais motivos para adotar o RH Digital, dê uma olhada nessa lista sobre os principais benefícios que poderão ser percebidos logo nos primeiros dias de adoção da estratégia.  

Rotina otimizada: 

Com a automatização de processos manuais, a rotina no departamento de Recursos Humanos ganha muito mais agilidade. A organização surge principalmente no chamado “workflow”, ou, “fluxo de trabalho”.  

Comunicação qualificada: 

Problemas de comunicação podem desencadear ruídos que prejudicam a empresa em diferentes aspectos. O RH Digital reduz consideravelmente esse problema, uma vez que as informações ficam registradas e acessíveis a todos os funcionários autorizados.  

Agilidade: 

Todos os processos são otimizados e, portanto, agilizados. Se antes a sua equipe se perdia tempo devido ao fluxo de entrada de férias, contratação de funcionários, liberação de benefícios etc., agora o problema está solucionado.  

O RH Digital ajuda a automatizar muitos processos que acabam causando esses gargalos e prejudicando a rotina. Nesse caso, basta identificar as demandas e utilizar as soluções propostas pelo sistema.  

Principais funcionalidades 

Algumas das principais funcionalidades do RH Digital são: 

  • Processo seletivo: faça seleção por vídeo, usando jogos digitais para analisar os candidatos. 
  • Armazenamento em nuvem: guarde dados, documentos e informações importantes sobre a sua empresa, sem riscos de perda e vazamento de informações; 
  • Ponto eletrônico: facilite o registro de entrada e saída de funcionários, bem como sua integração direta com a folha de pagamento diminuindo erros para mais ou menos na remuneração; 
  • Segurança do trabalho: registre as ações referentes a segurança e medicina do trabalho, garantindo que a sua equipe esteja devidamente segura para a execução de tarefas.  

Como contratar? 

Você pode contratar o RH Digital entrando em contato com a Arquivar. Somos uma empresa especializada em guarda e digitalização de documentos. Entendemos que a tecnologia é uma importante aliada para o crescimento e desenvolvimento dos negócios.  

Se você ficou interessado, entre em contato e saiba mais sobre nossa solução para RH Digital. Implante essa estratégia em sua empresa e descubra o seu verdadeiro potencial de crescimento.  

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden