O que nos diferencia?
Solicitar Orçamento
GED e Serviços

5 erros na gestão de documentos em empresas

Mulher em ambiente de trabalho com as mãos no rosto, segurando óculos em frente a uma quantidade de papeis e notebook.
Daniel Vieira 11 jun 2021

A gestão de documentos em empresas é parte fundamental da rotina empresarial. Ela permite que você mantenha dados importantes em plena segurança e os acesse com facilidade quando precisar.

A geração de documentos e papéis é constante em um negócio, independente do porte ou do segmento. A partir do momento em que a empresa está em funcionamento, ela passa a gerar papelada. Muitos desses documentos são fundamentais para as tomadas de decisão e precisam ser acessados com frequência.

Por isso, pensar em um gerenciamento documental de qualidade é essencial para os bons resultados. Investir em uma boa gestão de documentos e arquivos é um dos pontos essenciais para a sua empresa ter organização e consiga planejar um crescimento saudável. Mas, muitos empresários acabam negligenciando o assunto.

Neste conteúdo você verá os 5 erros de gestão documental que devem ser evitados. Veja nosso conteúdo em vídeo e continue a leitura deste artigo!

O que é gestão de documentos?

Quando falamos em gestão documental, estamos falando de um conjunto de práticas que envolvem a organização e a administração de arquivos. Isso inclui criação, indexação, armazenamento, acesso, uso e descarte dos documentos.

Ou seja, a gestão vai desde o início até o fim do ciclo de vida dos documentos. Além disso, ela também está associada à implementação de políticas internas e procedimentos que garantam o tratamento adequado dos arquivos.

Além disso, deve ser feita em documentos físicos e digitais.

Qual a importância da gestão de documentos nas empresas?

A gestão de documentos nas empresas é indispensável por diversas razões. As práticas facilitam o acesso às informações quando necessário, pois os arquivos estarão ordenados de modo a favorecer a busca.

Mãos de uma pessoa mexendo em pastas de arquivos
A gestão documental é um conjunto de práticas estruturadas (Foto: Unsplash)

Também garante que a empresa cumpra normas legais relacionadas à guarda de documentos, bem como facilita auditorias internas e externas.

Aliás, além de preservar a história, evita risco de perda, extravio ou roubo de dados. Para o gerenciamento ser efetivo, é necessário realizá-lo da forma correta.

Conheça 5 erros na gestão de documentos em empresas

Ainda que a gestão de documentos em empresas seja essencial, muitos equívocos podem ser cometidos nesse processo. Estes são os erros mais comuns na gestão documental:

  1. Não digitalizar os documentos;
  2. Gerenciar somente o formato impresso;
  3. Não organizar por ordem cronológica;
  4. Esquecer os documentos no armário;
  5. Não ter controle de quem acessa.

Veja mais sobre cada um deles a seguir!

1. Não digitalizar os documentos

Um dos erros mais comuns – e também mais desastrosos – é não se preocupar em manter cópias digitais dos documentos de sua empresa.

Homem em trajes formais utilizando o computador em uma mesa com outros objetos, como calculadora, óculos, xícara, caneta etc. Na tela, ícones de computador, internet, nuvem, cadeado e arquivos
Digitalize os arquivos da sua empresa! (Foto: Freepik)

Afinal, os papéis estão sujeitos a uma série de danos e riscos. Eles podem se deteriorar com o tempo, podem se perder em acidentes, ser extraviados ou, simplesmente, descartados indevidamente.

Quando você digitaliza, garante uma cópia com total segurança. O arquivo digital, diferentemente do impresso, se mantém intacto por tempo indeterminado e pode ser acessado através da nuvem mesmo que o dispositivo pare de funcionar.

2. Gerenciar somente o formato impresso

Ainda há casos em que a gestão de documentos só ocorre na versão impressa. Ou seja: apesar de digitalizar, os gestores não organizam e não cuidam dos arquivos eletrônicos.

É muito importante utilizar um software de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) para assegurar que os arquivos sejam devidamente armazenados. Assim você contará com um armazenamento, controle e compartilhamento adequado das informações contidas em cada documento.

Afinal, a intenção ao digitalizar é justamente mantê-los seguros e acessíveis.

3. Não organizar por ordem cronológica

Uma das finalidades de uma boa gestão de documentos é manter uma organização de qualidade. Ela deve funcionar para facilitar o acesso aos dados que você precisa, quando necessário.

Mão masculina sobre mesa manuseando notebook que exibe um calendário, ao lado de um monitor maior que apresenta pastas de arquivos. A segunda mão aparece em repouso sobre a mesa.
A gestão de documentos baseada em ordem cronológica é altamente eficiente.(Foto: Freepik)

Por isso, é importante criar métodos de organização que façam sentido para o seu negócio. Existe, sim, a importância de separar os documentos por tipo, organizando-os em categorias: documentos da empresa, contratos, fornecedores, funcionários etc.

Porém, a gestão de documentos e arquivos pautada em uma ordem cronológica é uma das mais eficientes e importantes.

Manter contratos, certificados e dados oficiais separados por data de emissão facilita muito um controle mais assíduo. Assim, as chances de atrasar a renovação de documentos, por exemplo, são reduzidas.

4. Esquecer os documentos no armário

Outro erro frequente que pode desencadear problemas sérios na empresa é esquecer os documentos nos armários.

Cuide dos documentos impressos na sua empresa! (Foto: Freepik)

Isso faz com que eles sofram deterioração com o passar do tempo. Portanto, o espaço deve ser limpo e deve ocorrer a remoção de pragas que danifiquem os papéis, além do controle de luz e umidade.

Caso contrário, os arquivos não devem durar muito tempo, até porque é natural que o papel comece a amarelar, insetos façam perfurações e comecem a surgir pontos de bolos que podem danificar as informações contidas ali.

5. Não ter controle de quem acessa

Por fim, um dos erros que deve ser evitado na hora de fazer a gestão de documentos em empresas é deixar que qualquer pessoa tenha acesso a eles. Essa falta de cuidado e de restrição com o acesso muitas vezes coloca informações confidenciais em risco.

Por isso, é realmente importante acompanhar quem pode acessar esses documentos e conferir as informações. Veja aqui quais são as vantagens da gestão documental na sua empresa!

Software GED: o que é e como ele ajuda a evitar erros na gestão de documentos

A gestão documental não precisa ser complicada, sabia? Hoje, com a transformação digital, ficou fácil administrar os documentos utilizando programas específicos para isso. É o caso do software GED.

A gestão eletrônica de documentos (GED) envolve a digitalização destes como primeiro passo. Já na versão digital, eles serão nomeados, indexados, organizados e administrados com mais facilidade.

O armazenamento acontece em nuvem, eliminando a necessidade de ter uma sala para guarda de arquivos físicos. Utilizar um software GED é de grande ajuda para a gestão de documentos em empresas, pois promove uma organização eficiente, reduz custos e permite que se tenha controle de acesso via senhas e outros sistemas de segurança.

Além disso, os arquivos podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar, basta ter um dispositivo eletrônico em mãos.

Conheça o ArqGED: o software de gestão da Arquivar

A Arquivar é uma empresa especializada em gestão de documentos. Oferecemos soluções tecnológicas de ponta para lhe ajudar a dar conta das demandas de sua empresa.

O ArqGED é o nosso software composto por 7 módulos que proporcionam uma gestão qualificada de sua papelada.

Basicamente, você terá um aliado completo para manter os documentos seguros e organizados. Os módulos do ArqGED são:

  • ArqDOC: Faça gerenciamento, rastreamento e mapeamento dos documentos;
  • ArqSign: Acesse e assine documentos digitais através do e-CPF ou e-CNPJ;
  • ArqOCR: O Reconhecimento Ótico de Caracteres permite que você determine buscas por qualquer palavra que exista no documento;
  • ArqFlow: Organize o fluxo de trabalho integrando departamentos e tornando as tarefas mais ágeis;
  • ArqScan: Permite que você digitalize e faça a indexação dos documentos;
  • ArqNF-e: Faça o download e o controle de notas fiscais e outros documentos importantes;
  • ArqAudit: Crie e defina parâmetros para a realização de auditorias internas e organização dos documentos.

Com o ArqGED você tem a solução completa para a gestão de documentos em empresas. Acesse nosso site e saiba mais sobre esse e outros serviços oferecidos pela Arquivar! Entre em contato conosco!

Solicite um
orçamento agora

Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.