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Gestão de Processos: o que é e como funciona?

Mulher de cabelos longos e lisos, usando óculos de grau com armação preta, roupa social e batom vermelho. Ela está dentro de um escritório, levemente apoiada na mesa enquanto segura um tablet com as duas mãos. Ao fundo, computadores e cadeiras de escritório.
Marcelina Melo 7 maio 2024

Garantir operações eficazes e resultados consistentes no seu negócio depende diretamente da capacidade de entender, otimizar e monitorar os processos internos. É para isso que serve a gestão de processos, no entanto, muitas organizações ainda enfrentam desafios para realizar esse gerenciamento.

Isso pode resultar em ineficiências, custos desnecessários e, em última análise, insatisfação do cliente. Para evitar tais impasses, é fundamental compreender a abordagem mencionada e conhecer os benefícios de aplicá-la corretamente em seu negócio.

Esta leitura servirá como um guia para a sua empresa, então, acompanhe-nos!

O que é Gestão de Processos e qual a sua importância?

A gestão de processos é uma abordagem estratégica adotada pelas empresas para otimizar e aprimorar todo o fluxo de trabalho. Os principais elementos desse tipo de gerenciamento são: entender, documentar, analisar, redesenhar e aperfeiçoar os procedimentos empresariais.

Além disso, é uma forma de padronizar as atividades, de modo que o resultado esperado seja atingido plenamente. Do contrário, sem essa regularização, arrisca-se haver erros no percurso de fabricação de um produto ou na execução de um serviço.

Para exemplificar, imagine uma companhia com 10 funcionários em uma linha de produção. Suponhamos que cada um dos colaboradores execute sua função da maneira como prefere, em vez de seguir um padrão definido. Sem dúvidas, o nível de qualidade não será igual em todos os produtos finais, gerando retrabalho, maiores custos e atrasos.

Portanto, alinhar e definir as práticas a serem seguidas é de suma importância para que o negócio se desenvolva e se mantenha competitivo, e isso depende da gestão de processos.

Gestão de processos e BPM: existe diferença?

Podemos considerar o BPM como um sinônimo para a gestão de processos. A sigla significa Business Process Management, que em português quer dizer gerenciamento de processos empresariais.

Portanto, não existe diferença substancial entre os termos. Ainda assim, um ponto que deve ser levado em consideração é que BPM é usado em um contexto tecnológico, uma vez que recursos de TI (Tecnologia da Informação) são aplicados à abordagem, a exemplo do uso de softwares de gestão.

Como funciona a Gestão de Processos? Guia prático em 5 etapas

Conforme explicamos anteriormente, a gestão de processos é um conjunto de práticas para identificar, entender, otimizar e monitorar os processos de negócios de uma organização. Para alcançar os objetivos estratégicos da empresa, é necessário seguir uma série de etapas essenciais:

1. Identificação

O primeiro passo é identificar os processos existentes na organização. Isso envolve a análise de todas as atividades envolvidas na realização de uma determinada função ou entrega de um produto/serviço. Assim, é possível ter uma visão ampla do negócio, o que permite definir quais atividades podem ser automatizadas, quais podem ser eliminadas, e por aí vai.

2. Mapeamento de processos

Uma vez identificados, os processos são documentados em detalhes, geralmente por meio de diagramas de fluxo, que mostram a sequência de atividades, as interações entre elas e os recursos envolvidos.

Essa documentação permite uma análise mais aprofundada, identificando áreas de ineficiência, redundâncias ou gargalos. Também possibilita uma distribuição mais eficaz de colaboradores necessários para compor equipes e projetos.

3. Reformulação e padronização

Nesta etapa, é fundamental definir indicadores de desempenho que irão favorecer o monitoramento.

Com base nas análises, são propostas melhorias e otimizações para aumentar a eficiência operacional. Isso pode envolver a eliminação de etapas desnecessárias, simplificação de procedimentos, automação de tarefas manuais e revisão de políticas e procedimentos. 

4. Implementação de mudanças

As melhorias necessárias já foram definidas, agora é hora de implementá-las na prática. Isso pode exigir treinamento de funcionários, atualização de sistemas e procedimentos, e comunicação eficaz para garantir que todos os envolvidos compreendam e adotem as novas práticas.

Afinal, a gestão de processos é mais do que uma revisão, mas sim uma maneira de mapear e buscar melhores resultados através de uma mudanças operacionais e culturais. Portanto, a integração das pessoas é um passo importante nessa jornada.

5. Monitoramento e controle

Por fim, após a implementação das transformações, é crucial monitorar continuamente o desempenho dos processos para garantir que eles estejam operando conforme o esperado. Isso pode envolver o uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs), análise de dados e feedback dos clientes e funcionários.

Se não forem identificadas melhorias de desempenho em comparação aos processos antigos, é importante rever as ações tomadas e redesenhar os processos.

Quais são os benefícios da Gestão de Processos?

O gerenciamento de processos oferece uma série de benefícios quando bem executado. Dessa maneira, há impactos positivos na eficiência operacional, nos resultados financeiros e na satisfação do consumidor.

Veja alguns dos principais benefícios que a abordagem estratégica pode trazer para o seu negócio!

Melhoria na eficiência operacional

Ao identificar e eliminar atividades desnecessárias, simplificar procedimentos e automatizar tarefas repetitivas, as empresas podem realizar suas operações de forma mais rápida e eficiente.

Os ciclos de produção tendem a ser mais curtos, assim como a utilização de recursos financeiros pode ser mais inteligente e estratégica, tornando os processos mais eficientes.

Melhoria na qualidade de produtos ou serviços

Além de padronizar os procedimentos internos, sua empresa deve instaurar controles de qualidade rigorosos e garantir conformidade com os padrões estabelecidos. Assim, serão oferecidos produtos ou serviços mais consistentes e confiáveis.

Como resultado, os clientes ficam mais satisfeitos, aumentando a reputação da marca no mercado.

Redução de custos

A gestão de processos também pode levar a uma significativa redução de custos operacionais. Ao eliminar desperdícios, retrabalhos e atividades redundantes, as empresas podem reduzir seus gastos com materiais, mão de obra e tempo.

Retenção de funcionários

Com o alto índice de rotatividade de funcionários no Brasil, a retenção de talentos torna-se um desafio para as empresas. Nesse cenário, o gerenciamento de processos pode contribuir para evitar o turnover, visto que a companhia proporciona um ambiente de trabalho estruturado e transparente.

Assim, os colaboradores têm maior clareza sobre suas responsabilidades, ficam mais alinhados e engajados com os objetivos do negócio e podem, inclusive, ser mais produtivos quando não há barreiras burocráticas.

Desafios da Gestão de Processos

Embora a gestão de processos seja essencial para o funcionamento eficaz de uma empresa, muitas organizações enfrentam uma série de desafios ao tentar implementá-la de maneira eficaz. Identificar e superar esses obstáculos é crucial para alcançar a excelência operacional e aprimorar continuamente os processos internos.

Abaixo, discutiremos alguns dos principais desafios enfrentados pelas empresas:

  • Falta de padronização, gerando inconsistências, erros e dificuldades na compreensão e execução das tarefas;
  • Resistência à mudança, seja por parte de gestores apegados a modelos tradicionais, ou de funcionários resistentes a novas formas de trabalhar ou ao uso de novas tecnologias;
  • Dificuldades de monitoramento devido à falta de ferramentas adequadas, pois, sem dados precisos, as empresas podem ter dificuldade em identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas;
  • Complexidade organizacional em empresas de grande porte, devido à variedade de departamentos, hierarquias e sistemas internos;
  • Ausência de recursos adequados, como softwares desenvolvidos especificamente para a gestão de processos.

Como resolver esses problemas? Saiba como implementar a Gestão de Processos na sua empresa!

O que vimos até aqui é um panorama sobre o gerenciamento de processos, incluindo as etapas necessárias para concretizá-lo. Vimos também os maiores desafios que as companhias encontram quando implementam esse método de gestão sem o respaldo necessário.

Em posse dessas informações, podemos avançar um pouco mais no assunto, certo? Para isso, vamos apresentar uma solução completa e efetiva, que pode ajudar o seu negócio a crescer e/ou se consolidar no mercado de forma estruturada.

Conheça, a seguir, o software de gestão da Arquivar!

ArqGED: o seu software de gestão empresarial

Em um cenário de busca contínua por eficiência e excelência operacional, a tecnologia desempenha um papel fundamental em diversas frentes do gerenciamento corporativo. É nesse contexto que apresentamos o software ArqGED, uma solução inovadora que transforma a realidade das companhias.

O ArqGED é um sistema BPM que possibilita o controle do fluxo de trabalho, a integração com outros sistemas e o gerenciamento eletrônico de documentos. Veja mais detalhes sobre a nossa solução!

Controle e automação de processos virtuais

Nosso software possui um módulo específico para o controle do fluxo de trabalho, chamado ArqFlow. Com ele, você pode virtualizar os processos da sua empresa e, como consequência, otimizar o trabalho dos gestores e colaboradores.

O módulo permite, ainda, acompanhar o fluxo da assinatura eletrônica de documentos, o que facilita todo o trâmite documental. A automação torna esse processo mais ágil, eliminando etapas que, antes, exigiam a presença física dos assinantes ou o envio de documentos a serem assinados.

Além disso, o ArqFlow favorece a colaboração entre as equipes, com tarefas executadas de forma remota e fluxos de trabalho centralizados no sistema.

Integração com outros sistemas

O ArqGED oferece uma experiência altamente adaptável, projetada para atender às necessidades dinâmicas das empresas modernas. Isso é crucial para a gestão de processos no meio virtual.

Por meio de uma interface de programação de aplicações (API), o software pode ser facilmente conectado a outros sistemas existentes, ampliando suas funcionalidades e maximizando seu potencial.

Gerenciamento de documentos físicos e digitais

Lidar com o alto volume de papelada é um dos maiores desafios de todas as organizações corporativas. São contratos de fornecedores, documentos de funcionários, notas fiscais, recibos, e por aí vai.

Nesse contexto, a digitalização é uma grande aliada das empresas, já que possibilita a guarda e o manejo dos documentos em ambiente virtual. E mesmo que a companhia queira manter arquivos físicos, eles podem ser gerenciados no sistema ArqGED, que inclusive conta com a gestão integrada de documentos físicos e digitais.

>> Veja o que nossos especialistas dizem sobre as soluções inteligentes da Arquivar!

5 benefícios do ArqGED

Após conhecer o nosso sistema, também é interessante estar por dentro das vantagens que sua implementação pode oferecer ao seu negócio. Acompanhe abaixo!

1. Gestão transparente

Com o ArqGED, os processos empresariais são transparentes e auditáveis, proporcionando maior visibilidade e controle sobre as operações da empresa. Isso permite que os gestores monitorem o progresso dos projetos, identifiquem áreas de melhoria e tomem decisões informadas com base em dados precisos e atualizados.

2. Processos ágeis

A automação garante a agilidade operacional, uma vez que otimiza processos e garante uma execução mais rápida e eficiente das tarefas. Com isso, é possível reduzir o tempo necessário para realizar atividades, acelerando os ciclos de produção e melhorando a capacidade de resposta da empresa às demandas do mercado.

3. Segurança de dados

Nosso sistema oferece recursos avançados de segurança para proteger os dados confidenciais da empresa. Isso inclui criptografia de ponta a ponta, controle de acesso baseado em permissões e monitoramento constante de atividades suspeitas, garantindo a integridade e a confidencialidade das informações.

4. Competitividade no mercado

Processos ágeis e eficientes permitem que a empresa atenda às expectativas dos clientes de forma mais rápida, ganhando uma vantagem competitiva significativa. Além disso, uma gestão de processos bem aplicada eleva a qualidade dos produtos e serviços, o que também aumenta a satisfação do consumidor e fortalece a marca perante o mercado.

5. Sustentabilidade ambiental

Um dos benefícios de se aderir à virtualização e à gestão eletrônica é a redução ou eliminação do uso de papéis físicos. O resultado dessa ação é um menor impacto ambiental por parte da empresa, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

>> Quer saber mais detalhes sobre virtualização de processos? Aprenda com um especialista da Arquivar!

Gestão de processos é com a ArqGED!

Está pensando em levar a Arquivar para sua empresa? Ótima ideia! Agora que você já conhece a solução ArqGED, basta entrar em contato conosco para começar a otimizar a gestão de processos no seu negócio!

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