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ABF Franquias: Você sabe o que é e como funciona essa associação?

A ABF Franquias é uma associação sem fins lucrativos de abrangência nacional que auxilia na otimização do mercado de franquias brasileiras, sendo a segunda maior instituição do ramo no mundo.
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Postado em 2 de maio de 2019 - Atualizado em 8 de outubro de 2020
Logo da ABF franquias

A ABF Franquias é uma associação sem fins lucrativos de abrangência nacional que auxilia na otimização do mercado de franquias brasileiras, sendo a segunda maior instituição do ramo no mundo.  

Ela conta com um importante prêmio: o Selo de Excelência em Franchising (SEF), que contempla menos de 10% das mais de 2.800 franquias registradas na Associação, o que o torna uma premiação muito seletiva e graduada. E é justamente com esse selo que a Arquivar foi agraciada nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020.

O prêmio da ABF é a última instância, um indicador de excelência dada à empresa franqueadora por seus parceiros franqueados. São eles que, por meio da Pesquisa do SEF, avaliam a marca e, de acordo com a pontuação obtida por ela, ratificam a chancela entregue pela entidade. 

O que é a ABF Franquias 

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma associação sem fins lucrativos. Tem abrangência nacional e seu objetivo é a promoção da cultura de franchising, ajudando assim na otimização do mercado de franquias brasileiro. A ABF é a segunda maior instituição do ramo no mundo. Em primeiro lugar, está a IFA (International Franchising Association). 

A ABF surgiu há mais de 30 anos, durante uma crise de instabilidade socioeconômica do Brasil, em 1987. No tempo de sua criação, existiam somente onze empresas que utilizavam o sistema franchising em nosso país, que vivia uma recessão econômica após um rápido período de animação por causa do Plano Cruzado. Depois desse plano, a inflação alcançou até 363% ao ano. 

A consolidação e o crescimento 

Apesar da hiperinflação, o mercado começou a se desenvolver. O total de empresas franqueadoras aumentou 40 vezes em apenas quatro anos! No final de 1991, já existiam um total superior a 430. 

Com a estabilidade econômica promovida pelo Plano Real, o modelo de franchising contou com legislação específica, a Lei nº 8.995/1994 conhecida a Lei de Franquias. Essa lei regulamentou todos os pontos do mercado de franquias, principalmente o relacionamento entre o franqueador e o franqueado. 

Entre os anos de 1996 e 2020, o crescimento foi exponencial. Em 1996, a faturamento anual alcançou R$ 11 bilhões aproximadamente. Em 2019, esse faturamento foi de R$ 186 bilhões. 

Desde o ano 2000, acontece a internacionalização do mercado de franchising nacional. Em 2019, havia, no mínimo, 163 marcas operando em 107 países. Todos esses dados são da própria ABF. 

Hoje em dia, a ABF Franquias promove quatro eventos de grande porte todo ano, além de outros eventos menores. São mais de 11 mil associados, incluindo franqueadores e franqueados. A entidade efetua cursos de capacitação para a adoção de boas práticas em franquias. 

E oferece também o prêmio ABF Franquias, na forma de Selo de Excelência em Franchising. Dessa forma, as empresas que mais se destacam no setor em determinado ano recebem o devido reconhecimento e uma homenagem. 

O que é avaliado no prêmio da ABF Franquias 

O prêmio da ABF avalia o índice de satisfação dos franqueados com suas respectivas franqueadoras. Além disso, a avaliação é feita por empresa especializada por meio de questionários de amostragens, ou em caso de redes menores, com todos os franquiados de determinada franquia. 

Os requisitos para obter o Selo da ABF Franquias 

Para a participação na pesquisa e concorrência ao prêmio da ABF, o Selo de Excelência em Franchising, é condicionada ao enquadramento de alguns quesitos operacionais das unidades franqueadas. As regras são previamente divulgadas pela ABF Franquias anualmente. De modo geral a Rede precisa:  

  • ter contrato de franquia com ABF assinado há pelo menos dois anos; 
  • ser associado à ABF a pelo menos um ano; 
  • estar em dia com suas obrigações perante a ABF; 
  • ter, no mínimo, 5 franqueados; 
  • ter, no mínimo, 10 unidades franqueadas funcionando; 

Como resultado, a franquia é agraciada com a chancela de oferecer um modelo de negócio rentável, seguro e perene para seus franqueados. 

Os serviços em destaque no mercado 

No mercado de franchising brasileiro, as microfranquias desenvolvem um importante papel, já que oferecem serviços mais acessíveis. Contudo, franquias mais caras estão apresentando um ótimo desempenho. 

A ABF Franquias acompanha o crescimento de diferentes segmentos. Veja os de maior destaque em 2019 e o incremento que tiveram em relação ao ano de 2018:  

  • Entretenimento e Lazer: 12,7%; 
  • Hotelaria e Turismo: 12,3%; 
  • Serviços e Outros Negócios: 8,7%; 
  • Casa e Construção: 8,6%; 
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos: 7,5%. 

Serviços e Outros Negócios é um setor que envolve mercado PET, B2B (empresa para empresa), back office, logística e outros segmentos. Nesse contexto, estão as franquias de digitalização de documentos, que também realizam o gerenciamento de documentos. 

Ao todo, a ABF analisou onze segmentos. Os outros foram: Alimentação; Limpeza e Conservação; Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços Automotivos e Serviços Educacionais. 

Os serviços de gestão de documentos 

gestão de documentos

O gerenciamento de documentos é um serviço importante para as empresas modernas que desejam se tornar mais competitivas. A Era Digital inaugurou um novo modelo de arquivos: os documentos digitalizados

Por isso, o prêmio da ABF Franquias contemplou os serviços prestados por uma empresa especializada na digitalização de documentos. Ao invés de trabalhar com uma grande papelada, guardada em arquivos físicos, a empresa contratante pode centralizar sua gestão em um banco de dados específico, de fácil acesso e consulta. 

O gerenciamento de documentos deve ser inteligente, personalizado conforme as demandas do cliente. Vamos analisar os critérios mais importantes que exigem análise quando se trata de escolher uma empresa franqueadora de serviços desse tipo. 

Os principais critérios para escolher franquias 

Se você pretende se tornar cliente de uma franquia confiável, é importante avaliar certos tópicos da máxima importância. Primeiramente, certifique-se de que se trata de uma empresa confiável, entrando em contato com outros clientes e avaliando o seu grau de satisfação. Também deve conversar diretamente com a empresa e analisar o trabalho dela. 

Convém conhecer um pouco da Lei de Franquias para se assegurar que a franqueadora é idônea e não faz nada que conflite com o que determina os artigos da legislação, nem entre em atrito com o código de ética da ABF

No que se refere às franquias de digitalização de documentos, vamos dar algumas dicas mais específicas, como os diferenciais que ela oferece em sua área:  

  • a otimização dos documentos: soluções de gerenciamento de documentos customizadas, independentemente do ramo ou dimensões da empresa do cliente; 
  • a disponibilidade a qualquer momento: a documentação é digitalizada e permanece arquivada online, sempre disponíveis para consulta e download; 
  • a segurança e a rastreabilidade garantidas: os sistemas são completamente protegidos contra perdas e violações, respeitando os padrões da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). 

O reconhecimento de seu trabalho pela entidade regulamentadora de franquias, com a entrega do prêmio da ABF Franquias, também é um excelente indicativo de que a empresa realiza um bom trabalho. 

Agora você já conhece mais detalhes sobre a própria ABF, o prêmio da ABF Franquias e a situação atual do mercado de franchising no Brasil, com realce para as franquias especializadas em digitalização de documentos e gerenciamento de documentos. 

Deseja expandir seus negócios? Sente-se atraído pelo modelo de franquias? Veja, então, quais são as franquias mais lucrativas!

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