GED e Serviços

Se o assunto é produção de dados, fique de olho nestes 04 itens

Big Data Science Concept - world map with data science business icon
Daniel Vieira 4 jul 2016

A produção de dados está cada vez maior. Segundo especialistas, o volume de informações produzidas nos últimos anos é superior à quantidade gerada durante todos os períodos anteriores na história da humanidade. A pergunta é: como lidar com esse crescimento?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IDC (International Data Corporate) em 2012, a quantidade de dados produzidos dobra a cada ano. Assim, em 2020, a previsão é que sejam gerados 350 zettabytes (isso é 35 trilhões de gigabytes!).  Como já falamos aqui no blog, a essa quantidade gigantesca de dados, dá-se o nome de Big Data.

O Big Data favorece o acesso à informação e facilita o entendimento de comportamentos e hábitos de consumidores, ampliação de conhecimentos e delineamento de estratégias. Porém é preciso estar atento a algumas exigências para o bom uso desse recurso.

Conheça pontos da produção de dados para você ficar atento:

  1. Segurança da informação: uma das maiores preocupações dos setores de T.I. das empresas (com razão), manter a privacidade e a segurança das informações é importante e desafiador. Não apenas as grandes organizações são alvo de cyber ataques. As pequenas e médias empresas também são. Invista em sistema de proteção e rastreabilidade dos seus dados.
  2. Armazenamento: atualmente a forma mais segura e efetiva de armazenar suas informações é a nuvem. Com as técnicas de proteção e os variados recursos de backup, você não corre o risco de perder dados da sua empresa. Nem mesmo em caso de invasão do sistema e nem em situações de danos no servidor. Se quiser entender mais sobre o armazenamento em nuvem, leia este post. 
  3. Gestão: em meio a tantos dados sendo gerados, fica evidente a necessidade de organizá-los e gerenciá-los. Isso de forma automatizada e apta a colaborar para a otimização das rotinas de trabalho, redução de custos e crescimento das empresas. A gestão das informações é parte do planejamento estratégico de muitas empresas. E é também critério em programas e sistemas de qualidade, veja mais aqui. 
  4. Análise dos dados: um dos desafios e exigências que o Big Data traz para o mundo corporativo é a correta interpretação e utilização dos dados. De nada adianta uma montanha de informação se não for feito um estudo para saber como elas podem impactar o negócio. Assim como embasar estratégias e gerar oportunidades para as empresas. Dedique-se a compreender como toda essa informação é capaz de favorecer seus negócios.

A maneira de utilizar os dados é que vai trazer benefícios para sua empresa. Os recursos e possibilidades desse novo cenário são inúmeras e você não vai ficar de fora.

Conheça mais sobre nosso trabalho e conte com a Arquivar para extrair o melhor desse emaranhado de informações.

Solicite um
orçamento agora

Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.