O que nos diferencia?

Produtividade é base para crescimento do Brasil. Você concorda?

pin-moedas

Em tempos de muitas discussões sobre o cenário econômico, você já parou para pensar como a produtividade afeta a Economia? Apontada por economistas de diversas correntes de pensamento, a produtividade desponta como fator importantíssimo para o crescimento do país. E no contexto da sua empesa, como a eficiência na produção e no dia a dia podem otimizar seu caixa? Acompanhe conosco.

A prosperidade e o bom desempenho da Economia depende de diversos fatores. Alguns mais amplos, como políticas públicas, cenário internacional, balança comercial, acordos com outros mercados, entre outros. E alguns de dimensão menor, relacionados à esfera de cada organização. É aí que se encontra de fato o fator produtividade.

Precisamos trabalhar mais do que já trabalhamos? Na realidade, para que o país cresça e todos saiam ganhando, o caminho é descobrir maneiras de aumentar a produtividade – e não a produção.

Numa associação simples, ao pensar em produtividade como parte do sistema econômico, pode-se entender:

Produtividade >

 Aumento da produção > Crescimento da empresa > Aumento da circulação de capital > Aquecimento da Economia.

De acordo com pesquisa do Ipea (Instituto de Economia Aplicada), o crescimento da produtividade do trabalhador subiu abaixo do PIB durante três décadas. Isso quer dizer que o trabalhador é ineficiente ou “culpado” por esses índices? Não.

O estudo do instituto ressalta a necessidade de implantação de políticas mais assertivas no que tange à capacidade de produção do país. Levando-se, claro, em conta uma vasta gama de variáveis, tais como a adesão à tecnologia, a qualificação da mão de obra e os programas de gestão de recursos humanos das empresas.

Por que se preocupar com a produtividade?

A resposta parece um tanto óbvia, não é? Mas se analisarmos bem, ainda é possível encontrar muitas gestões que não se atém a itens simples do dia a dia e que travam a fluidez dos fluxos de trabalho. Um exemplo: Quanto tempo o Departamento Pessoal da sua empresa perde procurando documentos em pilhas e mais pilhas, caixas e mais caixas de papel. Ou, quanto tempo um líder de equipe gasta se uma tarefa não é bem compreendida pelos funcionários.

Uma organização sozinha não vai resolver o problema macro do país. Entretanto, trazendo o olhar para dentro de seu negócio, há diversas práticas capazes de otimizar a rotina e possibilitar crescimento financeiro. Entre elas está a gestão documental. Já falamos no nosso blog diversas vezes sobre como a gestão de documentos é estratégica para as empresas. Você pode conferir aqui e aqui.

Mas como exatamente a gestão de documentos pode ampliar a produtividade da minha empresa?

Vamos contar a você de modo geral, mas esteja à vontade para procurar nossa equipe e se informar melhor, considerando sua demanda específica.

Como você viu,  quando se trata de prosperidade econômica, tudo está entrelaçado e sua empresa é parte fundamental do processo. Fale com a gente e conheça nossas soluções para o seu negócio.

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden