GED e Serviços

O que é e como montar uma Estratégia de Sustentabilidade empresarial?

As estratégias de sustentabilidade empresarial se tornaram essenciais dentro de um plano de negócios.
Michelle Andrade
Michelle Andrade
Postado em 14 de janeiro de 2021 - Atualizado em 4 de março de 2021
Sustentabilidade

As estratégias de sustentabilidade empresarial se tornaram essenciais dentro de um plano de negócios.

Elas podem ajudar a sua empresa a gastar muito menos e são fundamentais para estimular o crescimento e o desenvolvimento do negócio.

Temas relacionados à preservação ambiental e aos cuidados com o planeta se tornaram pautas recorrentes nos gabinetes governamentais. Isso ocorre em todo o mundo e algo ficou claro: precisamos mudar antes que seja tarde.

Neste cenário, ganha espaço e relevância quem consegue implantar planos verdadeiramente eficientes, equilibrando a atividade empresarial com o fator sustentável. É justamente sobre isso que falaremos hoje!

Afinal, o que é sustentabilidade empresarial?

O primeiro passo é compreender exatamente o que significa o termo sustentabilidade empresarial, para que então consiga entender como se dá a sua aplicação e quais são as estratégias que você pode – e precisa – adotar.

Sustentabilidade empresarial consiste em uma série de ações que são adotadas com a finalidade de diminuir os impactos ambientais que sua empresa produz.

Isso requer tempo e dedicação, pois é preciso olhar com cuidado para todos os aspectos, e finalmente entender quais deles podem ser alterados para que a sua empresa se torne, de fato, mais sustentável.

Por que é tão importante investir em sustentabilidade?

Investir em sustentabilidade empresarial se tornou um importante fator competitivo. Esse é um dos principais motivos para que as empresas comecem à analisar a relevância desse assunto dentro de todo universo corporativo.

Contudo, um negócio só pode ser tido verdadeiramente como sustentável quando desenvolve não somente estratégias, mas toda uma política comportamental disseminada entre os seus colaboradores – que os tornam mais conscientes e atentos ao assunto.

Conheça as principais estratégias sustentáveis

As práticas sustentáveis devem estar presentes em absolutamente todas as etapas do negócio – desde o planejamento até a entrega dos produtos ou serviços ao consumidor final.

Caso contrário, não podemos afirmar que se trata de uma empresa realmente sustentável. Vamos conhecer algumas estratégias essenciais que devem ser priorizadas.

A reciclagem de materiais

O primeiro passo é repensar o consumo atual e adotar a utilização de materiais reciclados, bem como começar a priorizar a separação de itens de acordo com seu potencial reciclável.

Parece pouco, mas apesar de ser uma das coisas mais básicas desse processo ainda não é algo absolutamente praticado no Brasil. 

Desenvolva um perfil transparente

A transparência é parte essencial da sustentabilidade. Isso porque empresas que adotam esse comportamento possuem um papel de influência no impacto social, e por isso deve explanar sobre toda a cadeia produtiva e contemplar todas as etapas de produção.

Quanto mais clara for a relação da empresa com o público e a forma como ela se apresenta, maior será a confiança e mais empática será essa audiência. Isso contribui para fortalecer uma identidade social – e sustentável – tornando o alcance da marca bem maior nesse aspecto.

Conheça e revise toda a infraestrutura da empresa

Outro aspecto essencial é revisitar a infraestrutura e identificar mudanças que possam ser feitas para aumentar a sustentabilidade. O espaço físico, as instalações e o acúmulo de coisas acabam se tornando vilões nesse processo.

Pequenas mudanças, assim como a de separar o lixo, já colocarão o seu negócio no rumo que se pretende seguir. Algumas das coisas que você pode fazer são as seguintes:

  • Verifique e corrija vazamentos de água;
  • Troque as lâmpadas fluorescentes por LED;
  • Utilize sensores em ambientes de pouca circulação para garantir que as luzes se apaguem quando não tiver ninguém;
  • Corrija problemas no sistema elétrico que eventualmente possam causar desperdícios;

É importante ainda ressaltar que essas pequenas atitudes não apenas trarão benefícios ambientais, mas são essenciais para gerar uma economia financeira, diminuindo consideravelmente os gastos através das estratégias sustentáveis para empresas.

Faça o devido gerenciamento de resíduos

Os resíduos gerados por sua empresa, sejam eles quais forem, devem ser devidamente gerenciados. Isso vai muito além de instalar as lixeiras coloridas nas dependências e sua empresa – é preciso fazer algo mais.

Por exemplo, buscar parcerias com cooperativas e empresas que possa direcionar corretamente os recicláveis, estimular a diminuição do consumo de itens descartáveis, etc.

Pode ser mais interessante, por exemplo, manter canecas de porcelana como alternativa aos copos de plástico nas áreas comuns. Uma pequena atitude que consegue trazer economia e bons resultados.

Trabalhe com parceiros sustentáveis

Se você quer realmente implantar a sustentabilidade empresarial é interessante começar à pensar no perfil de seus fornecedores e parceiros.

De que adianta implantar essa política em sua empresa e financiar práticas que agridem o meio ambiente? Isso inclusive facilitará as suas ações na hora de implantar a sustentabilidade empresarial.

Afinal, é mais fácil convencer um parceiro sustentável de que há excesso de plástico nas embalagens e buscar soluções em conjunto, do que fazer isso com quem não se importa ou não enxerga a importância desse tipo de ação.

Diminua o consumo de papel dentro da sua empresa

Agora vamos a um dos atos mais significativos de todo esse processo: diminuir o consumo de papel dentro de sua empresa. Isso parece impossível mesmo para os pequenos negócios.

Afinal, uma empresa – seja ela de qual nicho de atividade for e independentemente do seu porte – acaba gerando MUITO papel. Eles são documentos, rascunhos, embalagens, contratos e impressões de todos os tipos.

Como a digitalização pode lhe ajudar nisso?

Imagine que incrível seria ter todos esses documentos devidamente organizados em um computador. Se cada gaveta atolada de papeis se transformasse em uma pasta de arquivos nomeados, enumerados e fáceis de serem acessados.

É justamente essa a proposta da digitalização. Os seus documentos são transformados em arquivos digitais que permanecem com a validade jurídica e que podem ser mantidos de forma muito mais organizada e acessível.

A informatização dos documentos é reconhecida pela legislação brasileira. Um contrato digital continua tendo seu valor resguardado tanto quanto um impresso. No entanto, você não precisará gastar – e nem acumular – papel.

Benefícios da digitalização

Entretanto, não pense você que um software de gestão de documentos e a digitalização em si só serão benéficos nesse sentido, porque vai muito além.

Somados ao ponto essencial no processo de implantação da sustentabilidade empresarial, essa transformação digital também traz outras vantagens.

  • Aproveite melhor o espaço físico:

Você poderá se livrar daquelas pilhas de papeis e consequentemente dos armários, arquivos e escrivaninhas onde precisa manter tudo isso. A sua empresa ganhará – e muito! – em espaço físico.

  • Facilidade de acesso:

Esteja você em São Paulo, Nova York ou qualquer outro lugar do mundo, terá acesso fácil e rápido aos arquivos digitais. Basta compartilhá-los em um sistema de nuvem como o ArqGED para conseguir encontrar quando – e onde – quiser.

Esse benefício é especialmente interessante para pessoas que viajam constantemente a trabalho, e que sempre precisam manter contato com a sede da empresa para conseguir resolver pendências à distância.

  • Organização e segurança:

Claro que não podemos deixar de citar o quanto essa transformação digital impactará também na organização e na segurança desses documentos.

Só quem já perdeu horas procurando um deles sabe o quão incômodo e chato isso pode ser. Com a digitalização isso se torna bem mais simples e você se livra de vários problemas de uma só vez.

Isso porque além da questão da sustentabilidade empresarial, organização e economia de espaço, os documentos que são digitalizados estão infinitamente mais seguros do que aqueles impressos.

Pense bem: não há efeitos do clima, umidade ou mesmo incêndios que possam danificar um arquivo em nuvem. Ele está lá e sempre estará para ser acessado quando você bem entender.

Gestão Inteligente de Documentos é com a Arquivar

Agora que você já sabe quais são as principais estratégias de sustentabilidade empresarial, entende que implantar essas e outras estratégias é bem mais simples do que parece.

Os resultados serão sentidos rapidamente tanto para o seu bolso quanto para a reputação da empresa. Mas, acima de tudo você perceberá uma mudança significativa na forma como as pessoas – clientes e concorrência – enxergam o seu negócio.

A Arquivar possui soluções práticas e completas para digitalização e organização dos seus documentos. Esse pode ser o primeiro passo para implantar com sucesso as suas estratégias de sustentabilidade empresarial.

Entre em contato e converse com um de nossos profissionais. Vamos juntos desenvolver a melhor solução para que a sua empresa se torne gradativamente mais consciente e mais sustentável.

Assista nosso vídeo:

Ligamos para você