O que nos diferencia?

Gotejamento Informacional

Arquivo, documento, GED, conhecimento, tecnologia, gestão, processos, entre muitos outros assuntos se fazem presentes, a todo o momento, em nosso cotidiano.

A atual realidade na chamada “Era da Informação” tem nos atropelado, literalmente, por um volume crescente de informações que são despejadas aos “borbotões” pelos veículos de comunicação.

Novidade? Nenhuma! Sentimos isto na pele.

A ponderação que fazemos é que, na ânsia de absorvermos o máximo para melhorar nossos conhecimentos, esquecemos de avaliar o que certamente irá agregar valor. Priorizamos a quantidade em detrimento da qualidade. A afirmação de Shapiro – “A riqueza da informação gera a pobreza da atenção” – livro: Economia da Informação, ilustra bem o que queremos dizer. Transpondo este quadro para a área empresarial, os números também são alarmantes, pois não somos somente receptores, mas também, geradores de informações e documentos. “A humanidade gerou a mesma quantidade de informação nos últimos 50 anos que nos 5 mil anteriores. Em 2010, a informação duplicará a cada 11 horas.” (Informativo Arquivar – nº 01). “50% de todos os documentos no seu arquivo são duplicados ou encontram-se desatualizados e em média, cada funcionário perde 12% de seu tempo à procura de documentos nos departamentos ou no arquivo.” (Informativo Arquivar – nº 08). Analise friamente esses dados e coloque na ponta do lápis!

Felizmente, para nos ajudar nesse processo evolutivo, surgiu a Tecnologia da Informação. Computadores, softwares e, principalmente, os profissionais de TI que são responsáveis pelo funcionamento destas engrenagens.

Missão: Estruturar todos os processos de Gestão de Conhecimento. Como dissemos anteriormente, é fundamental nos preocuparmos com a qualidade de todo conhecimento, que é fruto desta gestão estruturada.

Abordando todos os assuntos relacionados, levamos a você, leitor, informações que possibilitem entender um pouco da tecnologia envolvida nos processos de Gestão do Conhecimento das Empresas.

Propomos o “Gotejamento Informacional”, ensinamento do Professor Cláudio Starec – Diretor da Faculdade Senac/RJ:

  • Informação certa;
  • Pessoa certa;
  • Momento certo;
  • Local certo;
  • Formato mais adequado.
BOA LEITURA!
Alexandre Carísio Nasciutti
Diretor de Negócios – Arquivar São José dos Campos

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden