Processo de digitalização de documentos

O processo de digitalização

Este artigo apresenta o resultado de experimentos realizados pelo Laboratório de Biblioteca Digital da PUCRS. Estudos esses voltados para a captura e conversão de documentos a partir do formato tradicional (papel) para o formato digital. São apresentadas e avaliadas as principais etapas envolvidas no processo de digitalização utilizando duas sistemáticas diferentes: uma baseada na conversão para HTML; a outra baseada na geração de arquivos PDF usados pelo software Adobe Acrobat Reader. São abordados também fatores essenciais aos trabalhos de digitalização, tais como tecnologias de Reconhecimento Óptico dos Caracteres (OCR) e avaliação das características do acervo a ser digitalizado. Por fim, é realizado um comparativo entre as duas sistemática estudadas, apontando pontos positivos e negativos que devem ser considerados na escolha de uma diretriz de trabalho.

Leia mais: Estudo comparativo entre sistematicas de digitalizacao de documentosformatos HTML e PDF.pdf

—  registrado em:  Digitalização,  Arquivos,  Informatização,  Informação Digital,  Documento,  Bibliotecas Digitais,  Informação

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Redução de custos e aumento de produtividade com gestão de documentos?

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden