GED e Serviços

Novas estratégias no uso da informação?

Henderson Torres 15 out 2009

Contrate um bibliotecário! Quem é, o que faz e como encontrar um profissional da ciência da informação? Renate Landshoff apresenta em seu artigo os tipos e formas de uso da informação nas empresas e os papéis que podem ser ocupados por bibliotecários nas organizações.

Uso da informação nas empresas

As organizações e instituições, de uma forma geral, possuem basicamente dois tipos de informação: a informação estruturada e a não-estruturada.

A informação estruturada encontra-se em sistemas de informação, muitas vezes dispersos pela organização, com um grau importante de inconsistência, redundância e falta de integração. Os dados que compõem esses sistemas normalmente não foram planejados para gerar informação estratégica e auxiliar no processo de tomada de decisão. Esse quadro contribui para a cegueira informacional que paira em muitas organizações e instituições. Não dá para saber o que se sabe!

Já, o uso da informação não-estruturada está em documentos, informações e pessoas, e não em sistemas de informação. Essas informações costumam ser muito valiosas e a sua sistematização representa um grande desafio no campo da gestão documental, da gestão da informação e da gestão do conhecimento.

Sem sistemas de informação planejados, alinhados à estratégia da empresa e que contemplem as informações estruturadas e não-estruturadas, as organizações e instituições deixam de ter informação gerencial e passam a ter apenas dados.

Visão sistêmica: rompendo paradigmas

No momento de pensar em especificar, adquirir e implantar um sistema de informação, se faz necessário uma visão sistêmica sócio-técnica, conhecimento em tecnologias da informação e comunicação, sistemas de informações gerenciais, gestão da informação, gestão documental e gestão do conhecimento. Não dá para entregar o projeto apenas para a área de Tecnologia da Informação ou Informática. É preciso conhecer o perfil do Bibliotecário.

Hoje o profissional da Ciência da Informação, também conhecido como Bibliotecário, atua em centros de informação competitiva, inteligência organizacional e gestão do conhecimento, sem organizar livros e sim, organizando a informação!

Onde está esse profissional?  Onde buscar? Que cargo atribuir para todas essas responsabilidades?

O profissional da Ciência da Informação

O profissional da Ciência da Informação atua em todas as áreas do conhecimento e tipos de organizações e instituições; ocupa-se da coordenação de todos os recursos relacionados com a informação e documentação; participa da especificação e implantação de sistemas de informação gerenciais, centralizando e coordenando todos os setores envolvidos na produção, uso e manejo de informação, incluindo ambientes digitais tais como intranets, internets e portais corporativos.

Não importa o nome: bibliotecário, analista de informações, gestor de informação, gerente de informações, gestor de centro de informações, gerente etc. O que importa é o seu perfil, sua formação e sua vocação para atuar diante de tantos novos desafios que os dias de hoje nos impõem.

A informação, como insumo e produto de desenvolvimento organizacional, deve ser trabalhada e convertida em capital ativo da organização. O gestor de informação deve se antecipar à demanda da empresa e propor serviços e produtos que estejam alinhados à estratégia organizacional.

Como atividade meio, faz parte de sua rotina a descrição, indexação, armazenamento, representação, recuperação e disseminação da informação em todos os tipos de mídias, físicas e digitais.

Onde buscar um profissional da Ciência da Informação?

O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação é de nível superior e contempla disciplinas da área de humanas, área técnica e tecnológica. No decorrer do curso existe a grande oportunidade de estabelecer vínculos de estágio com as empresas, permitindo que tanto o aluno quanto a instituição que o contrata, possam descobrir novas possibilidades de se organizar e tratar a informação.

Uma vez no mercado de trabalho, as faculdades e os conselhos regionais de Biblioteconomia, além dos meios de comunicação tradicionais, são a melhor forma de identificar e localizar um profissional com o perfil desejado.

Por Renate Landshoff

Solicite um
orçamento agora

Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.