Assinatura Eletrônica

Conheça a ArqSign: a plataforma de assinatura eletrônica do ArqGed

homem-usando-o-ArqSign-para-fazer-assinatura-digital
Daniel Vieira 9 fev 2021

Com a transformação digital e o avanço de novas tecnologias, as formas de gestão de documentos também estão mudando e a assinatura eletrônica veio para ficar.

Mas para que a renovação dessa área aconteça de maneira sustentável, é preciso que haja soluções confiáveis — que justamente sustentem a nova fase e atendam cada vez mais as necessidades atuais das empresas.

É por conta disso que a Arquivar, empresa de tecnologia com 29 anos de mercado, oferece dentro do ArqGED, sua solução principal, um módulo específico para assinatura eletrônica: a ArqSign.

Podendo ser configurado de diferentes formas, a ArqSign é o passo que você precisa para mudar a forma de assinar contratos em sua empresa!

Neste artigo, você vai conhecer o que é a ArqSign, como ela funciona e quais as 5 principais vantagens de adotá-lo em sua organização. Ficou interessado em saber mais? Continue com a gente!

O que é a ArqSign – Plataforma de assinatura eletrônica?

A ArqSign é uma plataforma criada especificamente para permitir que os clientes assinem documentos eletronicamente e/ou digitalmente.

Para isso, a ferramenta possibilita a inclusão de um processo de assinatura eletrônica dentro dos fluxos das empresas. O que faz com que até mesmo os fornecedores dos clientes, por exemplo, possam fazer parte desse processo digital.

A ArqSign é útil para casos em que os clientes da Arquivar não só querem — como precisam — certificar um documento com praticidade, velocidade e segurança. Com essa finalidade, a ArqSign é capaz de atender a clientes e processos dos mais diferentes segmentos.

Como abordado no início, atualmente, ele é um dos braços principais da plataforma ArqGED, que oferece soluções customizadas para cada cliente.

Como funciona a ArqSign?

Para saber como funciona a ArqSign, é necessário entender de que forma esse módulo confere validade às assinaturas eletrônicas.

A ArqSign trabalha com assinaturas por meio de duas formas principais de validação: a assinatura eletrônica e a assinatura digital, com certificado da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil). Explicaremos sobre suas diferenças abaixo.

Assinatura eletrônica simples

De acordo com a legislação brasileira, quando duas partes acordam em aceitar a assinatura eletrônica como válida, ela passa a ter validade legal. 

Registradas em um ambiente de dados confiável, as assinaturas eletrônicas rodam em fluxo pré-definido pelas partes envolvidas e são capazes de validar ações de maneira automática no ArqGED.

Para ficar mais claro, um exemplo: com o ArqGed, uma empresa do setor alimentício consegue enviar um contrato a ser assinado para um de seus fornecedores eletronicamente.

A partir do momento em que esse contrato é assinado, o sistema reconhece o comando e já dispara o pagamento ao fornecedor, informa a compra ao setor financeiro, emite ordens de serviço e por aí vai. Impressionante, não?

Tudo depende dos fluxos que você configurar na sua empresa, com auxílio da equipe da Arquivar.

ICP-Brasil

De forma geral, a assinatura eletrônica atende quase todos os casos. Ainda assim, há setores específicos que demandam por verificadores de conformidade para fechar contratos.

É o caso do Ministério da Educação (MEC), por exemplo, que padronizou que todos os contratos das instituições de ensino superior devem ser assinados via ICP Brasil.

Para casos como esse, a ArqSign também atende: É possível fazer a virtualização da documentação de instituições de ensino superior e a certificação dos documentos que foram digitalizados com certificação digital.

Não à toa, a Arquivar também atende instituições de ensino superior, que implementam a ferramenta em seus fluxos.

Tudo vai depender, claro, do que pede cada situação. E para ajudar nesse momento, a equipe da Arquivar conta com profissionais extremamente capacitados!

Caso queira entender mais sobre a diferença dos tipos de assinatura, leia nosso post.

Quais as vantagens de contar com o módulo de assinatura eletrônica do ArqGed?

Agora que você já entendeu a ArqSign e como ele funciona na prática, é hora de conhecer quais as 5 principais vantagens de contar com o módulo de assinatura eletrônica do ArqGED. Vamos a elas.

1. Segurança da informação

A Arquivar tem como foco principal o desenvolvimento de software voltado para a gestão da informação. Atualmente, a empresa é parceira da Microsoft tanto em plataforma quanto em serviço de nuvens.

Hoje, o ArqGED e seus módulos são desenvolvidos nas plataformas da Microsoft. Assim, a metodologia de desenvolvimento atende às diretrizes do mercado e conta com segurança da informação avançada, sigilo, entre outros fatores chave.

As informações ficam armazenadas no Azure, datacenter da Microsoft, eleito o mais seguro do mundo. O datacenter e o ArqGED estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD). Contratar a ArqSign é, ao mesmo tempo, ter extrema segurança nas informações de seus contratos.

2. Entendimento do contexto brasileiro

Hoje, no mercado, existem várias empresas que atuam na parte de assinaturas de documentos. Entre as quais, algumas desenvolvedoras de softwares que também expandiram sua atuação ao Brasil. 

Por serem empresas gigantes, eles não são tão aderentes ao processo de contrato com algumas especificidades do Brasil. Ao contrário da Arquivar, que é especialista em atender a legislação Brasileira.

Em se tratando somente da assinatura, a ArqSign tem um diferencial muito grande, já que foi desenvolvido com base nas formas de validação nacionais. Os contratos assinados no ArqGED não quebram a criptografia que é feita, o que é um grande diferencial técnico.

3. Adaptabilidade a diferentes modelos de negócio

Extremamente capacitados, os profissionais da Arquivar se esforçam em genuinamente entender os processos dos clientes. Isso porque para os profissionais da Arquivar, a preocupação com a gestão da informação inicia-se desde a raiz do problema.

Dessa forma, a Arquivar mapeia todo o processo de seus clientes de ponta a ponta e busca adaptar sua solução de acordo com cada situação. 

4. Responsividade do software

Do ponto de vista tecnológico,o ArqGED é responsivo. Isso permite, que as assinaturas na ArqSign sejam feitas em múltiplas plataformas — de smartphones, tablets e desktops.

Sem dúvidas, isso gera um diferencial ao negócio. Já que, em grande escala, consegue dar dinamismo a tarefas do cotidiano.

5. Usuários ilimitados na ArqSign

Por fim, um outro diferencial é que não há um limite de usuários específicos que podem acessar o sistema. Dessa forma, em empresas que precisam fazer uma enorme quantidade de assinaturas por mês, o sistema também se encaixa perfeitamente. 

Além de tudo, o ArqGED permite que etapas do fluxo sejam realizadas mesmo fora do software, o que não gera limitação na forma de se relacionar com os fornecedores. Tudo depende da maneira como o sistema foi configurado para cada cliente.

Pensado para atender cada caso de forma específica, a ArqSign é o passo decisivo para a transformação digital que você deseja ter na gestão de contratos em sua empresa.

Agora que você ficou por dentro das vantagens da ArqSign, contrate o módulo de assinatura eletrônica do ArqGED e comece a colher os benefícios da transformação digital o quanto antes!

Solicite um
orçamento agora

Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.