GED e Serviços

CDIA – Certified Document Imaging Architect

Henderson Torres 20 jul 2007

O Certified Document Imaging Architect

A CDIA+ ou Certified Document Imaging Architect, é uma certificação que reconhece um individuo como altamente capacitado para coletar requisitos de negócios, analisar processos, recomendar e ou desenvolver soluções e planejar implementações de gestão de documentos e imagens envolvendo todos os processos de gestão de documentos: projeto, triagem, classificação, organização, descarte, digitalização, disponibilização, rastreabilidade, microfilmagem convencional e eletrônica, guarda externa de documentos e demais suportes de armazenamento, etc.

Importância, reconhecimento e Entidade Certificadora

O Certificado CDIA+ concedido pela CompTIA Computing Technology Industry Association (Associação da Industria de Tecnologia da Computação) é uma credencial reconhecida internacionalmente, independente de fornecedor, que atesta os conhecimentos em tecnologias e melhores práticas utilizadas para planejar, projetar e especificar um sistema de gestão de documentos e imagens. É a principal certificação mundial na área e atesta a competência e o profissionalismo do setor de Gestão de Documentos e Imagens. Tornou-se um pré-requisito indispensável para qualquer empresa que deseja atuar nessa área do conhecimento, pois só assim, os clientes podem ter a certeza de estar contratando uma empresa qualificada a atender as suas necessidades em Gestão de Documentos e Imagens.

No Brasil, é comum nos processos licitatórios (ex: Câmara Federal dos Deputados – PREGÃO ELETRÔNICO Nº 23/09, Ministério da Justiça – PREGÃO ELETRÔNICO Nº 045/2008, entre tantos outros) exigirem que a empresa tenha em seu quadro de funcionários um ou mais profissionais com esta credencial para minimizar os riscos e maximizar os resultados esperados visando o sucesso do projeto de Gestão de Documentos e Imagens. Mais recentemente, as empresas privadas também passaram a adotar a mesma prática, exigindo a certificação em seus processos de compra.

A CompTIA, é uma associação de classe sem fins lucrativos, fornecendo os padrões para a comunidade tecnológica nas áreas de prestação de serviços possibilitados pela Internet, e-commerce, certificação técnica (desvinculado de interesses comerciais com o mercado fornecedores), CRM, políticas públicas, desenvolvimento e treinamento da força de trabalho. Representando o mercado de informática e comunicações por mais de 20 anos, a CompTIA tem mais de 10.000 membros, pessoas jurídicas em 78 países e 10.500 membros, pessoas físicas profissionais liberais. Quase meio milhão de pessoas em todo o mundo já receberam certificados da CompTIA.

Marco Evolutivo e Requisitos Mínimos

A certificação CDIA foi lançada em 1995 e era voltada basicamente para o gerenciamento da imagem dos documentos. Em 2002, houve uma profunda mudança no foco da certificação, que foi rebatizada como CDIA+ e passou a incluir competências como levantamento, análise de processos, gerenciamento de projetos, metodologias e implantação.

Para obter a certificação, o profissional precisa responder a uma prova com 85 questões, em uma hora e meia. Para ser aprovado, o candidato deve obter, pelo menos, 700 pontos, em uma escala de 100 a 900. A indústria reconhece CompTIA certificação CDIA+ como uma forma consistente e objetiva de avaliar os profissionais do setor de imagem. Várias empresas que fornecem soluções de Document Imaging apoiam a certificação CDIA+ da CompTIA, incluindo Canon, Ricoh, Kodak, Fujitsu, Minolta, Kyocera e muitas outras.

Solicite um
orçamento agora

Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.