API de Integração ou Webhook, qual é melhor?
Quais as diferenças da API de Integração e do webhook e como podem revolucionar a maneira como as empresas lidam com documentos digitais.
Com certeza você já ouviu falar em assinatura eletrônica e digital para contratos. Esses documentos são essenciais para a formalização de acordos entre duas ou mais partes, principalmente nas empresas. Há bem pouco tempo, eles eram feitos à mão, o que tornava o processo lento e burocrático, gerando atrasos e problemas de comunicação.
Porém, hoje, a assinatura digital, aliada à gestão eletrônica de documentos, se tornou uma alternativa cada vez mais popular, sobretudo porque é eficiente, segura e extremamente conveniente, concorda?
Neste conteúdo, vamos discutir os benefícios da assinatura eletrônica e digital para contratos, e como elas podem ajudar as empresas a melhorar sua eficiência e segurança documental. Continue a leitura!
A assinatura eletrônica e digital para contratos é um método de autenticação e validação de documentos digitais que substitui as assinaturas manuscritas tradicionais.
Elas oferecem segurança, rastreabilidade e agilidade, tornando a assinatura de contratos mais eficiente, reduzindo a necessidade de papel e permitindo a assinatura de documentos à distância, economizando tempo e recursos.
Contudo, assinar um contrato digitalmente é uma das etapas do ciclo de vida desse tipo de documento. Após assinado o contrato entra em um processo de gerenciamento, que envolve armazenamento, disponibilidade para consulta, controle de acesso, versionamento e outros.
A Gestão de Contratos é um conjunto de processos e práticas que visam administrar, monitorar e otimizar o ciclo de vida de contratos entre uma empresa e seus parceiros, fornecedores, clientes ou outras partes envolvidas.
Ela abrange desde a criação e negociação de contratos até a sua execução, monitoramento, renovação e, eventualmente, o encerramento.
Alguns dos principais objetivos do Gerenciamento de Contratos incluem:
O processo de gerenciamento de contratos geralmente envolve:
No mercado, diversas plataformas de assinatura eletrônica e digital já disponibilizam tecnologia não apenas para a assinatura em si, mas também para facilitar essa gestão.
Com a implementação de um sistema desse tipo, é possível aprimorar a eficiência, a segurança e a conveniência de todos os processos comerciais.
A gestão de documentos e a assinatura digital são duas tecnologias complementares que podem ajudar as empresas a melhorarem a eficiência, a segurança e a conveniência dos seus processos de negócios.
Utilizar uma plataforma que possibilita as duas soluções em conjunto torna o processo de autenticação, que valida a autoria ou a aprovação de um documento, mais simples.
Essa dupla é utilizada para substituir as tradicionais assinaturas manuais em papel, garantindo a validade jurídica quando cumprem os requisitos legais.
Um dos critérios para a conformidade legal é o vínculo da assinatura com o Certificado Digital ICP-Brasil. Este, aliás, é exclusivo das assinaturas digitais, logo, as que não o possuem são classificadas apenas como assinaturas eletrônicas.
As assinaturas digitais são mais seguras, pois geralmente envolvem algoritmos de criptografia para criar uma representação única da assinatura de uma pessoa. Elas garantem a autenticidade do documento e ajudam a evitar adulterações, proporcionando proteção de dados e integridade aos arquivos eletrônicos.
Vamos falar mais sobre isso? Imagine ter todos os contratos da sua empresa centralizados e organizados em um sistema virtual. O ideal seria ter também assinaturas eletrônicas e digitais para as partes poderem autenticar o documento nesse mesmo sistema, sem precisar fazer impressão e entrega de uma cópia física, concorda?
A resposta poderia ser simples assim, mas vamos além.
Usar assinaturas eletrônicas e digitais é mais uma forma de ter agilidades nos processos da empresa com clientes e fornecedores. Como resultado, há uma economia de recursos financeiros pela eliminação de gastos com tinta, impressora e espaço para armazenamento físico de arquivos.
Soma-se a isso que os contratos assinados eletronicamente podem ser facilmente organizados e arquivados, ao utilizar um bom software, permitindo um acesso rápido aos registros.
Esses sistemas, inclusive, garantem a segurança de informações e contam com tecnologias que asseguram a autenticidade e integridade dos termos. Ou seja, dificilmente eles serão alterados e, se forem, é possível acessar o histórico e identificar a alteração.
Isso porque as soluções de assinatura eletrônica e digital geralmente oferecem recursos de rastreamento e auditoria, permitindo que as empresas monitorem quem assinou o documento, quando e onde.
>> Quer saber mais sobre assinatura digital? Conheça os 5 sinais de que está na hora de implementar essa solução na sua empresa:
ASSINATURAS DIGITAIS | 5 sinais de que é AGORA o momento de implementar em sua empresa
A ArqSign é a solução completa para controle de assinaturas de contratos na sua empresa. Garantimos que o seu negócio tenha acesso a uma solução excepcional, proporcionando total transparência e conformidade legal.
Veja como:
Além disso, com a nossa plataforma, você pode:
O fluxo de assinaturas na ArqSign é simples, intuitivo e personalizável. Veja:
A plataforma possui várias outras funcionalidades que facilitam a gestão de documentos, além de garantir total segurança nesta parte do processo.
A gestão de documentos na ArqSign envolve recursos como versionamento, criação de pastas, controle de acesso por usuários e outras, trazendo vários benefícios. Vamos analisar alguns desses aspectos:
O versionamento de documentos na ArqSign permite acompanhar todas as versões de um documento ao longo do tempo.
A ArqSign permite a organização de documentos em pastas, o que é especialmente útil em organizações com múltiplos departamentos ou equipes. Os documentos podem ser categorizados em pastas específicas, tornando mais fácil a localização e o gerenciamento dos arquivos relevantes.
O controle de acesso é uma funcionalidade fundamental para manter a segurança dos documentos. Na ArqSign, os administradores podem atribuir permissões específicas a cada usuário ou grupo de usuários. Isso significa que apenas pessoas autorizadas podem acessar, editar ou assinar determinados documentos.
A ArqSign foi desenvolvida para tornar o processo de gerenciamento de documentos mais eficiente, seguro e organizado, proporcionando benefícios significativos para organizações de todos os tamanhos e setores.
>> Não perca tempo. Faça um teste grátis e comprove!
Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio