Os diagramas de actividades permitem: – Especificar a ordem das actividades – Especificar regras associadas com a sequência de actividades – Capturar actividades sequenciais e paralelas
Uma actividade ou tarefa é semelhante a um estado e corresponde a uma unidade de trabalho. O sistema de workflow é responsável por atribuir tarefas que precisam ser realizadas para as pessoas necessárias para executá-las.
As tarefas são atribuídas geralmente a papéis organizacionais – Geralmente designado como papel de workflow – Em tempo de execução, é necessário converter um “papel de workflow” num colaborador / funcionário
Estratégias de alocação de tarefas
1) “estática” – Nomear as pessoas responsáveis por executar as tarefas na definição do processo. – Só existe uma única pessoa capaz de executar cada tipo de tarefa.
2) “dinâmica” – balanceamento automático baseado em regras. – balanceamento definido pelo predecessor da tarefa final.
3) “oferta do sistema” – As tarefas prontas são oferecidas a um conjunto de pessoas capazes de executá-las. – A tarefa é atribuída a primeira pessoa que aceitá-la. O estado de um processo progride à medida que as diferentes tarefas vão sendo completadas, havendo uma transição entre cada tarefa.
Nota técnica acerca dos diagramas de actividade e a UML: A linguagem para a representação da modelação de sistemas e processos encontra-se actualmente padronizada na UML (Unified Modelling Language) . A UML é uma linguagem de modelação não proprietária de terceira geração. A UML é um método aberto usado para especificar, visualizar, construir e documentar os artefactos de um sistema. Basicamente, a UML permite que os analistas visualizem os produtos do seu trabalho em diagramas padronizados. Juntamente com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos ou metodologias.
Levantamento, optimização e concepção de processos Processo (no latim procedere é verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere)). É conjunto sequencial e peculiar de ações que objetivam atingir uma meta. É usado para criar, inventar, projectar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.
No presente contexto, processo é a sequência de passos, tarefas e actividades que convertem entradas de “fornecedores” numa saída. Exemplos de processos tradicionais incluem a formação, preparação, tratamento ou melhoria de materiais em suas características físicas ou químicas, resultando na sua transformação. De modo análogo, um processo pode consistir na criação, tratamento ou alteração de documentos / informação resultando na sua transformação e consequente andamento / progresso das actividades de uma organização.
O Levantamento de Processos de Negócio consiste na identificação das tarefas necessárias e relacionadas entre si de forma a completar um processo de negócio. Um processo de negócio é constituído por um conjunto de actividades estruturadas, mensuráveis e destinadas a produzir um resultado para a organização.
Planeamento – Modelação da estrutura organizacional – Modelação da ordem dos processos – Determinação dos relacionamentos (transições) – Determinação das actividades com recursos, dados e funções operacionais (papéis funcionais) – Utiliza-se linguagem de texto formal ou linguagem visual.
Um workflow funciona com base em: – Regras de Negócio: Regras que coordenam o fluxo de tarefas no sistema – Uma Estrutura Organizacional: Relacionamento entre as pessoas, cargos e as entidades departamentais – Objectos de Informação: Actividades, documentos e pessoas.
Caracterização dos Workflows: – Ad hoc – envolve coordenação humana, colaboração e co-decisão. Estes workflows aparecem muitas vezes em processos de escritórios tal como em propostas de vendas. – Colaborativos – Coordenação de processos colaborativos. Exemplos incluem a criação de documentos técnicos e desenvolvimento de software – Administrativos – envolvem processos repetitivos e previsíveis, com regras de coordenação simples, tal como o encaminhamento de relatórios de despesas ou processos de autorização de viagens – Produção – processos de negócio repetitivos e previsíveis, tal como pedidos de empréstimos bancários e processamento de acidentes por parte das seguradoras
O desenho de processos: -A representação abstracta de um processo de negócio de forma a suportar uma modelação. -É composta por tarefas ou actividades, seus relacionamentos, os participantes, dados e aplicações de informática
Inclui:
– Um conjunto de tarefas, (Um processo pode ser composto em diversas tarefas; As tarefas podem ser organizadas em caminhos simples (sequenciais) ou complexas (paralelas e condicionais)) – Governadas por um conjunto de regras de negócio (Algumas decisões de encaminhamento podem ser tomadas automaticamente pelo sistema) – Realizadas por intervenientes humanos e/ou realizadas por computador – Transições, e – Regras
Representação Gráfica de um Workflow – Um exemplo de um (sub)processo, neste caso a 1ª fase relativa a uma candidatura de um projecto a um determinado programa de financiamento. Neste exemplo, a 1ª fase representa um (sub)processo no processo global de candidaturas.
Suporte dos Sistemas de Informação: – Objectivo principal: suportar os processos de negócio – Componente pilar da Arquitectura Empresarial
Tendo em conta: – Garantia e controlo de qualidade dos SI – Balanceamento entre inovação TI e exigências negócio – Complexidade e interfaces entre Sistemas de Informação (SI) – Custos de desenvolvimento e manutenção, portabilidade – Promover o alinhamento entre Negócio, Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação!
Necessidade de uma arquitetura a 3 níveis: – Arquitetura Informacional: Representação e identificação dos principais tipos de dados que suportam o desenvolvimento do negócio da organização – Arquitetura Aplicacional: Organização Funcional das aplicações necessárias à gestão dos dados e suportar o negócio da organização – Arquitetura Tecnológica: Tecnologias que implementam ou fornecem um ambiente para o funcionamento das aplicações
O sistema de workflow é responsável pela atribuição das tarefas pelos recursos humanos e computacionais, para serem realizadas.
A análise de Workflows pode ser feita através de:- Validação (ex. com Simulação) – Verificação – Estabelecer se um workflow esta correctamente desenhado – Técnicas avançadas de análise (análise de Petri nets) – Análise de Desempenho – Propriedades Estruturais – Control flow, Data flow, Restrições temporais – Alcançabilidade, Terminação, Deadlocks, inconsistência de dados, falta de parâmetros de entrada
Autor: Lúcio Quintal
Fonte: A Webzine do NESI