O que nos diferencia?

Diploma digital, entenda um pouco mais

O documento mais importante e almejado pelos estudantes durante o período acadêmico, finalmente entrou no século 21. O Diploma Digital é uma inovação proposta pelo Ministério da Educação em 2018, com o objetivo de desburocratizar, diminuir tempo e custos na emissão do documento pelas instituições de ensino superior no Brasil.

Enquanto isso, a inovação foi criada concomitante a formalização de Portarias do Governo Federal que delimitaram e padronizaram o processo de modernização das estruturas tecnológicas que irão emitir e registrar o documento digital, além de definirem através de normas técnicas, padrões de formatação dos arquivos que irão compor o diploma digital.

Transformação Digital

Certamente a inserção do diploma digital na cultura das IES contribuiu para atender um anseio da atual sociedade ao engajamento em causas sociais de sustentabilidade, e claro, sendo o principal ganho, o combate a falsificações e irregulares nos processos de emissão de diplomas de cursos pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.

Além disso, o diploma digital faz parte do processo de Transformação Digital ao qual o sistema educacional brasileiro passa, criando e estabelecendo inúmeros mecanismos para tornar o acesso a informação mais ágil e transparente dentro das IES. Exemplo a publicação da Portaria 315.

A previsão do MEC é que todas as IES estejam emitindo o Diploma Digital até 2022.

Mas afinal, o que é o Diploma Digital?

A expectativa do MEC é que os formandos terão acesso ao documento em até 15 dias após a conclusão do curso e poderá ser acessado direto no site da instituição de ensino. O Diploma Digital nada mais é que a versão eletrônica do diploma/certificação física de conclusão da grade escolar do aluno naquela instituição.

Da mesma forma que dentro das Normativas que regem esta inovação, estabelece-se que apenas instituições de educação superior podem emitir o documento digital.

Vantagens

Com a utilização do diploma digital, será possível verificar com maior agilidade a autenticidade do documento, diminuindo consideravelmente a propagação de fraudes. Sem contar a agilidade na emissão e disponibilidade para os alunos, uma vez que o documento tem o mesmo valor jurídico da versão física, a diferença está na segurança e facilidade para verificação na versão digital.

Como o diploma digital estará disponível e como acessá-lo

Conforme o MEC, o diploma usará a infraestrutura padrão ICP-Brasil (certificação de segurança) para buscar a autenticidade das chaves geradas. Por enquanto, o Diploma Digital poderá ser acessado pelo celular ou computador e o documento também deverá ficar disponível no site da instituição que o emitiu. O processo de migração das versões físicas para as eletrônicas já começou em grande parte das IES, com a data final obrigatória em 2022.

Pós-graduados, mestrandos e doutorandos, todos terão o diploma digital?

Embora o MEC tenha interesse em expandir a emissão do documento digital para a pós-graduação o mais breve possível, mestrandos e doutorandos vão precisar aguardar novos capítulos para terem a sua versão digital da certificação. O foco no momento do Ministério da Educação são os estudantes de graduação.

Enfim, para os graduados a acessibilidade ao documento poderá ser solicitada pelo aluno que já formou, desde que a instituição já esteja apta a emitir a versão eletrônica. A lógica de solicitação também vale para aqueles que ainda irão se formar.

A obrigatoriedade da emissão do diploma só passará a valer a partir de 2022.

Mas e você? Quer que a sua instituição entre de vez na era digital e transforme a maneira de fazer a gestão das informações dos alunos?

O Diploma Digital só será obrigatório a partir de 2022, mas temos o prazo para o cumprimento da Portaria 315 do MEC que já termina em abril. Fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden