Assinatura Eletrônica

Porque o mercado financeiro pode se beneficiar com o uso das assinaturas eletrônicas e digitais de documentos

mercado financeiro
Marcelina Melo 31 jan 2022

O mercado financeiro tem enfrentado mudanças estruturais nos últimos anos. Com as transformações digitais, impulsionadas principalmente pela pandemia, mais clientes e parceiros passaram a exigir gestões eficientes, que conseguissem digitalizar, automatizar e trazer praticidade ao ritmo intenso do setor.

A ideia é que, com essa digitalização, mais atividades passem a ser automatizadas e ofereçam alternativas eficazes a quem precisa cada vez mais agilizar as tarefas diárias.

Exemplo claro é a assinatura de documentos em geral. Esse processo passa por modificações para que gere melhores resultados para nossa realidade, muito mais digital do que há 20 anos.

Embora essa nova celebração de transações seja utilizada em qualquer área, é no mercado financeiro onde é mais necessária. E isso só foi possível graças ao desenvolvimento e fortalecimento do uso de assinaturas eletrônicas e digitais.

Assinaturas eletrônicas e seus benefícios

As assinaturas eletrônicas são as identificações realizadas por meio de dispositivos eletrônicos e que exime a necessidade de processos manuais. 

Este processo garante a autenticidade de uma assinatura. A modalidade tem a mesma validade jurídica de uma assinatura manual, com um adendo, a praticidade de ser executada on-line.

Sua utilização foi regulamentada em 2001, com a Medida Provisória 2.200-2. desde então, seus benefícios se tornam atrativos para aqueles que desejam modernizar o ambiente de trabalho e otimizar a produtividade.

Modernização

Essa modernização acontece diante do crescimento do trabalho remoto. O home office chegou para ficar em muitas empresas que conseguiram digitalizar todos (ou quase todos) os seus processos.

Nesse caso, as assinaturas eletrônicas permitiram a flexibilidade do formato de trabalho que conhecíamos. Agora estamos mais conectados e temos facilidade em fechar negócios à distância.

Integração

Neste momento estamos mais próximos de finalmente conseguir integrar todas as atividades nos meios eletrônicos e as assinaturas têm um grande papel nisso.

Como podem ser aplicadas a laudos, atas, projetos, propostas, aditivos, requerimentos, e outros tipos de documentos  as assinaturas permitem que estejamos 100% integrados.

Essa conectividade minimiza erros e nos ajuda a alinhar estratégias já que facilita o acesso a diversos outros produtos e serviços tecnológicos.

Adoção de novas técnicas

O contrário também acontece. Embora nosso trabalho seja facilitado pela existência de novas tecnologias, muitas vezes, não as utilizamos na prática devido à falta de um conectivo que permita digitalizar e transformar a rotina de trabalho.

As assinaturas eletrônicas e digitais admitem, por exemplo, que o mercado financeiro desenvolva ferramentas inovadoras e as aplique no dia a dia. Temos um exemplo claro disso em um conteúdo completo disponibilizado aqui no blog.

Mobilidade

Não é de hoje que procuramos resolver problemas e identificar pendências onde quer que estejamos. Com as assinaturas isso é possível.

Essa mobilidade é amparada, principalmente, pela assinatura eletrônica,que pode ser realizada em qualquer dispositivo e durante 24 horas por dia.

Sustentabilidade

Possibilitando que seja feita a digitalização de processos, as assinaturas eletrônicas inibem a utilização de papel nas empresas. Com isso, há menos desperdício e um menor impacto das ações humanas ao Meio Ambiente.

Uma gestão empresarial sustentável também atua na criação de valor para determinada marca. Com o aperfeiçoamento das atividades realizadas internamente, este é um importante fator para as empresas mostrarem-se ao mercado como responsáveis e inovadoras.

Assinaturas eletrônicas significam menos burocracia

No entanto, falar sobre aperfeiçoamento de processos para o mercado financeiro pode ser difícil considerando a liquidez do setor. Mutável, agitado e com uma série de variáveis que influenciam os números, o mercado financeiro depende também de organização.

No entanto, esta organização não deve ser superficial, mas intrínseca. Ou seja, que consiga otimizar o tempo dos envolvidos e seja reconhecida na rotina.

Quase todos os documentos que circulam na estrutura financeira mundial enfrentam burocracia e acabam levando meses para serem finalizados. Como exigem detalhamento de informações e validade jurídica, contratos de qualquer tipo demandam muito tempo para assinatura, o que pode ser beneficiado pelas assinaturas eletrônicas e digitais.

Plataformas de assinatura eletrônica permitem assinar documentos onde quer que se esteja, sem necessidade de deslocamento. Dessa forma, reduzem o fluxo de assinatura, extravio de documentos e antecipam receitas.

Também trazem agilidade. Deslocamentos a cartórios e impressões em papéis podem ser esquecidas com as assinaturas eletrônicas.

Consequentemente, os gastos direcionados para essas atividades são reduzidos. Com isso, é possível obter redução de custos visível em  curto prazo.

Essa situação é acentuada se consideramos o quanto a burocracia pode ser cara por envolver terceiros e se distribuir em diversas fases. Gastando menos, sobra dinheiro para investir em algo que melhore a execução de serviços e a entrega de resultados.

As assinaturas também permitem que determinada empresa que implementou a tecnologia em seu dia a dia adentre o mercado financeiro com vantagens competitivas.

Neste caso, ela conta com mais recursos para redirecionar internamente e enriquecer as atividades realizadas: os lucros da redução de gastos. Além disso, a própria rapidez com que um documento é assinado digitalmente ajuda a fechar negócio.

Em  muitos casos, manter todo o processo no digital pode garantir uma melhor experiência ao cliente. Desse modo, se mantém mais satisfeitos e permanecem no processo de assinatura de contrato.

Um caso prático é o do Wright-Patt Credit Union (WPCU). A cooperativa de crédito americana triplicou o número de empréstimos comerciais finalizados após facilitar o uso de assinaturas eletrônicas.

Além dos benefícios diretos, o uso desse formato de assinatura permite o aprimoramento de quase todas as atividades oferecidas no mercado financeiro. Veja alguns exemplos:

  • Abertura de contas: Em alguns casos, não existe necessidade de ir até um banco para realizar a abertura de conta, o que oferece praticidade aos clientes que não moram próximo às sedes presenciais;
  • Estruturas: Vemos a popularidade de bancos digitais crescer. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Cananéia – IPeC, 57% dos entrevistados optaram por abrir uma conta em um banco digital. Isso é possível graças às assinaturas eletrônicas e digitais que viabilizaram a comprovação de identidade pela internet;
  • Empréstimo: A ferramenta também permite a realização de empréstimo em bancos e corretoras com erros minimizados, sem duplicidade de nomes ou omissão de dados;
  • Hipoteca residencial: O tempo de espera para liberação de um imóvel também é reduzido e essa rapidez permite que investimentos imobiliários sejam uma opção ainda mais rentável no mercado.

ArqSign

Para alcançar esses resultados é essencial encontrar uma parceira que consiga oferecer benefícios suficientes para implementar as assinaturas em todos os processos do dia a dia. Como a ArqSign, plataforma de assinaturas eletrônicas e digitais desenvolvida pela Arquivar.

Com um sistema inovador e uma interface intuitiva, ArqSign consegue reunir em um só lugar todas as funcionalidades que garantem segurança, agilidade e validade jurídica para a assinatura eletrônica de documentos.

Ela permite que a documentação fique armazenada na própria plataforma, evitando extravios. Também possibilita que o fluxo de assinaturas seja acompanhado pelo responsável.

Aplica um certificado digital para cada assinatura garantindo integridade do documento e autoria de cada assinatura. Além disso, todas as assinaturas possuem podem ser conferidas no Portal do ITI – Instituto Nacional de tecnologia da Informação..

Com planos completos, a Plataforma viabiliza que você encontre o plano que mais se adapta à sua empresa de acordo com o volume de documentos que precisa assinar. E, caso precise de uma quantidade maior eventualmente, há possibilidade de contratações extras.

Para modernizar a sua empresa e apresentar todas as vantagens da plataforma, a ArqSign disponibilizou um teste grátis de 15 dias com todas as funcionalidades disponíveis.

Quer começar 2022 otimizando processos no seu negócio?Então vem para a ArqSign!

Solicite um
orçamento agora

Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.