API de Integração ou Webhook, qual é melhor?
Quais as diferenças da API de Integração e do webhook e como podem revolucionar a maneira como as empresas lidam com documentos digitais.
O armazenamento na nuvem garante maior segurança de seus arquivos, já que mantêm documentos digitais que podem ser acessados em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, o acesso é feito através de identificação por login e senha, o que garante que somente pessoas previamente autorizadas consigam entrar na sua nuvem. As informações são criptografadas e fraccionadas, impedindo também a invasão de hackers. Leia mais.
Cada vez mais utilizado no Brasil, o armazenamento na Nuvem se tornou uma das ferramentas essenciais para empresas que pretendem organizar e manter a segurança de seus documentos e dados. Mas será que ele é mesmo seguro?
A popularidade desse tipo de serviço aumentou tanto que hoje ele é oferecido embutido em muitas contas de e-mail. Não é para menos: o armazenamento na nuvem pode, mesmo, facilitar bastante a vida de quem precisa administrar muitos arquivos.
O armazenamento na nuvem é uma possibilidade de arquivamento que não depende de dispositivos periféricos para isso. Ou seja, você dispensa os pen-drives, HDs externos, cartões de memórias e arquiva tudo digitalmente.
Então você deve estar se perguntando: mas para aonde vão os meus arquivos, nesse caso? Eles vão para a “nuvem”. A nuvem nada mais é do que um espaço virtual que você pode acessar de qualquer lugar, a qualquer hora.
Imagine uma imensa sala vazia, com milhares de armários e gavetas de arquivos. Isso é a nuvem, só que em formato digital, o que garante muito mais segurança e conforto para quem administra e acessa aqueles arquivos.
Todo o seu funcionamento ocorre através de servidores de alta disponibilidade, ou Storage de alta disponibilidade (HA). Basicamente é um sistema que funciona 24 horas por dia e pode ser facilmente acessado se você tiver uma rede de internet disponível.
São diversas as vantagens do armazenamento na nuvem, em especial para as empresas. Basicamente, esse sistema facilitou muito o compartilhamento de dados de forma segura, o que torna possível as tomadas de decisões e estratégias diversas dentro de um negócio.
Mas não é só isso. Há diversos outros motivos pelos quais você deve pensar em migrar para armazenamento em nuvem. Veja a lista com as principais vantagens.
A perda de dados é um dos grandes temores das empresas. O armazenamento em nuvem não permite que isso aconteça, já que os arquivos armazenados online não correm risco de se perderem.
A sua empresa com certeza possui mais de um departamento. O atraso no compartilhamento de dados entre os setores pode complicar bastante a rotina de trabalho e tornar algumas tarefas muito mais demoradas.
Com o armazenamento na nuvem é possível compartilhar rapidamente informações e documentos entre departamentos, permitindo que apenas pessoas previamente autorizadas tenham acesso às informações.
Esteja você viajando de férias ou cumprindo aquela agenda de compromissos em outra cidade, existem algumas tarefas que não podem esperar a sua aprovação.
Os arquivos em nuvem podem ser acessados rapidamente de qualquer lugar. Tudo o que você precisa fazer é ter uma rede de internet disponível e usa o seu login e senha para entrar no seu armazenamento.
Armazenamento na nuvem é muito seguro. Você já leu aqui em nosso blog sobre os riscos de manter arquivos físicos e quais erros deve evitar na hora de fazer a gestão de documentos.
Uma dica que sempre repetimos é que a sua empresa migre da versão física para a versão digital dos documentos. Fazer isso através do armazenamento na nuvem é ainda mais seguro.
O ambiente da nuvem é extremamente seguro. Para começar, você se livra dos riscos que acometem hardwares. Afinal, o seu computador pode dar erro, o seu HD externo pode queimar e aquele cartão de memória pode sofrer um erro fatal.
Se isso acontece, todos os arquivos contidos nesses dispositivos vão por água abaixo. Perder informações valiosas para o seu negócio pode representar riscos fiscais e perdas econômicas expoentes.
Então você já sabe que armazenamento na nuvem é seguro, sim. Agora é hora de falarmos especificamente das características que fazem desse sistema uma ótima opção.
Embora seja muito fácil acessar os arquivos em nuvem, o sistema muito seguro. Isso porque o acesso é restrito, controlado através de senhas.
Sendo assim, é preciso autorizar quem terá acesso a todas as informações guardadas na nuvem. Isso diminui consideravelmente as chances de que dados confidenciais de sua empresa caiam em mãos suspeitas.
Como dissemos antes, esses documentos não se perdem, já que o sistema pode ser acessado de qualquer lugar através do login e senha. Sendo assim, ele não depende do funcionamento do hardware (seu computador, tablet o celular, por exemplo), mas somente do acesso via senha e e-mail.
Ainda que você tenha qualquer dificuldade com a senha, é possível recuperá-la. Para isso, mantenha seus dados de recuperação sempre atualizados. Atualize telefone e e-mail para recuperação.
O armazenamento na nuvem segue as normas e os requerimentos de privacidade do país de origem do cliente. Ou seja, você não precisa se preocupar com adequação às normas, mesmo que elas sejam atualizadas.
Uma das grandes preocupações das empresas é vazamento de dados para hackers. No entanto, o armazenamento na nuvem funciona de maneira fraccionada. Isso quer dizer que criminosos encontram grande dificuldade para invadir o sistema, sendo quase impossível esse tipo de ação ilícita.
Guardar arquivos físicos requer que você mantenha um controle assíduo sobre o que pode e o que não pode ser descartado. Afinal, quem é que dá conta de arquivar todos os papéis por décadas seguidas?
No caso do armazenamento na nuvem isso não é uma preocupação. Você pode arquivar dados por tempo indeterminado e contratar expansão caso julgue necessário mais espaço para seus arquivos.
Sim, o armazenamento na nuvem ajuda a manter os dados mais seguros. Mas você pode potencializar isso seguindo algumas dicas importantes.
Para começar, crie senhas mais seguras para acessar o seu sistema de armazenamento. Evite senhas sequenciais – 1, 2, 3 e 4, por exemplo. Também não use senha óbvias, como a sua data de nascimento ou o seu CPF.
Compartilhe os arquivos somente com pessoas de sua confiança e que precisem realmente acessar aquilo. Assim você evita que seus dados sejam expostos aos mais variados tipos de riscos.
Usar redes de Wi-Fi públicas, como as de café, que não pedem senha para acesso pode colocar suas informações em risco. Evite isso. Sempre prefira utilizar redes seguras e protegidas por senhas.
Essa é uma regra para qualquer pessoa que utiliza a web. Ter um antivírus de qualidade atualizado em sua máquina e em todas as que acessam o conteúdo de sua nuvem ajuda muito na proteção.
A Arquivar possui mais de 30 anos de experiência em organização e digitalização de documentos. Ajudamos empresas de diferentes portes a alcançarem excelência na gestão de documentos.
Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios e as vantagens de digitalizar os seus documentos, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui e agende uma reunião.
Documentos empresariais carregam informações vitais sobre o seu negócio. Por isso, entregue esses cuidados às mãos profissionais de nossa equipe. Acesse o site e saiba mais.
Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio