A Gestão Documental nas pequenas e médias empresas

Atualmente, para que uma empresa se mantenha no mercado competitivo é preciso que ela amadureça, primeiramente, os seus processos internos e melhore seus procedimentos, dentre eles a sua Gestão Documental. E nas pequenas e médias empresas (PME), não é diferente. Mesmo em menor proporção, elas precisam ter total controle e organização dos documentos, com rápido acesso às informações.

Por isso, termos como digitalização, mobilidade e compartilhamento de informações já estão no dia-a-dia do trabalho das pequenas e médias empresas (PME) em todo o mundo.  Embora as grandes organizações ainda sejam as maiores utilizadoras deste tipo de ferramenta, as PME já estão procurando investir em soluções que tornem o seu workflow mais eficaz e que aumentem a sua produtividade.

Segundo um estudo realizado pela Ricoh Europe, na Europa quase dois terços das PME (66%) esperam digitalizar os seus documentos em suporte físico ao longo dos próximos três anos, quando menos de metade (46%) das grandes empresas planejam fazê-lo.

Preservando o seu conhecimento, o pequeno empresário aumentará sua competitividade, visto que reduz a possibilidade de não-conformidades e multas por falta de documentos.

Mas como investir na Gestão Documental quando se tem uma pequena empresa?

A gestão de documentos está entrando nas empresas de menor dimensão, através de soluções mais econômicas e específicas e que cobrem as necessidades deste segmento.  São ferramentas sob medida, que oferecem o melhor custo-benefício para cada negócio.

Na Arquivar, essas soluções envolvem um projeto de Gestão Estratégica de Documentos, organização dos arquivos, digitalização e/ou microfilmagem e a gestão eletrônica dos documentos por meio de softwares exclusivos.

Quer saber mais e entender a importância de uma correta e completa gestão da informação e o seu impacto nos resultados e no crescimento da sua empresa? Entre em contato com a gente!

Ligamos para você