Franquias

O franchising brasileiro deve crescer 15%

franchising brasileiro
Henderson Torres 13 jan 2012

O franchising brasileiro deve crescer 15% e superar a barreira dos R$ 100 bilhões em 2012, prevê a vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising, Cristina Franco.

Uma das razões para a forte expansão do setor é a entrada da indústria no sistema, para aproveitar as vantagens de operar um modelo de negócios que cria seu próprio canal de distribuição. Existe o movimento de muitas indústrias substituirem o risco fabril pela alternativa de participar da apropriação também do lucro mercantil, assinala Cristina. Entre as mais notáveis estão a Hering, Coteminas, Portobello, Marisol, Alpargatas, Boticário, Hope e Dudalina.

`Elas servem de referência às demais indústrias, ao mostrarem o caminho de crescimento para suas marcas. A indústria brasileira precisa se preparar para não desaparecer por conta da crise mundial e, principalmente, para o cenário permanente de intensa competição`, reforça a vice-presidente da ABF.

A razão é simples. O ambiente empresarial para as indústrias ficou quase irrespirável com a maior competição dos importados, especialmente da Ásia, aumento de impostos, juros elevados e demais encargos que dizimam suas margens de lucro. O franchising surge como opção salvadora para uma indústria que despencou verticalmente na participação do PIB, de 47% pouco tempos atrás para apenas 17% agora.

A crescente desindustrialização reflete, em parte, a falta de investimentos em inovação e modernização, fraquezas históricas, mas também o avanço dos produtos importados que, sem espaço nas combalidas economias mundiais, ameaçam desabar em nosso mercado. A formação de redes estruturadas de varejo funciona como uma blindagem contra o fogo cruzado da globalização.

Como a montagem de lojas próprias requer altos investimentos, o franchising torna-se uma solução para a expansão acelerada das marcas por arregimentar empreendedores dispostos a dividir capital e o risco do negócio. Ter uma rede estável e rentável passou a ser um dos pontos de maior disputa no cenário empresarial no momento.

Setor de franchising brasileiro cresce sem parar

O franchising brasileiro mostra um fôlego impressionante, cresce sem parar a mais de dez anos. O setor fechou 2011 com R$  86 bilhões de faturamento, 15% acima de 2010, antecipa a vice-presidente da ABF. O universo de marcas também  cresceu 8%,  para 1.855. E agora são 90 mil lojas franqueadas, acréscimo de 10% em relação ao período anterior. O potencial de expansão é imenso quando comparamos a trajetória do franchising em outros países maduros, como nos Estados Unidos, por exemplo. Lá existem mais de 800 mil pontos de venda. Avançamos muito, mas existe um longo caminho a percorrer, destaca Franco.

A grande novidade em 2011 e que aponta uma tendência daqui para frente, é que grandes nomes da indústria descobriram o franchising e devem desembarcar no segmento com maior força a partir de agora, para compensar a queda de faturamento da atividade industrial com a maior margem gerada pela rede própria de varejo. O presidente de um dos maiores conglomerados operacional de produtos têxteis de cama, mesa e banho do mundo, a Coteminas, dona da Springs Global Participações, com faturamento acima de R$ 2,5 bilhões e detentoras de marcas famosas (MMartan, Artex, Santista) aposta no franchising como o futuro para suas marcas.

`Perdemos o medo do varejo após o excelentes resultados obtidos com as franquias da MMartan`, reconhece o empresário Josué Gomes da Silva. De uma só tacada abriu 30 novas lojas com a bandeira Artex e, em breve, inicia o sistema de franquias. A procura por franquias  já é forte.

`Acredito que a imensa maioria das novas lojas será franqueada. Na medida que tivermos segurança de oferecer um excelente negócio aos futuros empreendedores iremos abrir para franquias. Parceria significa que todos ganhem, queremos ter certeza de que os varejistas irão ganhar`, destaca Josué.

A rede MMartan mostrou o caminho a ser seguido. Após adotar o sistema de franquias em 2003 conseguiu se reposicionar no mercado e ganhou maior dimensão, hoje fatura mais de R$ 210 milhões, com mais de 170 lojas em 23 Estados.

A entrada de pesos-pesados não significa que o segmento ficará mais elitista. Ao contrário, aponta Cristina, o setor deverá receber em 2012 um exército de empreendedores por conta da forte expansão das microfranquias (redes com investimentos inicial até R$ 50 mil). A previsão é de crescimento acima de 20% e em volume superior a 12 mil novas unidades distribuídas pelo País. A inclusão de pequenos empresários no sistema representa uma resposta ao combate à informalidade da economia, ainda elevada no Brasil.

Segundo a ABF, já existem 260 marcas neste formato, cerca de 14% do total de marcas de franquia do Brasil.

`Com as microfranquias começamos a monitorar a ascensão dos emergentes ao mercado de consumo. O franchising acompanha o novo Brasil e retribui ao oferecer milhares de novas oportunidades. Nossa missão será qualificar ainda mais os novos empreendedores`, enfatiza Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF

Expansão do franchising brasileiro em 2012

A crise internacional assusta, mas o franchising vai crescer pelo menos 15% em 2012, estima Cristina Franco.

`Mas estamos com um otimismo responsável. A simples ameaça de crise fará com que as empresas despertem para a necessidade de se prepararem melhor, terem novos canais de vendas para escoarem seus produtos. Acreditamos em crescimento de 15 % para 2012, por diversas razões. Novas marcas querem entrar no sistema para aproveitar a solidez do franchising brasileiro, que atingiu um ponto elevado de maturidade. Vemos com bons olhos a entrada de novas indústrias no setor após descobrirem as vantagens de ter um canal  cativo de vendas por meio de lojas franqueadas. Temos apenas 90 mil pontos, significa que o potencial de expansão é enorme, com o advento da nova classe média e do próprio crescimento da economia brasileira`, ressalva a dirigente.

Todo ano, diferentes setores da economia se destacam com maior potencial de crescimento. Para 2012, entre os segmentos que devem puxar a expansão despontam alimentação, vestuário, acessórios, serviços e calçados, avalia Cristina.

`Para os que pretendem entrar no franchising recomendo que, fundamentalmente, invistam naquilo que gostem de fazer, para terem maiores chances de sucesso. E que se informe antes sobre seus direitos e deveres, para uma escolha consciente`.

O principal entrave ainda é a escassez de novos espaços comerciais para abrigar as franquias e o alto valor do aluguel nos shopping centers.

`Hoje, as grandes marcas do franchising atingiram uma importância relevante na oferta dos shopping e a ABF está atenta ao problema dos altos valores das locações, em constante diálogo com o setor para balizar melhor os preços e evitar descompassos indesejáveis dentro de uma saudável política de ganha-ganha. A saída  para o gargalo da falta de espaço será ocupar mais os pequenos centros e galerias comerciais, as lojas de ruas e os novos shopping em construção no interior do País`, aponta Cristina`.

A interiorização é uma realidade

O número de shopping centers no interior deve ultrapassar o dos grandes centros pela primeira vez em 2011, aponta a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). Em 2010, 50,13% dos empreendimentos estavam nas capitais e 49,87% fora delas, mostra recente levantamento da entidade em conjunto com o Ibope Inteligência.

Atualmente existem 124 empreendimentos em construção no País – 65% no interior, com a previsão de serem inaugurados até o primeiro semestre de 2013. Os investimentos nos projetos somam R$ 6,331 bilhões.

`Os novos centros de consumo regionais também irão atrair as nossas franquias e a ABF oferece suporte técnico para as empresas que desejarem ocupar os novos centros fora dos grandes centros`, observa Cristina Franco.

Com ou sem agravamento da crise internacional, o franchising se prepara para manter o crescimento sustentável. Tanto assim, destaca Cristina Franco, que a formação de capital humano e a melhoria da capacitação são prioridades para 2012. A sede da entidade será ampliada e passará a contar com um andar exclusivo, de 560 m² e 150 lugares, para aumentar a oferta de cursos e eventos voltados para a profissionalização do setor, anuncia a vice-presidente da ABF.

`Nosso setor está consolidado, não enfrentamos problemas como restrição de crédito, como já acontece em relação a diversos setores. Temos fortes parcerias com instituições financeiras a agências de fomento. Há uma oferta consciente, séria e respeitosa  de crédito para nossas marcas e, por tudo que acontece de positivo no setor, iremos continuar nossa expansão por muitos anos`, enfatiza a vice-presidente da ABF.

Depoimentos

`Avaliamos que o ano de 2012, apesar da crise mundial que de uma forma ou de outra irá trazer alguns efeitos para o mercado brasileiro mas, com certeza, de menor intensidade, não irá atrapalhar muito o varejo nem o setor de franquias que tem bom potencial para continuar a crescer em função da demanda da economia interna brasileira que continua mostrando fôlego. O que está crescendo no varejo é o volume de negócios com expansão e novos mercados emergentes potenciais e não necessariamente incremento na mesma base, que cresce, mas em proporções mais modestas. Em função deste cenário, estamos otimistas. Em 2012, esperamos crescer 15% em faturamento de toda a rede, considerando as lojas atuais e as novas, tendo uma base de 340 pontos ativos, 30 lojas a mais que este ano de 2011` João Batista, diretor de franquias do Rei do Mate

`A expectativa para o ano de 2012 é muito boa para o setor de franchising em geral, principalmente para a área de ensino de idiomas. O Brasil vive um bom momento, apesar da crise internacional. Com a proximidade da realização da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016, a tendência é que aumente a procura por cursos de inglês por parte das pessoas interessadas em trabalhar nos eventos esportivos. Outro fator bastante positivo é a ascensão da classe média brasileira, que passa a investir cada vez mais em educação. Ou seja, acreditamos que o ano de 2012 será muito positivo para o CNA.` Leonardo Cirino, diretor de marketing do CNA

`O setor do franchising deve fechar 2011 com faturamento de R$ 86 bilhões, crescimento de 15% em relação ao ano de 2010. Já são quase duas mil marcas em atividade no País. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising. O segmento de beleza é um dos que mais cresce. O Brasil é, atualmente, um dos maiores consumidores de produtos e serviços estéticos do mundo. Neste contexto, a rede de franquias Não+Pêlo, líder mundial em fotodeplilação, é um produto inovador que está se expandindo por todo o Brasil` Luís Brás, diretor nacional da rede Não+Pêlo.

`Marca de tradição e vanguarda no ensino de idiomas, a Fundação FISK considera 2012 um ano promissor para expansão de sua rede no Brasil e exterior. O franchising brasileiro é um dos mais fortes no mundo e, ao lado de marcas tão importantes, temos orgulho de fazer parte de um grupo sólido e bem consolidado no mercado. Para o próximo ano, esperamos revelar mais cada vez mais empreendedores e contribuir, com isso, para formação de um País compromissado em `dominar o conhecimento` com educação e ética Prova disso, é o quanto a Fisk vai investir em propaganda: trará a Paloma Bernardi e Bruno Gagliasso como os personagens em seu filme publicitário, além de renovar com o Corinthians e ainda retomar ao projeto Verão Espetacular da Rede Globo de televisão`. Christian Ambros, diretor da Fundação FISK

`O franchising brasileiro cresce numa velocidade acima da média de outros segmentos atraindo potenciais investidores ávidos por negócios rentáveis e marcas sólidas.

Aliada esta atratividade à expansão do mercado de shopping centers, temos todos os motivos pra acreditar que 2012 será um ano importante para franqueadores e franqueados se prepararem, arregaçarem as mangas  e começarem a plantar os frutos que irão colher nos próximos anos, principalmente nos eventos de Olimpíadas e Copa do Mundo.

A Puket encerra 2011 com 95 lojas em operação. Estamos consolidando nossa presença nas regiões Norte e Nordeste e em 2012 alcançaremos a marca de 100 lojas, sendo nosso objetivo fechar o ano com 15% de crescimento em número de unidades.` Liliana Martins, gerente de Expansão da Puket

`As expectativas para o setor em 2012 são as melhores possíveis, pois o Brasil, apesar da recessão mundial, continua com a economia aquecida a pleno vapor. A prova disto é a enorme quantidades de novos shopping que serão abertos em 2012 (aproximadamente 45), e a Star Point como a rede de lojas moda praia surf e skate e referência neste segmento, possui um plano de expansão para a abertura de pelo mais oito novas lojas. Outro fator que alavanca o crescimento de franquias, são as facilidades para se adquirir crédito, pois os famosos e burocráticos financiamentos estão cada vez mais com taxas atrativas. André Pecoraro, diretor de Marketing da Star Point

`A disposição do brasileiro em empreender impulsiona o franchising nacional. O setor fecha o ano com faturamento de R$ 86 bilhões. Números do Global Entrepreneurship Monitor levantados em 2010 apontam a população brasileira como a mais empreendedora do G20 e do BRIC. O Nordeste concentra potencial para o setor em 2012. Em 2010, a região foi a segunda colocada em geração de emprego, mas ainda é carente de qualificação profissional. O Nordeste será o foco dos investimentos da Easycomp Plus em 2012.` Jaques Grinberg Costa, diretor executivo da Easycomp Plus.

Matéria reproduzida da revista Franquia & Negócios – Edição 40

Fonte: ABF

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