Digitalização de documentos: entenda como funciona e para que serve
A digitalização de documentos serva para organizar arquivos, aumentar a produtividade da equipe e os resultados da empresa. Veja como fazer!
A Federação Nacional das Cooperativas Médicas (FENCOM) foi fundada em 1994 com a finalidade de promover soluções colaborativas entre as cooperativas médicas no Brasil.
Com o passar dos anos, a FENCOM se fortaleceu e se tornou uma entidade representativa das cooperativas médicas.
Isso ocasionou sua expansão de atuação para todo o território nacional a partir de 2005.
Por meio dessa ampliação, a FENCOM se tornou uma importante força nas negociações e atividades institucionais em prol das condições de trabalho, necessidades e interesses dos médicos cooperados.
Assim, sua abrangência territorial conferiu maior poder de defesa aos profissionais da área da saúde, contribuindo para o fortalecimento do sistema de cooperativas médicas no país.
Antes de firmar a parceria com a Arquivar, a FENCOM enfrentava o desafio de realizar manualmente o processo de cadastro médico da Unimed-BH.
Essa tarefa exigia uma logística complexa e a conferência minuciosa de documentos, demandando um grande esforço por parte da equipe.
Após uma análise cuidadosa da situação, a Arquivar estudou os processos e fluxos de trabalho envolvidos nessa operação entre a cooperativa e a Federação.
Identificamos a documentação necessária e criamos um fluxo de trabalho integrado ao software, capaz de atender a operação de trâmite de documentos de forma ágil e eficiente.
A digitalização de processos se tornou comum nas empresas, e a Federação Nacional das Cooperativas Médicas (FENCOM) não ficou para trás nessa transformação.
A solução oferecida pela Arquivar permitiu que todo o legado da FENCOM fosse digitalizado.
O que proporcionou agilidade no processo, economia de tempo e redução de custos, além de simplificar o acompanhamento de informações pelos gestores.
Segundo Adriana Costa, Gerente de Processos da FENCOM, a solução oferecida pela Arquivar foi fantástica para a Federação.
O processo de digitalização veio em um momento oportuno, especialmente com o aumento da demanda de cadastros durante a pandemia de COVID-19.
Com a crise, houve um aumento na demanda de cadastros, mas graças ao software ArqGED, a FENCOM foi capaz de absorver essa demanda.
Adriana afirma que anteriormente, eram realizados cerca de 160 cadastros por mês, mas atualmente, a demanda aumentou em 60%, chegando a 264 cadastros mensais.
Além disso, essa demanda é atendida de maneira mais rápida e com redução de custos, graças à digitalização dos processos.
A digitalização dos processos trouxe inúmeros benefícios, como:
A FENCOM é um excelente exemplo de como a digitalização de processos pode trazer benefícios para empresas e instituições, tornando o trabalho mais eficiente, seguro e ágil.
E, a Arquivar é uma empresa que oferece soluções inteligentes em gestão de documentos e informações, ajudando empresas de diferentes setores a otimizarem seus processos através da digitalização e gestão eletrônica de documentos.
Nosso gerente comercial, Gustavo Azevedo e o consultor de vendas, Éder Ramalho, responsável pela implantação do projeto de sucesso na FENCOM, conversaram com a gerente financeira e de processos da Federação, Adriana Costa.
Na conversa eles detalharam sobre como as soluções de workflow e assinatura digital da Arquivar possibilitaram a FENCOM transformar e otimizar seus processos operacionais, mesmo em períodos de quarentena e home office.
Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio