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FENCOM: Otimização de processos e redução de custos com as soluções da Arquivar

FENCOM
Henderson Torres 26 abr 2023

A Federação Nacional das Cooperativas Médicas (FENCOM) foi fundada em 1994 com a finalidade de promover soluções colaborativas entre as cooperativas médicas no Brasil.

Com o passar dos anos, a FENCOM se fortaleceu e se tornou uma entidade representativa das cooperativas médicas.

Isso ocasionou sua expansão de atuação para todo o território nacional a partir de 2005.

Por meio dessa ampliação, a FENCOM se tornou uma importante força nas negociações e atividades institucionais em prol das condições de trabalho, necessidades e interesses dos médicos cooperados.

Assim, sua abrangência territorial conferiu maior poder de defesa aos profissionais da área da saúde, contribuindo para o fortalecimento do sistema de cooperativas médicas no país.

 

Desafios enfrentados pela FENCOM  

 

Antes de firmar a parceria com a Arquivar, a FENCOM enfrentava o desafio de realizar manualmente o processo de cadastro médico da Unimed-BH.

Essa tarefa exigia uma logística complexa e a conferência minuciosa de documentos, demandando um grande esforço por parte da equipe.

Após uma análise cuidadosa da situação, a Arquivar estudou os processos e fluxos de trabalho envolvidos nessa operação entre a cooperativa e a Federação.

Identificamos a documentação necessária e criamos um fluxo de trabalho integrado ao software, capaz de atender a operação de trâmite de documentos de forma ágil e eficiente.

 

Soluções implementadas  

 

A digitalização de processos se tornou comum nas empresas, e a Federação Nacional das Cooperativas Médicas (FENCOM) não ficou para trás nessa transformação.

A solução oferecida pela Arquivar permitiu que todo o legado da FENCOM fosse digitalizado.

O que proporcionou agilidade no processo, economia de tempo e redução de custos, além de simplificar o acompanhamento de informações pelos gestores.

Segundo Adriana Costa, Gerente de Processos da FENCOM, a solução oferecida pela Arquivar foi fantástica para a Federação.

O processo de digitalização veio em um momento oportuno, especialmente com o aumento da demanda de cadastros durante a pandemia de COVID-19.

Com a crise, houve um aumento na demanda de cadastros, mas graças ao software ArqGED, a FENCOM foi capaz de absorver essa demanda.

 

Aumento de produtividade e redução de custos 

 

Adriana afirma que anteriormente, eram realizados cerca de 160 cadastros por mês, mas atualmente, a demanda aumentou em 60%, chegando a 264 cadastros mensais.

Além disso, essa demanda é atendida de maneira mais rápida e com redução de custos, graças à digitalização dos processos.

A digitalização dos processos trouxe inúmeros benefícios, como:

  • eliminação do uso do papel;
  • minimização dos erros e retrabalhos;
  • garantia de maior segurança e organização das informações;
  • facilidade na recuperação dos arquivos de cadastro;
  • acesso a estatísticas e mensuração de resultados;
  • tratamento digital dos dados.

A FENCOM é um excelente exemplo de como a digitalização de processos pode trazer benefícios para empresas e instituições, tornando o trabalho mais eficiente, seguro e ágil.

E, a Arquivar é uma empresa que oferece soluções inteligentes em gestão de documentos e informações, ajudando empresas de diferentes setores a otimizarem seus processos através da digitalização e gestão eletrônica de documentos.

 

🎧 Ouça o podcast #1 do Case de Sucesso: FENCOM l Arquivar 

 

Nosso gerente comercial, Gustavo Azevedo e o consultor de vendas, Éder Ramalho, responsável pela implantação do projeto de sucesso na FENCOM, conversaram com a gerente financeira e de processos da Federação, Adriana Costa. 

Na conversa eles detalharam sobre como as soluções de workflow e assinatura digital da Arquivar possibilitaram a FENCOM transformar e otimizar seus processos operacionais, mesmo em períodos de quarentena e home office. 

 

 

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