O que nos diferencia?

Evento reunirá representantes da Arquivologia em BH

Site-V-Reparq

Vem aí a V Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia, evento que tem o objetivo de congregar representantes da área em torno de discussões atuais. Com o tema “Ensino e Pesquisa em Arquivologia: cenários prospectivos”, o Reparq reunirá professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação de todo o Brasil na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, de 07 a 10 de novembro desse ano.

De acordo com os organizadores do evento e especialistas em Arquivologia, os estudos e cenários prospectivos representam uma reflexão ousada e antecipada, que busca orientar a ação com propriedade, amplitude, densidade e profundidade. A V Reparq, ao assumir o seu papel de promotora da interlocução eficiente dos representantes da área no país, propiciando trocas de experiências e vivências adquiridas no âmbito da pesquisa e do ensino na área, se torna um ambiente fértil para se pensar tais cenários prospectivos.

Ao propor essa reflexão, a V Reparq reafirma os compromissos assumidos desde a sua primeira edição:

  • fomentar novos patamares à qualidade do ensino e da pesquisa da Arquivologia no país;
  • contribuir para o amadurecimento da área como campo científico, proporcionado maior visibilidade à área;
  • acompanhar e subsidiar a demarcação da Arquivologia, sobretudo com a construção de uma consciência coletiva da comunidade brasileira;
  • colaborar com a consolidação da institucionalização da Arquivologia como campo científico autônomo, porém sem deixar de dialogar com as áreas afins e a sociedade.

A relação da Arquivar com a área

A Arquivar está diretamente ligada aos profissionais da área e a esse debate que será promovido pela Reparq. Com foco em inovação e tecnologia para gestão de documentos, a empresa vai de encontro a um dos pontos principais de discussão da Arquivologia na atualidade. O saber e o fazer arquivísticos vêm se modificando sob o impacto de novos modos de uso, produção e conservação de documentos e informação.

A área tem sido fortemente impactada pelas novas tecnologias da informação e comunicação e, em decorrência dos sucessivos e rápidos avanços tecnológicos e dos novos contextos sociais e políticos contemporâneos, necessita refletir e reavaliar seus paradigmas e práticas, encontrando ambiente ideal na universidade.

Quer saber mais sobre o evento, como se inscrever e a programação ao longo dos quatro dias? Acesse o site da Reparq e confira os detalhes!

Compartilhar Publicação:

Artigos relacionados

Outras categorias

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden