Em termos simples, um Content Management System – CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina.
Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (o famoso webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerenciar o seu próprio conteúdo, diluindo os custos com recursos humanos.
A habilidade necessária para trabalhar com um sistema de gerenciamento de conteúdo não vai muito além dos conhecimentos necessários para editar um texto no Word.
Sob a ótica do CMS – Content Management System
Existe uma gama de vantagens que um sistema de gerenciamento de conteúdo oferece, entre elas:
- Estruturação do processo de autoria, no qual toda a sua equipe poderá contribuir, cada um na sua área de atuação e conhecimento.
- Diminuição do tempo necessário para a criação de novas páginas e atualizações das já publicadas.
- Harmonia estética com o resto do site e demais conteúdos.
- Melhor estruturação da navegação, mantendo a coerência com projeto inicial de arquitetura da informação.
- Maior flexibilidade, para acrescentar ou editar conteúdos de forma descentralizada e em qualquer lugar, dia ou noite, dentro ou não do escritório.
- Permissão granular de acesso às informações publicadas.
- Maior segurança.
- Gerenciamento de versão dos conteúdos.
- Escalabilidade.
- Diminuição dos custos de manutenção.