Características essenciais de um bom franqueado

O sonho de abrir o próprio negócio, de ser o próprio patrão, conquistar a independência econômica e financeira, de realizar-se pessoal e profissionalmente, pertence a quantos milhões de pessoas?

É impossível precisar esse número. Muitos dos que possuem esse sonho e querem realizá-lo encontram no franchising uma ótima oportunidade. Assim, o Franchising tornou-se um segmento de negócios que vem atraindo cada vez mais empreendedores.

O bom franqueado

Mas, para ser um franqueado de sucesso, algumas características tornam-se essenciais. Inicialmente podemos citar algumas: o perfil para atuar no mundo empresarial; conhecer bem o sistema de franchising, conhecer e ter total afinidade com o segmento de negócio escolhido; ser um bom gestor e ter disciplina, além de muita disposição para o trabalho, criatividade, persistência, planejamento e foco em resultados.

O perfil representa a identidade com o segmento e com a franquia escolhida. Ou simplesmente, com o negócio em que terá entusiasmo e alegria para trabalhar todos os dias. A afinidade é fundamental! É desestimulante e pouco produtivo operar em um negócio que não desperte entusiasmo. A motivação para enfrentar as dificuldades do dia a dia e caminhar rumo a prosperidade vem do entusiasmo e persistência. As dificuldades fazem parte do processo de crescimento e são elas que valorizam as grandes conquistas.

Qualquer negócio para ter sucesso precisa do dono à frente em tempo integral. E na franquia não é diferente. O franqueado precisa ter preparo físico e mental para trabalhar muitas horas por dia. Sobretudo nos primeiros meses de operação da franquia. Por isso é extremamente importante contar também com o apoio e compreensão da família.

Na área financeira, além do valor necessário para o investimento na franquia escolhida, para o pagamento de luvas, reforma do ponto comercial e capital de giro, o franqueado precisa ter reserva financeira suficiente para sua sobrevivência nos primeiros meses de funcionamento do negócio.

A criatividade deve estar presente, sobretudo nos momentos mais difíceis, para superar as dificuldades e manter a chama do entusiasmo acesa. Buscar sempre o aperfeiçoamento, a inovação e novos desafios.

Existem no mercado muitas oportunidades em franquia, com investimentos variados. Para se fazer um bom planejamento do negócio em que se quer investir, é fundamental observar todos os pontos já citados, mas antes de tudo atentar para a necessidade de um bom preparo, pesquisar muito, conhecer bem a franquia antes de decidir.

O candidato a franqueado precisa sobretudo estar preparado para trabalhar em parceria com a empresa franqueadora. Para isso vamos somar mais algumas características às já citadas, que também são fundamentais: habilidade de comunicação, pois terá que se relacionar continuamente com clientes, funcionários, equipe da franqueadora e fornecedores; disposição e disciplina para o cumprimento de todos os padrões e normas da franquia, desde o recrutamento e seleção de funcionários, participar deste processo e treinar a sua equipe, e ainda, organização, liderança e muita dedicação ao trabalho.

Enfim, a atitude do franqueado é mesmo determinante – dedicação é tudo, lembre-se, todo franqueado é o dono de sua empresa. Então utilize bem suas características de empresário de sucesso, seja excepcional, faça o melhor trabalho para que o seu negócio prospere, mantenha a sua empresa alinhada com os valores da rede franqueadora. Determine-se a ser um franqueado de excelente gestão. Sucessos.

Fonte: guiadofranchising.com.br
Carlos Ruben Pinto
Administrador de Empresas, Pós-graduado em Gestão Estratégica de Finanças,
Especialista em Canais de Distribuição, Gestão de Varejo e Franquias.

Ligamos para você