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BPMS: o que é e como implementar

Mulher profissional de TI em escritório digita em um computador. Sobre a imagem, códigos de programação sugerem que ela está trabalhando na implementação de um software BPMS.
Thais Pinho 28 maio 2024

BPMS (Business Process Management System, ou Suíte) é um Sistema de Gestão de Processos. Ele integra e automatiza procedimentos de um BPM (Business Process Management) de forma estruturada para melhorar os processos em uma empresa, mapeando, modelando e observando o desempenho dessas operações.

Otimizar e integrar atividades é uma prioridade para os negócios que querem se manter eficientes. Isso porque empresas orientadas a processos conseguem mensurar resultados de forma precisa e dessa forma, trabalham com mais estratégia.

Entenda o conceito de BPMS e tudo o que o compõe

BPMS, em bom português, Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócio.

Para entender como ele funciona, é preciso retomar alguns conceitos que o compõem. São eles:

  • Processos;
  • Workflow de Processos;
  • BPM;
  • BPMN.

O que são processos?

Em uma organização, processos são tarefas que fazem parte de uma cadeia cujo objetivo é concluir uma ação maior, uma solução, que pode ser tanto para o cliente quanto para a organização em si.

Essas tarefas podem estar diretamente ligadas ao seu propósito final, ou não. O mais importante é que elas fazem parte de uma série de etapas, as quais chamamos de workflow de processos. 

>> Exemplo de processo: um fornecedor assina um contrato digital para execução de serviços, ou o preparo desse termo para a assinatura.

O que é um workflow de processos?

Um workflow de processos é uma sequência estruturada de ações necessárias para completar um processo. Ele define como o trabalho deve fluir entre os colaboradores, equipes ou sistemas, especificando a ordem de cada tarefa, as condições de transição e as regras que permeiam sua execução.

Mulher jovem em escritório utilizando um tablet. Ao fundo, duas pessoas conversam diante de um quadro de recados
Inserir um sistema virtual de workflow na sua empresa é um passo para se adequar à era digital. (Imagem: Freepik)

Um workflow é essencial para garantir que todas as etapas sejam executadas de forma eficiente e eficaz.

>> Exemplo de workflow de processos: etapas que um contrato precisa passar para ser revisado, aprovado e enviado para o cliente.

O que é um BPM e qual sua relação com o BPMS?

BPM é a abordagem holística e metodológica para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar tarefas de negócios, ou seja, o workflow, visando otimização e eficiência contínuas.

No Gerenciamento de Processos de Negócio, a integração entre pessoas e departamentos é essencial e cada uma de suas etapas é interdependente e cíclica.

O BPMS, por sua vez, é a ferramenta tecnológica que suporta a implementação do BPM, fornecendo funcionalidades para modelar, automatizar, monitorar e analisar os processos de negócios. 

Ou seja, enquanto BPM é a metodologia de gestão de processos, o BPMS é o sistema que facilita a aplicação prática do método, combinando tecnologia da informação com técnicas de gestão.

>> Entenda mais sobre BPM, com nossos especialistas Arquivar:

O que é uma BPMN e qual sua relação com o BPMS?

BPMN (Business Process Management Notation), ou seja, é a notação gráfica padronizada usada para modelar processos de negócios de maneira compreensível e consistente. 

Essa notação facilita a criação de diagramas de fluxo que descrevem detalhadamente as atividades, decisões, entradas e saídas de um processo. BPMN é uma ferramenta essencial na metodologia BPM, pois permite a visualização clara e a comunicação eficaz das etapas entre todos os stakeholders.

Resumidamente, a relação entre esses sistemas é:

  1. Metodologia (BPM): fornece a abordagem e as práticas necessárias para a gestão, otimização dos processos de negócios e a criação de um workflow;
  2. Modelagem (BPMN): é a notação usada na metodologia BPM para desenhar e documentar o workflow de forma visual e padronizada;
  3. Implementação e Automação (BPMS): é o sistema que executa os modelos de processos criados com BPMN, automatizando, monitorando e gerenciando conforme os princípios do Business Process Management.

>> Descubra como fazer a integração entre ERP e BPM.

Quais são os componentes de um BPMS?

O uso de um BPMS permite que as empresas alinhem melhor suas operações com suas estratégias de negócios, aumentem a agilidade organizacional, melhorem a colaboração entre departamentos e garantam a conformidade com regulamentações.

Essencialmente, podemos descrever os componentes de um BPMS da seguinte forma:

  • Modelagem de processos: uma, ou várias, ferramentas para desenhar e documentar processos de negócios;
  • Execução de processos: é a capacidade de automatizar a execução das atividades pré-definidas;
  • Monitoramento e análise: ferramentas para acompanhar o desempenho das etapas em tempo real e analisar métricas;
  • Otimização: recursos para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças nos processos.

Compreendendo esses componentes, ficam claras as vantagens de um BPMS Software para as empresas, certo? Falamos sobre elas mais a fundo, a seguir.

Por que as empresas estão investindo em BPMS?

As empresas estão aderindo ao Business Process Management por várias razões estratégicas e operacionais. Entenda alguns dos principais motivos:

1. Automatização e eficiência

O software BPMS permite a automatização de processos manuais e repetitivos, reduzindo o tempo e esforço necessários para executar tarefas e, consequentemente, aumentando a eficiência operacional nas empresas.

2. Melhoria da qualidade e consistência

A padronização através do BPMS, assegura que as tarefas sejam executadas de maneira consistente, melhorando a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

3. Transparência e visibilidade

Essa ferramenta possui recursos de monitoramento e análise que proporcionam visibilidade em tempo real sobre o desempenho dos processos. Consequentemente, isso facilita a identificação de gargalos e a tomada de decisões informadas.

4. Flexibilidade e agilidade

Com um BPMS, as empresas podem se adaptar rapidamente para responder a mudanças no mercado ou na regulamentação, aumentando sua agilidade competitiva.

5. Redução de custos

Por mais que exista um investimento no Business Process Management Suíte, ao otimizar e automatizar processos, as organizações podem reduzir custos operacionais e minimizar erros que podem levar a desperdícios ou retrabalho. Pensando a longo prazo, o ganho é muito maior do que o custo inicial.

6. Compliance e governança

O BPMS ajuda a garantir que tudo esteja conforme normas e regulamentações, o que é crucial para evitar penalidades e manter a reputação da empresa.

7. Melhoria da experiência do cliente

Esse é um dos principais ganhos ao se implementar um BPMS. Veja, processos mais eficientes e bem gerenciados resultam em melhor atendimento e satisfação do cliente. E, sabemos, cliente satisfeito é cliente fiel.

8. Colaboração e comunicação

Com a ferramenta, diferentes departamentos e equipes conseguem facilitar a colaboração. Isso promove uma comunicação mais eficaz, um trabalho mais coeso e bem-estar dos colaboradores.

9. Análise e otimização contínua

O BPMS fornece dados e insights valiosos que permitem a melhoria contínua, auxiliando as empresas a se tornarem mais competitivas ao longo do tempo.

Esses benefícios tornam o BPMS uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar suas operações, reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e manter-se competitivas em um mercado dinâmico. Mas, como implementar esse sistema no seu negócio? Descubra agora.

Como implementar um software BPMS?

Implementar um Business Process Management Suíte envolve várias etapas, que vão desde o entendimento dos processos de negócios até a modelagem, análise e execução das tarefas. 

A seguir, veja um passo a passo geral de como funciona a implementação.

1. Entenda e defina os processos

Primeiro, é preciso identificar os processos. Faça isso, listando todos os existentes que precisam ser modelados. Depois, determine o escopo de cada processo, incluindo início, meio e fim das atividades.

2. Forme a equipe

Identifique e envolva todas as partes interessadas, incluindo gerentes, operadores e especialistas em TI. Com isso, ofereça treinamento adequado para a equipe sobre a notação BPMN, suas simbologias e melhores práticas.

3. Selecione a ferramenta BPMS

Escolha uma ferramenta de modelagem que atenda às necessidades da organização. Então, configure o ambiente de modelagem e garanta que todos os membros da equipe tenham acesso aos recursos necessários.

4. Faça a modelagem dos processos

Conduza reuniões para mapear os processos atuais, discutindo detalhes e capturando informações de todos os envolvidos. Use a notação BPM para criar diagramas de etapas, incluindo tarefas, eventos, gateways e fluxos de sequência. Depois, valide os modelos com as partes interessadas para garantir que o fluxo atenda a todas as necessidades envolvidas.

5. Faça análises e simulações

Avalie o que foi modelado para identificar gargalos, redundâncias e ineficiências. Com isso, execute simulações para prever o comportamento dos processos e testar diferentes cenários.

6. Garanta a aprovação e a documentação

É preciso revisar a aprovação desse trabalho com os stakeholders para, então, documentar os processos modelados, incluindo descrições detalhadas e regras de negócios.

7. Agora, sim, implemente e execute

Utilize um BPMS para automatizar o workflow. Configure o sistema para executar as tarefas conforme definido nos diagramas BPMN.

>> Leia sobre workflow e controle de processos!

8. Treine os usuários

Garanta que todos os usuários envolvidos recebam treinamento adequado sobre como interagir com os processos automatizados e utilizar o BPMS.

9. Monitore o desempenho

Utilize ferramentas de monitoramento para acompanhar o desempenho em tempo real. Para monitorar, é preciso, antes, definir os indicadores chave de desempenho (KPIs) para medir a eficácia do workflow.

10. Otimize o processo continuamente

Após implementar, é indispensável a revisão regular do workflow. Portanto, colete feedback contínuo dos usuários e faça ajustes e melhorias nos processos com base no feedback e nos dados de desempenho.

11. Garanta manutenção e suporte regular

Mantenha os modelos de processos atualizados conforme as necessidades do negócio evoluem. Você também deve oferecer suporte contínuo para resolver problemas e otimizar o desempenho do BPMS.

Implementar o Business Process Management Software é um processo iterativo que requer colaboração contínua entre todos os para garantir que os processos de negócios sejam eficientes, eficazes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Quer entender mais sobre software BPM para automação de processos? Descubra como a Arquivar pode ajudá-lo a integrar também a assinatura digital e eletrônica.

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