GED e Serviços

Aproveite melhor o Big Data para aumentar a produtividade no seu negócio

O expressivo crescimento do Big Data vem chamando a atenção dos empresários, que já têm mais claro a importância de se ter informações precisas e o potencial estratégico desta tecnologia no mundo corporativo. Hoje vamos destacar como o Big data pode ser uma ferramenta para aumentar a produtividade nas empresas. Vamos lá!

Para começar, pense se você conhece algum negócio que não precisa de informações sobre mercado, clientes, concorrentes, processos internos, funcionários etc. Lembrou-se de algum? É bem provável que não. E essa necessidade de se obter dados para embasar decisões é bem anterior ao Big Data. O que ele faz é tornar o processo de conhecimento da informação mais rápido, consistente e assertivo.

Da agricultura à medicina, do marketing à construção civil, e do microempresário às grandes corporações: as apostas e expectativas só crescem! De acordo com a consultoria SNS Research, o Big Data movimenta U$46 bilhões e até 2020 movimentará U$72 bilhões.

Os três ‘Vs’ do Big Data e como aproveitá-los

Toda a estrutura desse fenômeno tecnológico se fundamenta em três pilares: Volume, Variedade e Velocidade. Ao inseri-los especificamente no contexto da gestão, percebemos as grandes possibilidades que se abrem ao explorarmos a capacidade do Big Data, no que diz respeito a processos internos, cultura organizacional, legislação, comportamento e diversos outros campos.

A união dos três princípios permite que num curto espaço de tempo, tenha-se acesso a informação qualificada, embasada e em número suficiente para orientar tomadas de decisão, estratégias e posturas. Permite o entendimento do contexto em que a organização está inserida e como ela pode se antecipar a acontecimentos e tendências impactantes. Vem daí as condições propícias ao aumento da produtividade.

E tem mais! Como falamos em O que o Big Data tem a oferecer para as empresas?, é fundamental que se tenha estratégia para lidar com os dados em toda essa avalanche de informações. Então, fique atento: tão importante quanto ter acesso a numerosos dados, é ter um planejamento do que fazer com eles, do que precisa ser considerado. Passar mesmo por um filtro. Assim, é possível aproveitar mais da potencialidade da tecnologia.

O que todos queremos: produtividade

Há entre as organizações uma forte busca pela otimização de processos, por redução de prazos de produção, entrega, planejamento. Contudo, isso faz sentido e é rentável quando a qualidade e a produtividade caminham lado a lado. Veja só como o Big Data pode te ajudar:

Facilidade e agilidade de encontrar dados – as pesquisas, experimentos e levantamentos estatísticos chegam mais facilmente “às mãos” das empresas. Não são necessários métodos extremamente complexos para a obtenção de informações como em tempos anteriores. Assim, é possível acompanhar e atender aos desejos e expectativas de consumidores, funcionários e outros públicos sem perder o timing.

– Rapidez na identificação de falhas em procedimentos: como a informação vem “a jato” é possível identificar falhas em processos produtivos, onde estão os gargalos e evitar perda de tempo e retrabalho. Ah! E claro, recursos financeiros, que podem ser aplicados a melhores condições de trabalho e a outras tecnologias que automatizam tarefas.

– Redução de riscos – tanto em relação à segurança do funcionário, quanto ao cumprimento de requisitos legais, como também à diminuição do risco de perda de dinheiro, visto que as tomadas de decisão são embasadas por mais conhecimento do contexto financeiro, do mercado e do impacto dessas variáveis na sua atividade específica.

– Redução do tempo gasto nos processos de venda – uma vez que se tem a informação certeira, indicadores específicos e pleno conhecimento da demanda, do perfil e do comportamento do cliente, o trabalho dos vendedores se torna mais assertivo. Não se trata mais de atirar para todos os lados, e sim no alvo.

O gerenciamento dos fluxos de informações gerados pelo Big Data pode contribuir fortemente para o pleno aproveitamento dessa imensidão de dados disponíveis. Invista em soluções de gestão de documentos e prepare-se para os grandes resultados.

Entre em contato com a equipe Arquivar.

Solicite um
orçamento agora

Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.