Blog Arquivar

O que o Big Data tem a oferecer para as empresas?

Big Data tem a oferecer para as empresas

O Big Data, Muito além de modismo, é hoje o principal fornecedor de dados para empresas de todos os portes. Seu uso é cada vez mais efetivo no apoio à elaboração de estratégias e às tomadas de decisão nas organizações.

Não restam mais dúvidas de que estamos na era da informação, não é mesmo? Diariamente são produzidos mais dados do que se produziu em todo o ano 2000. A essa avalanche, dá-se o nome de Big Data. Até aqui tudo bem, mas, como ela pode ser útil e proveitosa para o mundo dos negócios? –  é a pergunta que não quer calar.

Antes de mais nada é preciso entender que apesar de a gigantesca produção de dados ser muito falada ao se tratar do tema, a tônica do Big Data é a maneira como esses dados serão usados. Isso significa que as empresas têm que saber o que buscar. É como afirmou Andreas Weigend, um dos grandes estudiosos do Big Data, “é preciso fazer as perguntas certas diante dessa montanha de informações”.

Essas perguntas estão intimamente vinculadas ao planejamento da empresa, à sua essência, ao seu mercado e à sua estratégia de vendas. A intensificação do uso da internet fez com que a chamada presença digital atingisse números nunca cogitados nem mesmo pelos mais otimistas. Com isso, a produção e a troca de dados abastecem o Big Data incessantemente. E é daí que se pode tirar preciosidades.

Informações fornecidas pelo Big Data:

– Comportamento de compra do seu consumidor;

– Preferências de seus públicos;

– Expectativas de seus prospects;

– Ações de seus competidores;

– Tendências de mercados;

– Novidades e estudos no seu segmento

Não para por aí! O Big Data pode também:

– Atuar na otimização do tempo e aumento de produtividade;

– Orientar desenvolvimento de ações e novos produtos;

– Potencializar a gestão de recursos financeiros.

Embasadas pelo bom uso do Big Data, grandes corporações como Nokia, Google e Amazon já se orientam por esse fenômeno. Bancos e instituições governamentais já se valem do oceano de dados para medidas de segurança da informação e proteção de documentos sigilosos. Profissionais de marketing trabalham de maneira mais assertiva, cientistas obtém mais respostas para pesquisas e necessidades na área da saúde.

Os benefícios são diversos e a melhor forma de tudo isso trazer resultados para sua empresa é investir tempo, recursos e atenção ao Big Data. E a gestão documental vem perfeitamente ao encontro do uso estratégico desses dados.

Aproveite e entenda melhor como a Arquivar pode ser seu braço direito nessa excelente oportunidade de crescimento: Entre em contato conosco.