API de Integração ou Webhook, qual é melhor?
Quais as diferenças da API de Integração e do webhook e como podem revolucionar a maneira como as empresas lidam com documentos digitais.
Sabe como assinar documentos pelo WhatsApp? Provavelmente, você já conhece as formas tradicionais de assinaturas digitais e eletrônicas, como o e-mail. Mas, sabia que é possível fechar contratos pelo aplicativo?
Sim. Uma boa plataforma de assinaturas permite a integração com o aplicativo de mensagens, de modo seguro e prático.
Entenda como funciona o recurso e tire todas as suas dúvidas neste guia completo.
É natural se questionar sobre a segurança das informações compartilhadas, mas qualquer tipo de transação feita pela internet demanda atenção e com esse recurso não seria diferente.
Assim, para assinar documentos via WhatsApp de forma segura, é fundamental utilizar ferramentas que garantam a proteção dos dados.
Isso se dá através da integração direta entre a plataforma e o aplicativo de mensagens. Dessa forma, o documento enviado será totalmente criptografado, evitando o acesso de terceiros aos seus dados.
Sim, é possível gerar um link na plataforma, copiá-lo e mandá-lo para o signatário manualmente no WhatsApp.
No entanto, esse processo não garante a segurança das informações, uma vez que o link pode ser manipulado e ficar vulnerável a acessos indevidos.
Além disso, a assinatura pode ser feita por alguém que não é o signatário devido, eliminando a possibilidade de comprovação de identidade caso necessário.
Documentos assinados eletronicamente, incluindo via WhatsApp, possuem validade jurídica desde que sejam cumpridos os três requisitos legais determinados pela Medida Provisória 2200-2. São eles:
Agora, você vai aprender a fazer assinatura eletrônica e digital por meio do WhatsApp utilizando a plataforma ArqSign, da Arquivar.
>> Enquanto você lê o passo a passo, que tal ouvir nosso conteúdo sobre assinatura via WhatsApp?
O signatário receberá uma mensagem no seu WhatsApp informando que há um documento a ser assinado e quem foi o remetente. Nessa mesma mensagem, haverá um link para acessar o arquivo. Ao clicar no link, você será encaminhado para a plataforma de assinaturas.
O remetente pode incluir um código de segurança para que você acesse o documento. Esse código pode ser enviado por WhatsApp, e-mail ou SMS. Confira o número, se houver, e informe-o na página de assinatura.
Caso não tenha código, basta clicar no link para ser direcionado à página que contém o documento. Nela, você poderá visualizar o documento, além de ver informações sobre o responsável pelo envio e o nome do documento.
Também há opções de visualização para uma melhor leitura do seu conteúdo. No menu de “Opções”, que fica na parte inferior da tela, o signatário pode baixar o arquivo, exibir o histórico, acessar o registro de assinaturas, optar por concluir mais tarde e até mesmo recusar a assinatura.
A assinatura propriamente dita é feita em apenas alguns passos. Na parte inferior da tela, haverá um botão escrito “Assinar”. Clicando nele, é possível que apareça uma página onde o signatário deve informar alguns dados complementares, caso o remetente tenha solicitado essa opção.
Então, você deverá preencher os campos obrigatórios e, em alguns casos, anexar um documento específico solicitado pelo remetente. Feito isso, basta clicar em “Avançar”.
Na plataforma ArqSign, a sua assinatura pode ser personalizada. Você escolhe um dos estilos:
Em seguida, clique em “Concluir”. Você receberá uma nova mensagem no seu aplicativo, indicando a conclusão. E se houver outros signatários envolvidos, todos receberão uma notificação quando todas as assinaturas forem coletadas.
Em primeiro lugar, você precisa saber que há uma diferença conceitual quando falamos em assinaturas eletrônicas e digitais. As assinaturas eletrônicas, em geral, são aquelas que não necessitam de uma certificação.
Já as assinaturas digitais são um tipo de assinatura eletrônica, mas que utilizam o Certificado Digital ICP-Brasil.
Diante disso, saiba que o usuário não precisa ter Certificado Digital para fazer assinatura em nossa plataforma.
Na ArqSign, você realiza assinaturas eletrônicas com validade jurídica, uma vez que aplica um certificado da própria plataforma, garantindo a integridade do arquivo e a identificação do signatário.
No entanto, se o usuário possui uma certificação e quer realizar a assinatura digital, deverá selecionar o Certificado Digital disponível em seu dispositivo. E, assim, deverá concluir normalmente o processo de assinatura.
Na ArqSign, a transação é completamente segura e juridicamente válida, portanto, é a melhor opção para assinar documentos pelo WhatsApp. Conheça agora mesmo a nossa solução!
Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio