O que você perde sem uma gestão de documentos?
Saiba como a falta de uma boa gestão de documentos impacta sua empresa e como a Arquivar pode otimizar seus processos.
Se a segurança das informações é importante para você, é fundamental conhecer ferramentas que garantem dados protegidos e íntegros. Isso inclui o uso do certificado digital A3, um recurso que tem a função de atestar a identidade de um indivíduo em transações online, como a assinatura de documentos, por exemplo.
Esse certificado fica armazenado em um dispositivo portátil, como um token ou cartão, que pode ser inserido e instalado em um computador de sua confiança. Dessa forma, o usuário possui um documento eletrônico de identificação, o que assegura a validade jurídica de suas operações no mundo virtual.
Continue conosco neste artigo e saiba mais!
O certificado digital A3 é uma credencial eletrônica que serve como um documento de identificação virtual, associando uma pessoa física ou jurídica a um par de chaves criptográficas. Considerando que, no contexto atual, a internet é utilizada para diversos fins, incluindo trâmites administrativos, devem existir meios de assegurar a veracidade das informações.
Nesse sentido, os certificados digitais são uma garantia de que as operações foram realmente realizadas pelo titular, evitando fraudes e acessos não autorizados. O certificado do modelo A3 tem a particularidade de ser armazenado em um dispositivo que deve ser inserido no computador para viabilizar sua instalação e gerenciamento. Essa mídia externa pode ser um token USB ou um smart card.
Uma das possibilidades para as pessoas físicas é o certificado digital e-CPF A3, que funciona como uma representação eletrônica do seu documento. Para as pessoas jurídicas, existe a versão do e-CNPJ.
O certificado tipo A3 pode ser utilizado por pessoas ou empresas em atividades virtuais. Confira agora algumas de sua funcionalidades:
Com isso, é possível fazer assinaturas válidas, declarar imposto de renda, emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e), entre outras ações.
>> Você sabe quais documentos podem ser assinados digitalmente? Informe-se no Blog da Arquivar!
Existem alguns tipos de certificados digitais e, entre os do tipo A, temos o A1 e o A3. Esses dois modelos têm a mesma finalidade, mas apresentam diferenças específicas. Veja:
Adquirir um Certificado Digital A3 é um processo relativamente simples, mas que requer atenção a alguns detalhes importantes para garantir a segurança e validade do certificado. Abaixo está um guia passo a passo para obter o seu!
Após a emissão do certificado, é necessário fazer a instalação na máquina em que irá utilizá-lo. Para isso, é necessário seguir as orientações da Autoridade Certificadora responsável pela emissão do seu certificado A3. Essas instruções podem estar no site da AC, portanto, verifique e siga os passos indicados no portal.
De modo geral, as etapas para a instalação são as seguintes:
Os certificados digitais são recursos pagos, ou seja, não há emissão gratuita de certificado digital A3. No entanto, é possível fazer assinatura digital com validade jurídica mesmo que você não possua um certificado. Veja a seguir!
A ArqSign é a plataforma de assinaturas eletrônicas e digitais da Arquivar. Ao utilizar nosso software, é possível realizar assinaturas com validade jurídica, nos padrões do ICP-Brasil, mesmo que você não tenha um certificado digital. No momento da assinatura, a plataforma aplica o certificado próprio da Arquivar, conferindo conformidade legal aos documentos assinados digitalmente.
Mas se você quiser adquirir um certificado digital A3, poderá utilizá-lo na ArqSign com toda segurança garantida! O nosso software conta com diversos recursos para uma autenticação segura, incluindo informações complementares (como geolocalização e endereço de IP), anexo de documentos de pessoa física e jurídica, identificação por selfie, entre outros.
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