API de Integração ou Webhook, qual é melhor?
Quais as diferenças da API de Integração e do webhook e como podem revolucionar a maneira como as empresas lidam com documentos digitais.
Vivemos a era da transformação digital. Você com certeza já ouviu essa frase por aí, mas talvez não entenda o que ela realmente quer dizer.
Mas, afinal, o que é a transformação digital?
Que a tecnologia é parte inerente de nossa rotina não é segredo para ninguém. Isso porque passamos grande parte de nossos dias conectados, utilizando o celular ou o computador para lazer, trabalho e comunicação.
No entanto, a transformação digital vai muito além disso. Essa ideia apresenta a tecnologia como ferramenta fundamental para solucionar problemas rotineiros.
É, portanto, a capacidade de usar os artefatos tecnológicos como aliados para uma rotina de trabalho mais eficiente e ágil.
A transformação digital marca um novo tempo em que processos analógicos cada vez mais dão lugar para processos digitais. Dentro das empresas isso representa uma grande revolução.
Negócios fundados no que chamamos de era “pré-digital” estão acostumados a utilizarem processos que não são mais funcionais.
Portanto, é essencial se adaptar e partir para mudanças que adotem a tecnologia como elemento essencial no dia a dia.
A transformação digital representa justamente essa mudança de mentalidade e de costumes.
Abandonar o analógico é entender que a tecnologia se tornou não somente importante, mas fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
A grande questão a respeito da transformação digital é que ela só ocorre quando a tecnologia e os processos digitais passam a nortear quase todas as atividades da empresa. Eles se tornam maioria e são uma espécie de alicerce para o funcionamento do negócio.
Uma vez que você compreende a importância da transformação digital para a o seu negócio é hora de começar a traçar meios de implantação.
Para isso não há uma receita pronta para todos os negócios, mas existem algumas dicas valiosas. São elas:
Para começar é importante olhar para o seu negócio atualmente. Assim fica mais fácil entender quais são os pontos críticos dos processos, aqueles que precisam urgentemente de melhorias. Você deve começar a transformação digital por eles.
Para algumas empresas é uma prioridade melhorar o sistema de pagamentos, para outra fazer a digitalização e documentos, implantar um atendimento omnichannel etc.
A equipe deve estar alinhada para esse momento. Portanto, os responsáveis pela gestão de pessoas, comunicação, e outras áreas fundamentais devem entender e aceitar os recursos tecnológicos em sua rotina para que a transformação digital aconteça.
Esse entrosamento também deve incluir os colaboradores de outros níveis hierárquicos. Todos precisam estar treinados e bem informados sobre as mudanças para que possam dotá-las sem relutância.
Uma vez que a equipe tenha ciência das mudanças que estão por vir é hora de efetivamente adotar a implementação.
Para isso, escolha o melhor ERP, o software de digitalização de documentos ou qualquer outro sistema que você considere fundamental para o funcionamento de sua empresa.
Lembre-se de considerar as prioridades que foram definidas no diagnóstico inicial.
Uma vez que a transformação digital se inicie é importante testar para analisar se as soluções adotadas estão realmente atendendo suas demandas.
Nesse quesito, é interessante adotar métricas que ajudem a medir a produtividade ou gerar relatórios sobre as informações que você deseja obter.
Depois de um período de teste, recolha todas as informações e verifique se realmente houve resultados interessantes.
O processo de avaliação permite realizar melhorias para alcançar resultados ainda mais interessantes.
É inegável que a pandemia do Coronavírus trouxe impactos incontáveis para as empresas. Todos os setores foram afetados pelo isolamento social e pela queda de consumo.
Fato é que a automação de processos e a adoção da transformação digital podem ajudar a recuperar parte dessa perda desencadeada pela crise de saúde mundial.
A utilização da tecnologia permite ampliar o seu negócio uma vez que o atendimento é otimizado, os resultados são melhorados.
Além disso, com sistemas digitais os dados empresariais se tornam acessíveis a distância, permitindo que você tome decisões e resolva problemas mesmo e longe.
Existem inúmeros motivos pelos quais você deve investir em transformação digital. Porém, alguns deles se destacam e devem servir de base para essa decisão tão importante para o sucesso de seu negócio.
Em um mercado cada vez mais competitivo sai na frente quem consegue comprovar qualidade e eficiência em todas as etapas do trabalho. A utilização da tecnologia pode facilitar muito a rotina de sua empresa.
Processos podem ser automatizados e as tarefas rotineiras ganham em tempo, qualidade e segurança, diminuindo drasticamente os riscos de erros cometidos por funcionários.
Com isso, sobra tempo e dinheiro para investir em outras coisas, como prospecção de clientes e ações de divulgação e produtos, ações, campanhas de vendas etc.
Ainda que a tecnologia seja parte indispensável de nossa rotina, existem coisas que somente um ser humano pode fazer.
Aquele olhar empático para o cliente, o atendimento gentil e flexível, personalizado de acordo com a demandas de cada um…isso é insubstituível.
Portanto, a transformação digital também permite que você aloque o seu capital humano para essas tarefas, enquanto automatiza processos que são repetitivos, cansativos e padronizados.
Funcionários com mais tempo e processos otimizados resultam em algo que toda empresa deve priorizar: a melhor experiência do cliente.
Otimizar os processos e a estruturas tecnológicas de sua empresa tornam toda a impressão do cliente ainda mais positiva. Afinal, o atendimento ganha em agilidade, os resultados passam a ser mais precisos, o sistema de logística pode ser otimizado…Tudo isso impacta na reputação de sua empresa com o público-alvo.
Além disso, a transformação digital também inclui manter uma presença mais assídua no ambiente virtual. Isso faz com que o cliente se sinta mais acolhido e mais próximo e íntimo de sua marca.
Por fim, as soluções tecnológicas propostas por uma transformação digital também ajudam a motivar sua equipe. Assim fica mais fácil conquistar um time de talentos verdadeiramente qualificado e experiente.
A transformação digital facilita a rotina e contribui para processos mais transparentes. Com isso os funcionários se tornam menos sobrecarregados e mais empolgados com o trabalho.
Como você pode notar a transformação digital é um fator essencial para o crescimento de uma empresa. Ademais, fazer isso em parceria com marcas de qualidade e experientes é essencial.
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A transformação digital é um tema cada vez mais recorrente no mundo inteiro. Quem almeja sucesso e quer manter a empresa no páreo com a concorrência não pode ignorar esse assunto essencial para os negócios.
Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio