
Digitalização de documentos: Como funciona e para que serve?
Descubra como a digitalização de documentos funciona, suas etapas, benefícios e importância para empresas modernas.
A digitalização dos processos e o uso de assinaturas eletrônicas trazem muitas vantagens. No entanto, é preciso ter mais cuidado com a validade e a segurança jurídica dos documentos digitais. Nesse cenário, o VALIDAR.ITI surge como uma ferramenta essencial.
Este artigo fala sobre o VALIDAR.ITI. Vamos ver como ele funciona e por que você deve usá-lo.
O VALIDAR.ITI é um serviço gratuito. Ele é oferecido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Esse serviço permite verificar se as assinaturas eletrônicas em documentos digitais são válidas. Ele avalia aspectos como a integridade e a autoria do documento, validando assinaturas emitidas no âmbito da ICP-Brasil e de infraestruturas reconhecidas oficialmente no Brasil e no exterior. O sistema também é capaz de validar assinaturas eletrônicas qualificadas de outros países com os quais o Brasil mantém acordos de reconhecimento.
Confira abaixo quais Assinaturas o VALIDAR.ITI pode validar:
Confira abaixo o passo a passo do processo de validação no VALIDAR.ITI:
1 – Acesso ao Serviço: Visite o site https://validar.iti.gov.br
2 – Envio do Documento: Escolha uma das opções para enviar o documento a ser validado:
3 – Aceite dos Termos de Uso: Antes de continuar, é fundamental que você leia e compreenda os termos de uso e a política de privacidade do serviço. Essa etapa é importante para garantir que você esteja ciente das condições e dos direitos relacionados à utilização do VALIDAR.ITI. Marque concorda para continuar.
4 – Validação: Clique no botão “Validar”. O sistema analisa o documento e verifica a conformidade com os padrões técnicos.
5 – Resultados: O VALIDAR.ITI apresenta três possíveis resultados:
6 – Relatório de Conformidade: Caso o resultado seja reprovado ou indeterminado, é possível acessar um relatório detalhado para identificar as inconformidades.
Garantir a validade jurídica de documentos eletrônicos é fundamental, e o VALIDAR.ITI oferece segurança e confiabilidade nesse processo. Confira os principais motivos para usá-lo:
A ArqSign está totalmente alinhada às exigências da legislação brasileira, oferecendo uma plataforma que garante a integridade, autoria e aceitação das assinaturas eletrônicas. Todos os documentos assinados na ArqSign podem ser verificados pelo VALIDAR.ITI. Isso garante que eles estão de acordo com a Medida Provisória 2.200-2/2001 e com as melhores práticas do mercado.
Escolher a ArqSign é optar por uma solução segura, moderna e reconhecida legalmente.
>> Baixe nosso tutorial com o passo a passo detalhado para validação.
>> Veja o video abaixo e confira como validar seu documento assinado digitalmente com o ITI:
Você já sabe que a assinatura digital é importante para agilizar os processos de sua empresa. Mas, sabia que é preciso contar com uma plataforma segura que garanta a validade jurídica dos seus documentos?
Para garantir a aprovação na validação do ITI, conte com a ArqSign.
A ArqSign segue as políticas da ICP-Brasil para a emissão de certificados digitais e tem o processo mais seguro do mercado. As assinaturas realizadas na nossa plataforma são geradas por criptografia assimétrica, que utiliza um par de chaves: uma chave privada e uma chave pública.
Ao validar a assinatura da ArqSign, o ITI verifica a autenticidade do certificado utilizado, garantindo a integridade e autenticidade do documento. A validação é realizada com base em uma série de requisitos técnicos e legais estabelecidos pela ICP-Brasil.
Com a ArqSign, você conta com assinatura eletrônica avançada e a validação ITI de seus documentos é prática e segura. Conheça nossa plataforma!
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