O que realmente faz um despachante imobiliário? Tecnologia para despachantes 

É essencial acompanhar os avanços tecnológicos para ter competitividade nos negócios e, para um despachante imobiliário não é diferente. Veja como a tecnologia pode colaborar para uma rotina mais produtiva neste nicho. 

O prazer da compra de um primeiro ou novo imóvel é indescritível, é como adquirir uma pequena parcela do mundo e poder chamar de seu. Em 2021, embora a crise econômica durante a pandemia tenha afetado, inclusive, o setor imobiliário, nosso país apresenta boas estatísticas no comércio de imóveis. 

Segundo o Balanço divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Brasil registrou aumento de 46,1% no número de unidades residenciais vendidas no primeiro semestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano anterior.  

Isso indica que, além da movimentação da economia, há muita gente trabalhando para que a entrega e documentação regular desses imóveis seja possível.  

É para isso que existem os despachantes imobiliários. Esses profissionais são preparados para reunir toda a documentação e garantir que as etapas do processo de negociação sejam cumpridas com maestria.  

O que realmente faz um despachante imobiliário? 

Burocracias fazem parte do processo de aquisição de um imóvel. Afinal, a documentação é detalhada e precisa ter todas as informações necessárias para estar em vigor com as questões jurídicas. 

Fazer isso por conta própria pode ser bastante desgastante e trabalhoso. Por isso, muitas pessoas buscam ajuda de profissionais qualificados. O despachante imobiliário, portanto, é responsável por ajudar neste processo.  

Algumas de suas ações consistem em: 

  • Retirar, analisar e preparar certidões e contratos; 
  • Recolher assinaturas; 
  • Fazer o reconhecimento de firmas; 
  • Realizar o registro do imóvel; 
  • Apresentar os custos com a legalização; 
  • Regularizar créditos e débitos; 
  • Organizar arquivos de dados; 
  • Acompanhar as datas de vencimento de documentos; 
  • Realizar alterações, inscrições e dar baixa em registros e cadastros. 

O despachante imobiliário assume um papel fundamental também na efetivação desses contratos porque devido às burocracias, muitas pessoas sem assessoria acabam desistindo da compra do imóvel. 

Com todos os procedimentos encaminhados de maneira prática, correta e segura, compradores e vendedores podem ficar despreocupados apenas acompanhando todo o processo de formalização. 

Segurança e conforto: 

A contratação de um despachante promove segurança e conforto, uma vez que os clientes podem se sentir tranquilos com relação à reunião dos documentos corretos.  

Afinal, o processo de compra de um imóvel envolve muitas etapas e qualquer uma delas que não seja cumprida com maestria pode colocar a negociação em xeque.  

Qual a importância da tecnologia para despachantes imobiliários? 

De maneira cada vez mais abrangente, a transformação digital tem marcado presença em todos os setores do mercado. Sendo assim, com o imobiliário não seria diferente.  

Hoje, o mercado imobiliário conta com diversas ferramentas tecnológicas que tornam o trabalho mais ágil e eficaz. Algumas delas são: 

  • Uso de aplicativos para divulgação e contato com o cliente; 
  • Geolocalização para demonstração da localização do imóvel; 
  • Sistema de Gestão de inadimplência, administração de contratos e programação de cobranças; 
  • Automação de marketing; 
  • Assinaturas digitais; 
  • Realidade Virtual. 

Essas novas tendências colaboram muito para a movimentação do mercado de maneira ágil e para o melhor desempenho das operações cotidianas. Também acaba atraindo mais clientes, já que esses se sentem mais seguros nos processos.  

A principal vantagem é que a tecnologia diminui os riscos de erros, perdas de documentos e confusão na hora de organizar a papelada que precisa ser enviada.  

Para a gestão de documentos realizada pelos despachantes imobiliários, é de suma importância a troca de arquivos de maneira digital. 

Hoje em dia não é mais necessário aguardar o tempo dos correios para a entrega de documentos, nem correr riscos de extravio e tão pouco escrever documento a próprio punho.  

Preciso mesmo investir em tecnologia? 

Investir em tecnologia para despachantes imobiliários é uma dúvida comum especialmente entre os profissionais que estão começando no mercado. Entretanto, esse tipo de investimento acarreta em benefícios indispensáveis para a boa competitividade. Entre eles estão: 

Controle das tarefas: O volume de tarefas de qualquer despachante é enorme, desde entrar em contato com os clientes até o arquivo de documentação, tudo deve ser feito com muita organização e cautela e a tecnologia pode ajudar com a boa administração. 

Maior agilidade: Perder tempo procurando por documentos específicos não é uma questão a ser considerada quando se trata de elevar a satisfação do cliente. O tempo dessa tarefa pode ser reduzida a poucos segundos quando se tem recursos tecnológicos para tal. 

Redução de erros humanos: Errar é humano e a tecnologia existe justamente para evitar qualquer tipo de retrabalho ou constrangimento. 

Maior produtividade: Com maior agilidade e qualidade nas entregas, os seus dias ficam mais produtivos, trazendo resultados satisfatórios para você e seus clientes. 

É importante pensar na tecnologia como uma grande aliada. Ela não somente promove maior agilidade, mas também contribui com uma transparência essencial nas transações.  

Por isso, esse deve ser um movimento considerado um investimento em sua carreira, não um gasto. Afinal, o profissional sentirá a diferença em poucos dias após a adoção da tecnologia. 

Diferencial competitivo essencial 

Quando pensamos em um despachante imaginamos logo uma pessoa antiquada, sentada atrás de uma mesa desorganizada e cheia de papéis. Bom, esse talvez tenha sido o perfil desses profissionais um dia.  

Hoje, porém, há cada vez mais necessidade em se modernizar não apenas pela praticidade, mas pelo próprio fator competitivo. 

Afinal, entre esse primeiro estereótipo que se perde por detrás de pilhas de papéis mofados e um profissional organizado, que apresenta relatórios e arquivos digitalizados e garante a segurança das informações, nem precisamos dizer qual deles será priorizado pela clientela.  

Então, para quem almeja crescimento e desenvolvimento na carreira, apostar em modernização de processos e automação de algumas tarefas não é facultativo. Se trata de algo fundamental para passar mais segurança e confiança aos clientes. 

Isso serve tanto para quem está ingressando na carreira quanto para os veteranos que fazem questão de acompanhar as mudanças e necessidades do mercado. 

A Arquivar pode te ajudar! 

Há anos a Arquivar propõe soluções voltadas para digitalização e organização de documentos. Nós entendemos que os papeis carregam informações fundamentais e essenciais para a boa administração de uma empresa ou para o fechamento de um acordo comercial. 

Somos especialistas em trabalhar com grande volume de dados e documentos de maneira organizada e oferecendo as melhores soluções para que sua rotina com documentos seja leve e produtiva. 

Nossas soluções tecnológicas abrangem todas as etapas do seu dia a dia, facilitando as tarefas, otimizando tempo e garantindo qualidade e ausência de retrabalho. 

Mas mais do que isso, entendemos que algumas atividades requerem estratégias específicas. Por isso oferecemos um sistema que pode ser usado em sua integridade ou em partes separadas para atender diferentes demandas.  

Um sistema para despachantes traz facilidade e credibilidade ao trabalho. Com isso, o profissional se sente mais livre para captar novos clientes e dar a devida atenção aqueles com os quais já trabalha.  

Aqui no nosso blog você encontra vários artigos para estar sempre acompanhando as novidades tecnológicas para empreendimentos, além de dicas de organização e otimização e as principais novidades desse universo.  

Fale com nossa equipe. 

Compartilhar Publicação:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Artigos relacionados

Outras categorias

Redução de custos e aumento de produtividade com gestão de documentos?

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!