GED e Serviços

Guarda de Documentos e organização ao seu arquivo

Gustavo Azevedo 20 fev 2017

Antes de mais nada, reflita por um instante: como está o arquivo físico de sua empresa? Os funcionários que utilizam documentos e acessam dados com alta frequência o fazem com facilidade ou encontram entraves no processo? Se você detectou problemas no fluxo de trabalho com os documentos e viu que seu armazenamento não oferece a segurança necessária, é hora de conhecer os benefícios da Guarda de Documentos Terceirizada.

A Guarda de Documentos baseia-se em dois pilares para cumprir plenamente sua função:

  • Organização e
  • Segurança

A cada dia organizações de todos os segmentos produzem diversos documentos e praticamente todos os setores utilizam documentos em suas atividades. Alguns se destacam, como o financeiro e o Departamento pessoal, mas o fato é que a produção é intensa.

Com a correria da rotina e o passar do tempo, todos esses documentos formam uma avalanche de papel. Isso acaba tornando o acesso aos dados uma tarefa cheia de dificuldades e demora. Entenda como a guarda terceirizada pode lhe ajudar.

A guarda terceirizada

A guarda de documentos pode ser a peça que está faltando para as estratégias de aumento da produtividade das suas equipes. Parte das soluções de gestão documental, este é o serviço que, grosso modo, cuida do arquivo físico. Como resultados pode-se destacar:

  • Redução de custos;
  • Diminuição de riscos para o arquivo;
  • Liberação do espaço físico na sede da empresa;
  • Melhora da qualidade de vida no trabalho;
  • Agilidade em consultas e localização de informações;
  • Preservação correta dos documentos;
  • Monitoramento de todo o acervo.

E por que a organização e a segurança são tão importantes para a guarda?

A organização é a base de todo o processo de guarda. Mais do que colocar cada documento no lugar, é por meio dela que se estabelecerá as coordenadas para um trabalho e uma utilização eficazes e realmente estratégicos.

Com os arquivos devidamente distribuídos, todo o processo de localização, identificação e monitoramento se torna possível e consideravelmente mais rápido. Sem os métodos de organização adequados, a guarda torna-se apenas um meio de tirar a “bagunça” de um local e levar para outro.

O trabalho de organização é formado pelas seguintes etapas:

– Triagem, higienização e separação dos documentos;

– Criação dos critérios de indexação (de acordo com a realidade e a rotina do cliente);

– Implantação do sistema de gestão de documentos, que permitirá o gerenciamento virtual do acervo. Esses recursos são disponibilizados pelo software ArquiGed.

Muito falamos de segurança, mas em se tratando de guarda de documentos, o que ela quer dizer exatamente?

Quando se fala em segurança da informação, a primeira ideia que vem à cabeça é o meio digital. E não está errado. O arquivo físico também reserva informações e dados sigilosos, que devem ser de acesso restrito. E ao se falar em documento material, especificamente papel, a segurança envolve também a preservação do acervo, evitando perdas, extravio e deterioração.

Dessa forma, ao se falar em segurança, no que diz respeito à guarda de documentos terceirizada, é preciso ter em vista:

– Condições de Armazenamento:
para que o arquivo seja fisicamente protegido, é preciso ser armazenado em condições ideais de temperatura, luminosidade e com produtos adequados para a prevenção de deterioração em função de insetos e do próprio tempo. Além disso, o local onde as caixas são depositadas obrigatoriamente devem oferecer recursos de prevenção e combate a acidentes como enchente e incêndios.

– Monitoramento e rastreabilidade:
a Arquivar dispõe de um sistema de gestão de documentos capaz de monitorar cada ação realizada, com cada documento. Por meio de recursos do software, é possível rastrear a localização do arquivo, quem pegou, em qual horário foram feitas a retirada e a devolução, e a qual atividade o documento se destinou. Com tais funcionalidades, o risco de vazamento de informações, extravio e perda de documentos é mínimo.

Com essas informações você pode constatar ainda mais a importância de cuidar bem dos seus arquivos. A Arquivar pode te ajudar a encontrar a melhor solução em guarda de documentos terceirizada, entre em contato com nossa equipe.

Asissta ao vídeo:

Solicite um
orçamento agora

Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.