Empreendedorismo Verde – Gere valor para sua empresa

Empreendedorismo Verde Sustentabilidade

Empreendedorismo verde é o nome dado a uma cultura em que a empresa se compromete a causar menos danos ao meio ambiente. Isso deve ser feito em toda a linha produtiva, de atendimento, entregas e qualquer outro departamento. Algumas estratégias adequadas para isso são: 

  • Reforçar a comunicação interna para informar meios de contribuir com a sustentabilidade; 
  • Estimular o home office e a carona solidária; 
  • Adaptar o ambiente com sensores de luz e água nas torneiras; 
  • Trocar copos de plástico por opções de vidro; 
  • Automatizar processos; 
  • Diminuir o uso de papéis com digitalização de documentos.  

Saiba como transformar a sua empresa em uma adepta ao movimento do empreendedorismo verde com apenas alguns passos.  

Empreendedorismo verde: a sustentabilidade como política de crescimento 

Não há nada mais importante hoje do que pensar em um crescimento sustentável, que traga pautas ambientais e de preservação como motes fundamentais de ação. O empreendedorismo verde é um assunto que está em alta e deve ser considerado fundamental para qualquer empresa.  

A destruição do planeta em prol de um desenvolvimento desenfreado tem desencadeado cada vez mais problemas. Eles são decorrentes não somente das catástrofes naturais, mas também da escassez de recursos fundamentais para a sobrevivência e evolução da humanidade.  

Por esse motivo manter um comportamento sustentável e adotar métodos de produção que causem menos impacto se tornou um diferencial competitivo muito valorizado pelas pessoas. Empresas que adotam o chamado empreendedorismo verde podem obter muito mais crescimento e ganho de mercado. 

Entendendo o empreendedorismo verde 

Empreendedorismo verde é o termo usado para definir o modelo de atuação de empresas de diferentes portes que priorizam práticas sustentáveis em toda a sua cadeia produtiva.  

Esse não é um “modelo de negócio”, mas sim uma cultura, um pensamento que deve ser adotado e reproduzido por todos os funcionários da marca. Seja na indústria, no comércio ou em qualquer outro tipo de atuação, é possível adotar um comportamento mais sustentável e saudável.  

Por que pensar em adotar essa estratégia? 

Todos os dias vemos notícias informando que o planeta está passando por um caos ecológico. Queimadas, descontroles térmicos e diversos fenômenos antes considerados isolados hoje fazem parte do dia a dia da humanidade.  

O assunto é de tamanha importância que a ONU – Organização das Nações Unidas – reúne com frequência líderes nacionais para debater estratégias que podem – e devem! – ser adotadas em prol do bem-estar do planeta. O evento é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). 

Mas para além de uma obrigação política, as mudanças também devem partir de uma consciência individual e empresarial. Por isso que é tão importante para as empresas pensarem no que podem fazer a esse respeito. 

É neste contexto que adotar o empreendedorismo verde pode ser não somente um passo importante para o bem-estar do planeta, mas também uma cultura que eleva a reputação da sua marca a um novo patamar.  

Isso porque os consumidores estão cada vez mais críticos em suas escolhas. Portanto, eles optam por empresas que demonstrem algum cuidado com sua produção, e que destinam energia para diminuir os impactos ambientais.  

É por isso que se você deseja crescer no mercado e conquistar mais clientes, apostar em um empreendedorismo verde é algo essencial.  

Dicas para quem quer adotar essa cultura 

Como dito anteriormente, o empreendedorismo verde não é apenas um projeto, mas sim uma cultura que deve ser adotada pela empresa e disseminada em todos os departamentos.  

Mudar a cultura empresarial não é uma tarefa simples.  

Você provavelmente não fará isso da noite para o dia, mas existem algumas dicas que podem ajudar na implantação dessa nova cultura. Veja quais são elas: 

Reforce a comunicação: 

O primeiro passo é informar a todos os profissionais, de todos os níveis hierárquicos, que a empresa está adotando essa postura em prol do meio ambiente.  

Investir em uma boa comunicação que informe as novas ações e estratégias e explique como cada um pode colaborar com isso é fundamental. É preciso que a empresa inteira se envolva nesse projeto e entenda a importância da participação de cada um no processo de mudanças. 

Estimule o home office: 

Com a chegada da pandemia em 2020, muitas empresas entenderam que manter seus funcionários em casa pode ser bastante econômico, ao mesmo tempo em que mantém a produtividade em alta.  

O empreendedorismo verde entende o home office também como uma solução ambiental. Afinal de contas, ele diminui o consumo no ambiente de trabalho e também diminui o número de veículos em circulação na rua.  

Faça adaptações: 

Olhe ao redor. Provavelmente você identificará diversas oportunidades de reduzir os gastos em sua empresa. Existem algumas adaptações que podem ser feitas e trazem excelentes resultados.  

Uma delas é a implantação de luzes com sensores que se ligam apenas quando há alguém no ambiente. O mesmo vale para acionamentos de torneiras que ligam somente com a aproximação da mão.  

Opte por copos de vidro ou copos eco: 

Ao invés de deixar copos descartáveis disponíveis para a sua equipe, aposte em canecas e copos de vidro ou distribua garrafas de água reutilizáveis, as squeezes, para que possam reabastecer.  

Automatize processos e diminua os gastos 

Muitos processos que são essenciais para o funcionamento da empresa podem ser automatizados. Assim você não somente facilita a rotina de trabalho, mas também torna a atividade mais sustentável.  

Por exemplo, adotando as assinaturas eletrônicas. Com elas, há uma redução considerável na demanda de entregas de documentos em diferentes ambientes, o que diminui a necessidade de usar motoboys.  

Reduza o uso de papel: 

A digitalização chegou para nos mostrar que há inúmeras tarefas que podem ser otimizadas através do uso da tecnologia. Uma delas é a guarda e gestão de documentos.  

Uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, gera muito papel. Em pouquíssimo tempo de atuação a empresa acumula notas, contratos, comprovantes e muitos outros papéis.  

É possível reduzir isso através da digitalização! Adotando um sistema de digitalização e gestão de documentos você economiza financeiramente e reduz drasticamente o número de papéis gerados pelo seu negócio.  

Arquivamento em nuvem: 

Ainda nesse sentido, o arquivamento em nuvem é excelente para quem precisa guardar muitos arquivos. Esse é um método sustentável porque não requer o uso de muita energia.  

Como a Arquivar pode te ajudar? 

A Arquivar é uma empresa especializada em digitalização e documentos. Há 30 anos ajudamos empresas a migrarem para um modelo mais sustentável e organizado de negócio.  

Isso é feito através da adoção de nossos softwares que são destinados à automatização de diversas tarefas. Com isso, a sua empresa pode se livrar do acúmulo de papel, diminuir o tempo gasto em cada atividade e, consequentemente, se tornar mais sustentável.  

Entendemos que a tecnologia é uma importante aliada para o crescimento e desenvolvimento dos negócios. Entendemos também que o Empreendedorismo Verde é uma estratégia importante para empresas que querem crescer de forma saudável e consciente.  

Se você ficou interessado, entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções. Implante essa estratégia em sua empresa e descubra o seu verdadeiro potencial de crescimento. 

Assista nosso vídeo sobre o assunto:

Compartilhar Publicação:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Artigos relacionados

Outras categorias

Redução de custos e aumento de produtividade com gestão de documentos?

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden