API de Integração ou Webhook, qual é melhor?
Quais as diferenças da API de Integração e do webhook e como podem revolucionar a maneira como as empresas lidam com documentos digitais.
Os processos de compra, venda e contratação de serviços estão passando por uma revolução. Cada vez mais os clientes esperam experiências mais simples e ágeis, e as assinaturas eletrônicas ajudam as imobiliárias nesse processo.
Uma pesquisa divulgada pelo NAR Member Profile 2021 aponta que algumas mudanças no setor imobiliário já são evidentes a esse respeito. Por exemplo, o fato de que absolutamente todos os corretores utilizam um smartphone para seus atendimentos. Mais de 90% deles se comunicam com seus clientes através do WhatsApp.
A adoção de novas tecnologias que possam otimizar os processos e acelerar a contratação se tornou um fator fundamental para a competitividade. É nesse contexto que as assinaturas eletrônicas se tornam tão importantes.
A assinatura eletrônica tem sido adotada em diversos setores. Em uma imobiliária ela pode ser ainda mais útil, considerando que essa atividade envolve o manuseio de diversos documentos e muitas vezes requer a validação através de assinaturas.
Antigamente isso só podia ser feito de uma forma: com o corretor e o cliente no mesmo espaço, documentos impressos e canetas em punho. Hoje, porém, as coisas são diferentes e mais práticas.
As assinaturas eletrônicas permitem que os documentos sejam assinados de forma remota através de um serviço digital. Isso não somente facilita o fluxo de trabalho como também torna a própria experiência do cliente mais satisfatória.
As assinaturas digitais ajudam as imobiliárias a se tornarem mais competitivas pois otimizam potencialmente a experiência do cliente. Afinal, com esse serviço o processo de contratação se torna muito mais rápido e eficiente.
Diminuir a burocracia é o ponto principal para isso. Os clientes estão cada vez mais ligados em empresas que se preocupam em oferecer um atendimento otimizado. Ele deve unir ao menos três características:
Ao contar com elementos de digitalização e automatização é possível melhorar todos esses aspectos e consequentemente promover uma experiência mais satisfatória para seu cliente.
Quanto tempo um corretor leva para fechar um contrato? Para além das questões que envolvem toda a argumentação de venda, existem também as questões burocráticas desse processo.
A atuação de um corretor ocorre através de muitos documentos e formulários imobiliários. Na maioria das vezes eles requerem preenchimento, validação e… assinaturas.
Um pequeno atraso em qualquer uma das etapas pode ser suficiente para prejudicar a negociação e até levar o cliente a desistir do negócio por conta da demora.
Uma das principais vantagens das assinaturas eletrônicas está no fato de que o corretor consegue replicar modelos de contrato e tornar a assinatura mias rápida mesmo se o cliente não estiver próximo. Uma transação que levaria dias pode ser concluída em 24 horas ou menos.
Com isso o corretor consegue finalizar mais rapidamente um processo e partir para captação e retenção de outros clientes, o que naturalmente colabora para aumentar consideravelmente a carteira de clientes.
Precisamos destacar aqui que as assinaturas eletrônicas ajudam as imobiliárias também na retenção de clientes, uma das tarefas mais importantes para qualquer empresa.
No caso do mercado imobiliário isso é ainda mais importante, afinal, estamos falando de um, produto de alto valor. Com isso, os clientes criam expectativas sobre o atendimento e querem ser tratados com total atenção.
É praticamente impossível exigir isso de um corretor que precisa realizar diversas tarefas burocráticas de forma manual. Pois, todo o tempo desse profissional acaba dedicado às burocracias do processo.
Ao adotar assinaturas eletrônicas, porém, fica tudo mais fácil. A automatização dos processos facilita todo o trâmite da negociação, acelera as tarefas e ajuda na otimização do tempo de trabalho.
Com mais tempo livre, o corretor encontra um espaço na agenda para reter seus clientes seja agendando um café ou simplesmente fazendo uma ligação para saber como estão as coisas.
Pode parecer pouco, mas nesse mercado essa pode ser a atitude crucial para fidelizar a clientela. Afinal, o público espera uma atenção especial quando está negociando algo de alto valor.
Agora chegamos a um dos pontos mais importantes dessa tecnologia. Os gastos de uma imobiliária são altíssimos, em especial quando consideramos que praticamente todas as tarefas envolvem a emissão de documentos.
A economia financeira pode ser considerável ao adotar a digitalização de documentos e assinaturas eletrônicas. Veja alguns pontos de destaque sobre isso:
Provavelmente a sua empresa gasta muito com impressão e documentos. E se há necessidade de fazer qualquer ajuste nesses papéis, há também novos custos para reimpressão.
Quando você adota a assinatura eletrônica esses custos diminuem muito. Somente com impressão já é possível perceber uma redução nos gastos.
Se o espaço em que sua empresa está localizada é alugado aqui vai outra dica importante: com menos papel é possível pensar em um espaço menor e consequentemente mais barato.
Afinal, um dos primeiros efeitos é poder se livrar dos arquivos, armários e gavetas onde os documentos ficam guardados. Com o armazenamento em nuvem isso não se faz mais necessário.
Por fim, também ocorre um melhor aproveitamento do dia de trabalho. Se antes os funcionários levavam horas e até dias para realizar uma tarefa, com a automatização isso muda completamente.
O trabalho mais ágil faz com que a equipe entregue melhores resultados e se sinta menos sobrecarregada, o que também impacta na qualidade.
ArqSign é a plataforma de assinaturas eletrônicas da Arquivar, desenvolvida justamente para auxiliar empresas de diferentes segmentos a obterem os melhores desempenhos e os melhores resultados com seus negócios.
A interface é simples e intuitiva e o sistema é absolutamente seguro. Basta fazer o upload dos documentos, escolher os signatários e configurar as assinaturas. Ao final, todos os envolvidos recebem os documentos devidamente assinados.
A ArqSign foi criada por um time de especialistas e uma das marcas mais importantes quando o assunto é gestão de documentos e segurança da informação.
São 30 anos de atuação nesse mercado que fazem da Arquivar um sinônimo de excelência e qualidade. A ArqSign promove segurança e agilidade, fazendo com que a sua imobiliária se torne uma referência de mercado.
As assinaturas eletrônicas ajudam imobiliárias a ganharem mais espaço no mercado justamente ao permitir um trabalho mais fluído e qualificado, o que surpreende o cliente e fidelizar a audiência.
Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio