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O que é BPM e por que ele é essencial para sua empresa?

BPM - Gestão de processos de negócio. O que é BPM e por que ele é essencial para sua empresa.
Thais Pinho 6 out 2025

Sua empresa não sabe quantos pedidos foram atendidos ou qual o nível de satisfação do seu cliente?
Apenas uma pessoa realiza determinada tarefa imprescindível para o negócio.
Se ela sair de férias ou deixar a empresa, tudo para?
Se você se identificou com isso, acredite! Você pode até não saber o que é BPM (Business Process Management), mas, já sentiu na prática a importância da gestão de processos.

O que é BPM (Business Process Management)?

O BPM, Business Process Management, ou melhor dizendo, Gestão de Processos de Negócio é uma abordagem estratégica para tornar os processos internos da sua empresa mais organizados, eficazes e transparentes.
Seu principal objetivo é mapear, analisar e otimizar os fluxos de trabalho, melhorando tanto a operação interna quanto a experiência do cliente.

Isso quer dizer que a função do BPM é:

  • Identificar gargalos e tarefas repetitivas.
  • Automatizar processos manuais.
  • Reduzir custos e erros.
  • Aumentar a produtividade.
  • Melhorar a tomada de decisão com dados.

A partir disso, ele redesenha os processos de forma mais eficiente e alinhada às necessidades do negócio, otimizando as tarefas do dia a dia – o que reflete na percepção e experiência do cliente, seja ele interno ou externo.

Essa disciplina é composta por seis etapas: entendimento, modelagem, análise, melhoria, automatização e monitoramento dos processos. Esse ciclo é chamado de ciclo BPM, e é amplamente adotado por empresas que utilizam processos BPM para otimizar sua operação.

Mas, como funciona o ciclo BPM?

  1. Entendimento e Planejamento: etapa inicial, é o momento de mapear os processos ou necessidades existentes para definir o que precisa ser criado ou otimizado.
  2. Modelagem: o nome soa como algo muito futurista, mas, nada mais é que mostrar, por meio da plataforma, como os processos devem funcionar, destacando as tarefas, os responsáveis e as decisões necessárias em cada etapa.
  3. Análise de processos: esta etapa é crucial para identificar gargalos, falhas e consequentemente o desempenho previamente definido. Aqui é realizada a coleta de feedbacks e análise de KPI’s.
  4. Melhoria e implementação: a partir dos resultados coletados na análise após a primeira implementação, nesta, identificam-se as mudanças necessárias para tornar o processo mais eficiente.
  5. Monitoramento e Controle: como o próprio nome já diz, acompanhar os resultados e garantir que os processos identificados pelo ciclo bpm estejam funcionando conforme o esperado.

A verdade é que divididos assim, esses passos podem parecer simples. No entanto, trata-se de um estudo minucioso em que, por meio de uma estratégia de longo prazo, é possível identificar e destrinchar diferentes necessidades, modelando cada processo de uma empresa para que situações como as que mencionamos no início deste artigo e tantas outras comuns no dia a dia corporativo não ocorram.

Sem uma plataforma específica de BPM, esse trabalho dependeria exclusivamente de ações manuais, planilhas, e-mails, análises isoladas e muito esforço humano, o que poderia levar meses para ser concluído com a mesma profundidade e precisão que processos BPM podem oferecer em semanas — ou até dias.

>> Gostaria de saber mais sobre BPM? Veja esta explicação de uma das especialistas da Arquivar:

Quais são os benefícios dos processos BPM?

Os processos BPM são flexíveis e podem ser adaptados a diferentes necessidades e contextos organizacionais.

Além disso, o uso do BPM permite monitorar e controlar o desempenho das atividades, por meio de indicadores (KPIs). Com essas informações, é possível tomar decisões assertivas e realizar uma gestão de risco preventiva.

Isso quer dizer, mais eficiência, mais tempo e mais lucro no seu negócio.

Vale ressaltar que quando o ciclo BPM analisa as atividades de uma empresa, ele organiza os processos, dentro de 2 grandes grupos:

  • Primários (ou principais): sendo eles, os processos essenciais, que entregam valor direto ao cliente final. São aqueles que estão ligados à atividade-fim da empresa, ou seja, o produto ou serviço final.
  • Suporte (ou de apoio): que não entregam valor direto ao cliente final, mas são essenciais para dar suporte aos processos primários, suportando a operação e garantindo que ela funcione bem.

Difícil? Veja como o ciclo BPM classifica diferentes processos dentro de uma empresa:

Tabela com ações práticas do ciclo BPM na Gestão de Processos de Negócios
Tabela com ações práticas do ciclo BPM na Gestão de Processos de Negócios

Ou seja, todos os pontos a serem reestruturados, são divididos entre estes 2 macros para que as empresas possam trabalhar cada necessidade organizacional de forma pontual e focada.

Tudo isso é realizado dentro de um ciclo contínuo de melhoria. Isso quer dizer que tudo é constantemente revisado e otimizado para responder a mudanças no ambiente de negócios e nas demandas dos clientes.

Diante de tanta otimização, não é difícil visualizar as vantagens e benefícios dos processos BPM e sua ferramenta, afinal, ele apresenta benefícios claros mas, mesmo assim, vamos listar as principais aqui pra você:

Principais vantagens do BPM nas empresas

Vantagens de implantar o BPM nas empresas. Gráficos de produtividade a análise de cenários.
Visualização em tempo real dos indicadores ajuda a otimizar melhor os processos da empresa.

 

Aumento na produtivi​​dade

Isso mesmo, identificando o que dá pra ser automatizado, é possível gerar mais agilidade e aumentar a produtividade da equipe.

Mais transparência

O BPM permite acompanhar, em tempo real, como a empresa está indo. Assim, fica mais fácil ver onde dá pra melhorar facilitando a gestão, a comunicação e consequentemente os papéis dentro da empresa.

Melhor controle

Com a ajuda da tecnologia, dá pra acessar relatórios completos permitindo a tomada de decisões baseada em dados confiáveis e evitando erros.

Redução de custos

A melhora do fluxo de trabalho com o BPM ajuda a eliminar desperdícios, já que os processos ficam mais enxutos e eficientes.

Além disso, com mais automação e menos erros, também se evita retrabalho e correções, o que reduz ainda mais os custos.

Maior segurança

O gerenciamento de processos também ajuda a empresa a seguir a LGPD e a reforçar a segurança interna. Ao mapear os processos, dá pra identificar onde incluir rastreamento de atividades, controlar quem acessa informações sensíveis e aplicar outras regras de segurança da informação.

Principais características de um sistema de BPM

Até aqui, falamos sobre todos os benefícios que um BPM (Business Process Management) e os processos BPM podem gerar para a sua empresa. No entanto, nada disso é suficiente se o sistema adotado não possuir uma infraestrutura robusta com funcionalidades que garantam flexibilidade, desempenho e integração com o ambiente tecnológico da empresa.

A seguir, destacamos os principais requisitos que um bom sistema de BPM deve contem​​plar:

  • Capacidade de integração com outros sistemas: a ferramenta precisa se integrar facilmente a ERPs, CRMs, sistemas legados e demais plataformas utilizadas.
  • Métricas de desempenho dos processos: ou seja, o monitoramento dos KPIs, afinal, um bom BPM precisa fornecer em tempo real os indicadores de performance.
  • Suporte técnico ágil e especializado: indispensável para resolver dúvidas operacionais, acompanhar a implementação e garantir a evolução contínua da plataforma.
  • Facilidade de uso: uma interface intuitiva que permite uma melhor experiência do usuário e, consequentemente, uma melhor adoção pelos colaboradores.
  • Relatórios visuais e gráficos personalizados: a ferramenta deve oferecer relatórios customizáveis, com gráficos, filtros e comparações, que facilitem a tomada de decisão.
  • Aderência à cultura da empresa: personalizações e fluxos que respeitem a dinâmica organizacional, promovendo uma implementação com menor impacto.
  • Alta capacidade de armazenamento de dados: especialmente em empresas de médio e grande porte, é primordial que a plataforma suporte grandes volumes de dados e processos simultâneos, sem comprometer sua performance.
  • Importação de arquivos de sistemas legados.
  • Controle de permissões e visibilidade por usuário ou função.
  • Capacidade de controlar e armazenar diferentes versões.
  • Ferramentas de modelagem e simulação.
  • Integração com módulos complementares (como assinatura digital, BI, ECM, entre outros).

Ao levar em consideração todas essas características, sua empresa garante não apenas o controle dos processos, mas também uma base sólida para a automação, o compliance regulatório e a escalabilidade operacional.

Confira nosso texto completo sobre como escolher uma ferramenta de BPM.

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Imagino que agora você esteja se perguntando: como implementar o BPM na minha empresa?

A Arquivar é referência na gestão inteligente de documentos e processos com mais de 34 anos de experiência e mais de 4 mil clientes ultrapassando a marca de 5 bilhões de documentos e processos gerenciados em toda a América Latina.

Dentro de seu amplo portfólio, a Arquivar possui o ArqFlow, seu software de BPM (Business Process Management) para automação de processos. Com ele, será possível criar fluxos de trabalho personalizados, automatizar assinaturas eletrônicas e digitais, integrar-se a sistemas ERP e obter relatórios atualizados para monitoramento em tempo real. A solução também oferece rastreabilidade completa dos documentos — com controle de acesso e registro de atividades — assegurando conformidade com a LGPD e auditorias internas ou externas.

O ArqFlow agrega eficiência operacional, segurança jurídica e transformação digital — tudo isso alavancado pela vasta experiência da Arquivar na gestão documental.

Com a Arquivar e o ArqFlow, sua empresa poderá dar um passo definitivo rumo à excelência em processos BPM.

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