API de Integração ou Webhook, qual é melhor?
Quais as diferenças da API de Integração e do webhook e como podem revolucionar a maneira como as empresas lidam com documentos digitais.
A pandemia impulsionou o uso da assinatura digital no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), em 2020, ano em que a Covid-19 apareceu por aqui, houve um crescimento de mais de 250% das certificações digitais no país. O salto foi de 2 milhões de certificados digitais formalizados em 2019 para 5,3 milhões em 2020.
E este número não para de crescer, já que a intenção dos brasileiros de permanecerem trabalhando em casa só aumenta, de acordo com pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
No entanto, segurança e praticidade são essenciais para quem assina documentos via assinatura eletrônica e digital. E a plataforma ArqSign é a mais segura do mercado pois, tanto para assinaturas eletrônicas ou digitais, um certificado digital ICP-Brasil é aplicado durante cada passo do processo de assinatura, um para cada signatário.
Este processo garante a verificação de que não houve violação da integridade do documento, isso porque a tecnologia do Certificado Digital ICP-Brasil é responsável por garantir essa verificação e a identificação da autoria da assinatura, uma vez que os dados do signatário são atrelados e apresentados junto ao certificado nas propriedades do arquivo.
Comparando esse processo ao que há no mercado, a grande diferença é que as demais plataformas aplicam um certificado que nem sempre é o ICP-Brasil, somente quando o documento é baixado da plataforma ou ao final do processo de assinatura, não garantindo a conferência da integridade a cada assinatura. Isso fragiliza o processo caso exista qualquer questionamento judicial por parte de um dos signatários.
É possível conferir a diferença entre um documento assinado pela Plataforma ArqSign e um documento assinado em outras plataformas visualizando o arquivo assinado pelo visualizador de PDF ou ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – autarquia do governo federal) conforme imagem abaixo:
Outro grande diferencial é que todos os planos da Plataforma ArqSign contêm:
a. Usuários ilimitados (dessa forma é possível aplicar a transformação digital no negócio para todos os departamentos. Além disso, como cada usuário vai ter acesso segregado a seus documentos, garantindo a segurança do documento e facilitando o atendimento à LGPD);
b. Funcionalidade para controle de renovação de documentos e versionamento de documentos. A plataforma permite criar um controle de vencimento de documentos que precisam ser renovados. A partir do vencimento do documento é possível ativar um novo fluxo de assinaturas “clone” do anterior editável. Após a assinatura das renovações todas as versões dos documentos ficam atreladas umas às outras facilitando a localização e gestão dos documentos.
c. A plataforma permite a importação do Certificado Digital ICP-Brasil tipo A1, o que garante a disponibilidade de assinatura digital de qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo desde que tenha acesso à internet.
d. Todos os planos têm todas as funcionalidades e ainda contam com a flexibilidade para aquisição de créditos adicionais.
e. São práticos e fáceis de utilizar.
Portanto, a Plataforma ArqSign oferece a maior segurança do mercado, usuários ilimitados e todas as funcionalidades em todos os planos, além de redução de custos, de tempo e praticidade.
Matéria original: Olhar Digital
Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio