Dia Mundial da Terra: O que você faz para preservá-la?

No mês de abril se comemora o Dia Mundial da Terra e temas como sustentabilidade, consciência ambiental e preservação do meio ambiente ganham ainda mais destaque. E o que você tem feito para cuidar do planeta. Continue lendo nosso artigo, descubra a importância da data, veja como pequenas ações podem fazer a diferença e ainda, se você for empreendedor ou colaborador, e se interessar em saber mais sobre sustentabilidade empresarial, venha saber como implementá-la.

Quando surgiu o Dia Mundial da Terra e por que a data existe?

No dia 22 de abril é comemorado o Dia Mundial da Terra, a data tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância do planeta, criar e fomentar uma consciência ambiental na população. Levando às pessoas a pensarem sobre a preservação do meio ambiente e em ações que contribuíam para o cuidado do mesmo.

A data surgiu em 1970, graças a um protesto ambiental, liderado pelo ativista e senador estadunidense Gaylord Nelson. A manifestação ocorreu nas cidades de Washington, Nova York e Portland e contou com a participação de cerca de 20 milhões de pessoas. Foram realizados passeatas e discursos sobre poluição, desmatamento, efeito estufa e outros. 8 meses após as manifestações foi criado um órgão responsável por assuntos ambientais, o Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental). A partir disso, debates mundiais foram sendo criados em torno da questão ambiental, como a Conferência de Estocolmo (1972).

O que você tem feito para preservar o meio ambiente?

O Dia Mundial da Terra faz as pessoas pensarem em algumas atitudes que podem ter no dia a dia. Veja ações que você pode ter para cuidar do planeta. Abaixo seguem algumas dicas para colocar em prática:

Evite o desperdício de alimentos

Procure colocar em seu prato apenas o que for comer, é melhor repetir do que por comida para mais e desperdiçar. Se atente às compras, sacolão, supermercado, açougue… compre apenas o necessário.

Prefira produtos biodegradáveis

Muitos produtos de limpeza e higiene possuem substâncias químicas muito tóxicas. Por isso alguns demoram a se degradar no meio ambiente. Os produtos biodegradáveis são pensados para serem absorvido rapidamente pela natureza, gerando menos impactos ambientais.

Aprenda a reutilizar e reciclar

Reaproveite garrafas pet e de vidro, plásticos e demais materiais. Procure uma forma de reutilizar os recipientes e prolongar a vida útil deles.

Troque o carro por outras alternativas

Prefira andar de bicicleta ou até mesmo a pé, quando for percorrer distâncias menores. Além de ser sustentável também faz bem para saúde. Outra opção é utilizar da carona, assim menos carros estarão nas ruas.

Consuma a energia elétrica de um modo consciente

Apague as luzes dos cômodos que estiverem vazios. Seja vigilante, você economiza na conta de luz e o planeta agradece.

Economize água

Não deixe a torneira aberta. Fique atento ao tempo de banho, a forma como se limpa o terreio e a casa. Não gaste água desnecessárias. Em muitos países já existe o racionamento deste recurso natural.

Cultive áreas verdes

Cultive gramados e jardins. Estas áreas absorvem a água no caso de chuva e evitam as inundações.

Diminua o uso de embalagens e plástico

Quando for às compras leve sua sacola retornável, evite usar sacola plástica.

Estas são apenas 8 dicas, mas pesquisando sobre reciclagem, reutilização, reuso e outras palavras-chaves sobre o tema, você encontrará muito mais ideias de ações legais e sustentáveis.

No caso de uma empresa, como fazer para torná-la sustentável?

Sustentabilidade empresarial consiste em uma série de ações que são adotadas com a finalidade de diminuir os impactos ambientais que sua empresa produz.

Isso requer tempo e dedicação, pois é preciso olhar com cuidado para todos os aspectos, e finalmente entender quais deles podem ser alterados para que a sua empresa se torne, de fato, mais sustentável.

As práticas sustentáveis devem estar presentes em absolutamente todas as etapas do negócio – desde o planejamento até a entrega dos produtos ou serviços ao consumidor final.

Caso contrário, não podemos afirmar que se trata de uma empresa realmente sustentável. Vamos conhecer algumas estratégias essenciais que devem ser priorizadas.

Diminua o consumo de papel dentro da sua empresa

Isso parece impossível mesmo para os pequenos negócios. Afinal, uma empresa – seja ela de qual nicho de atividade for e independentemente do seu porte – acaba gerando MUITO papel. Eles são documentos, rascunhos, embalagens, contratos e impressões de todos os tipos. Por isso, promova a otimização de seus processos. Assine digitalmente, use software GED para ter arquivos nato digitais.

Recicle materiais

O primeiro passo é repensar o consumo atual e adotar a utilização de materiais reciclados, bem como começar a priorizar a separação de itens de acordo com seu potencial reciclável.

Desenvolva um perfil transparente

A transparência é parte essencial da sustentabilidade. Isso porque empresas que adotam esse comportamento possuem um papel de influência no impacto social, e por isso deve explanar sobre toda a cadeia produtiva e contemplar todas as etapas de produção.

 Conheça e revise toda a infraestrutura da empresa

Outro aspecto essencial é revisitar a infraestrutura e identificar mudanças que possam ser feitas para aumentar a sustentabilidade. O espaço físico, as instalações e o acúmulo de coisas acabam se tornando vilões nesse processo

 Faça o devido gerenciamento de resíduos

Os resíduos gerados por sua empresa, sejam eles quais forem, devem ser devidamente gerenciados. Isso vai muito além de instalar as lixeiras coloridas nas dependências e sua empresa – é preciso fazer algo mais.

Trabalhe com parceiros sustentáveis

Se você quer realmente implantar a sustentabilidade empresarial é interessante começar à pensar no perfil de seus fornecedores e parceiros. De que adianta implantar essa política em sua empresa e financiar práticas que agridem o meio ambiente? Isso inclusive facilitará as suas ações na hora de implantar a sustentabilidade empresarial. A ArqSign e a Arquivar podem ser ótimas parceiras. Ambas visam a virtualização de processos e ajudarão você a levar a sua empresa para a era Paperless, menos papel, maior redução de custos e aumento de produtividade. Fale com um de nossos especialistas.

Compartilhar Publicação:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Artigos relacionados

Outras categorias

Redução de custos e aumento de produtividade com gestão de documentos?

Leu nosso conteúdo, identificou uma demanda e ainda tem dúvidas?

Fale com um de nossos especialistas!
  • Hidden