API de Integração ou Webhook, qual é melhor?
Quais as diferenças da API de Integração e do webhook e como podem revolucionar a maneira como as empresas lidam com documentos digitais.
Meses após a Lei 13.787 de dezembro de 2018 ter formalizado a digitalização de documentos e gestão eletrônica de prontuários médicos, o setor hospitalar segue aguardando homologações para poder, enfim, acabar com os arquivos em papel. A expectativa do Ministério da Saúde é que a informatização completa do segmento gere uma economia de cerca de R$ 22 bilhões.
De acordo com Gustavo Azevedo, nosso gerente nacional de negócios da Arquivar, embora a lei tenha sido uma boa notícia para os hospitais, ainda não ficou definido se o tema será regulado pelo governo ou pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Além disso, alguns procedimentos precisam ser homologados, o que gera insegurança no setor para virtualizar de vez os prontuários gerados em papel.
Para se ter uma ideia do impacto que a definição pode representar para a área da saúde, Gustavo conta que um único cliente da Arquivar, – no caso um hospital médio do interior de Minas Gerais, – mantém 21 mil caixas de 20 quilos de documentos armazenados. Cada caixa tem, em média, 3,5 mil folhas de papel. De acordo com a legislação brasileira, os hospitais devem manter arquivados todos os prontuários médicos em papel por 20 anos após a última movimentação do paciente.
“O mercado está ansioso por definições. O prontuário em papel é o calcanhar de Aquiles da saúde por gerar custos enormes para manutenção, tanto em termos de espaço físico quanto de preservação”, reforça Gustavo. Ele enfatiza que a “revolução tecnológica” no setor anda a passos lentos, o que impede, inclusive, um uso mais eficiente dos dados contidos nos prontuários. ” A gestão eletrônica de prontuários transformando o papel para o digital irá representar uma otimização de processos, além de enormes ganhos ambientais e financeiros para os hospitais”, finaliza nosso gerente.
Conteúdo adaptado de matéria produzida pela MGA Press.
Dê o primeiro passo para alavancar os resultados do seu negócio