Validação ITI e Adobe

ArqSign
Como verificar a Validade Jurídica de um documento assinado eletronicamente através do Instituto de Tecnologia Nacional da Informação – ITI ou do Adobe

Um documento assinado eletronicamente pode não ter validade jurídica, por não atender aos critérios estabelecidos pelo ITI.

Aqui vamos te ensinar a realizar a validação Iti e Adobe pelo portal e ver a conformidade de um documento assinado.

A forma mais confiável de conferir a conformidade conforme falamos, é submeter o arquivo à verificação de conformidade pelo site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação o ITI – https://verificador.iti.gov.br/.

Fazer essa validação é bem simples. Veja:

a) Verificação de conformidade no ITI

I. Acesse o endereço: https://verificador.iti.gov.br/;

validacao iti e adobe
II. Aceite os termos de responsabilidade e de uso do Verificador de Conformidade;
validação iti e adobe
III. Clique em “Selecionar assinatura” e inclua o arquivo a ser analisado; 
validacao iti e adobe
IV. Caso o arquivo não contenha nenhuma assinatura aprovada, a mensagem a seguir é apresentada: “Pelo menos uma assinatura não pertence à ICP-Brasil. Por favor, selecione assinaturas válidas.”; 
Sistema GestãoSistema Gestão de Documentos de Documentos
V. Caso o arquivo contenha pelo menos uma assinatura válida o botão “Verificar conformidade” será habilitado; 

VI. Clique no botão “Verificar conformidade”;

VII. O portal do Instituto Nacional de Tecnologia – ITI – exibirá a informação de aprovação ou não aprovação de cada assinatura do documento (pois o documento pode conter assinaturas aprovadas e assinaturas não aprovadas). Conforme o exemplo abaixo:

Existe uma outra forma opcional de verificação que é pelo Software Acrobat Reader DC da Adobe. 

Foi feito um acordo entre o ITI e a Adobe para que o software Acrobat Reader DC reconheça automaticamente certificados emitidos com o Padrão ICP-Brasil entretanto, esse acordo não inclui o reconhecimento automático de assinaturas realizadas pelos Certificados Digitais A1. 

Por isso, ao verificar a validade de um documento assinado com a ArqSign, o software Acrobat Reader DC pode sinalizar indevidamente ao usuário que a assinatura é inválida ou desconhecida. 

Para acertar este ponto, é necessário atualizar a base de certificados confiáveis do Adobe manualmente importando e definindo a cadeia de certificados da Autoridade Certificadora SOLUTI como uma das fontes confiáveis do seu Acrobat Reader DC. 

Atenção: A configuração a seguir é opcional pois, independentemente da validação através do Acrobat Reader DC da Adobe, o documento da ArqSign tem validade jurídica garantida. Se não quiser fazer essa configuração, a validação pelo ITI descrita acima é perfeitamente suficiente. 

b) Validação pelo Acrobat Reader DC do Adobe:

Importação do certificado ArqSign do site do ITI para o seu Acrobat Reader DC: 

  1. Baixe a cadeia de certificados da Autoridade CertificadoraSOLUTI clicando aqui ou pelo link: http://acraiz.icpbrasil.gov.br/credenciadas/SOLUTI/v5/p/AC_Soluti_v5.crt 
Validação ITI e Adobe
  1. Instale o Certificado em sua máquina.
 Para isso clique 2 vezes sobre o arquivo baixado. 
Clique em Abrir: 
Validação ITI e Adobe
Depois clique em “Instalar Certificado” 
Validação ITI e Adobe
Em seguida clique em “Usuário local” e “Avançar” 
Mantenha selecionada a opção “Selecionar…” e “Avançar” 
Validação ITI e Adobe
Mantenha a opção “Repositório….” marcada e clique em “Concluir”. 
Aparecerá a mensagem de êxito abaixo: 
Validação ITI e Adobe
3. Importe o certificado no Adobe Reader Abra o Adobe Reader e clique em “Editar” e “Preferências” Clique em “Assinaturas” e na seção “Certificados confiáveis e de identidade” clique em “Mais…”
Validação ITI e Adobe
No menu à esquerda clique em “Certificados confiáveis” “Mais” 
Em seguida clique em “Certificados confiáveis” à esquerda e depois em  “Importar”.  Depois na seção Contatos, clique em “Procurar”. 

Localize o certificado baixado do site do ITI, selecione-o e clique em abrir. 

Em seguida clique sobre a Autoridade Certificadora AC SOLUTI v5 que apareceu e no Certificado AC SOLUTI e depois em “Confiar”. 
Marque todas as opções para importar, “OK” e depois “Importar” 
Aparece a mensagem abaixo. Clique em ok. 
Habilite as opções abaixo e clique em ok. 
Agora clique em “Importar”  Clique em OK e feche todas as janelas.  Reinicie o Acrobat Reader DC e abra um documento assinado na ArqSign.  Finalizado! O seu Acrobat Reader DC está atualizado com mais essa Autoridade Certificadora Raiz Brasileira.  A verificação pode ser feita conforme abaixo: