Blog Arquivar

A importância do armazenamento na nuvem

O armazenamento na nuvem tem gerado cada vez mais adeptos no universo empresarial. O crescimento dessa poderosa e útil ferramenta ocorreu graças à expansão de recursos tecnológicos. Pode-se citar também o investimento por grandes empresas do segmento e à demanda por armazenamento de arquivos por muitos empreendedores.

Esse é um mercado que cresce e se populariza cada vez mais. Isso se deve graças às diversas opções de plataformas gratuitas que oferecem um serviço bom, seguro e econômico. Existem plataformas pagas que oferecem serviços adicionais e são direcionadas às empresas.

As organizações enxergaram no armazenamento na nuvem a possibilidade de manter e compartilhar seus arquivos. E isso feito de forma segura, sem o risco de perda, roubo, ou dano por fatores externos ou vírus. Dentro da plataforma os arquivos estão totalmente seguros.

Na fase de implementação e popularização dessa modalidade de armazenamento, muitas pessoas se mostravam receosas quanto à efetividade da plataforma e a segurança. Esse temor acontecia, pois não havia muitas informações sobre o funcionamento da nuvem. Situação essa que não ocorre hoje em dia.

Conheça os benefícios da nuvem

O armazenamento na nuvem se trata de uma nova era digital. Assim como os pen-drives substituíram os disquetes, a tendência é que o armazenamento na nuvem substitua os dispositivos móveis. Em toda transformação é necessário observar e analisar quais benefícios essa nova fase nos traz.

  • Acesso sempre disponível.

No armazenamento na nuvem os dados ficam armazenados em diferentes servidores distantes um dos outros. Por esse motivo, há diversos “arquivos reservas”, caso aconteça algo a um dos servidores, terão outros com a informação disponível.

Para ter acesso aos arquivos, basta ter um dispositivo com conexão à internet e será possível consultar o seus arquivos em qualquer lugar do mundo.

  • Compartilhamento prático.

Um dos motivos do armazenamento na nuvem ser tão popular nas empresas é pelo fato dos arquivos poderem ser compartilhados com pessoas de seu interesse com muita facilidade.

Ás vezes pode parecer complicado enviar um arquivo para uma pessoa por pen drive ou HD, imagine então uma empresa que precisa enviar um volume muito grande de informações? Iria gerar custos com dispositivos móveis para armazená-los. Com o armazenamento na nuvem, não é preciso preocupar-se com isso.

  • Segurança dos dados.

A verdade é que o armazenamento de dados é um dispositivo totalmente seguro. Os dados são criptografados e somente pessoas autorizadas possuem acesso à leitura. Quem terá acesso aos arquivos será apenas a pessoa com a posse da chave de acesso.

Há vários mecanismos de segurança e proteção usados no armazenamento na nuvem, dentre eles autenticação de usuários, criptografias de dados e de acesso, entre outras.

Não tenha receio do novo, as pessoas precisam confiar em quem estudou para desenvolver esses tipos de tecnologia para o bem estar geral.

  • Bom desempenho e funcionamento.

Mesmo com a demanda mundial que as plataformas de armazenamento na nuvem atendem, o bom funcionamento e desempenho do dispositivo permanecem intactos. Há muito investimento financeiro em diferentes tipos de tecnologia para fazer com que os processadores permaneçam funcionando.

Quando há dificuldades no acesso, como lentidão, o mais provável é que o problema esteja relacionado com a velocidade da sua conexão com a internet.

  • Sempre há espaço.

O sistema de armazenamento de nuvem possui a capacidade de estar sempre se adaptando para atender as demandas. A medida que as plataformas de crescimento se expandiram, foram sendo adicionados mais servidores, processadores e memórias.

Nesse sistema essa realidade é uma constante, conforme mais pessoas vão anexando arquivos na nuvem, mais discos vão sendo anexados para atender a todos os clientes.

Uso da nuvem nas empresas

Em muitas empresas, o armazenamento de dados acaba se tornando uma área negligenciada. Mesmo com cópias de segurança, sistemas de armazenamentos convencionais como HD externo, pen drive e computadores, podem apresentar riscos à segurança da informação.

Isso quando nem armazenamento digital a empresa possui. Ainda é muito comum encontrar organizações – principalmente, repartições públicas, onde a documentação é em forma de papel e armazenada em pastas e grandes arquivos.

É preciso acompanhar o mundo e todas as mudanças que a tecnologia proporciona. Sobretudo, no mercado empresarial, onde tecnologia faz toda a diferença. Caso você deseje saber mais sobre os benefícios do armazenamento na nuvem além de outras ferramentas digitais que podem aperfeiçoar processos e a rotina da sua empresa, acesse o Gestão Click e confira mais sobre o universo empresarial e digital.

A Arquivar oferece aos seus clientes tecnologia com armazenamento na nuvem. Isso confirma seus objetivos de levar às empresas inovação, estratégia e inteligência na gestão de documentos. Conheça nossos Serviços, veja de que forma podemos auxiliar sua empresa e solicite uma proposta!

Autor: Lucas Mitsuichi